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Fort Lauderdale, Flórida, 04 de Setembro de 2011 Ano XIX  Lição Nº 36


 

S O C I O P A T I A

Rev. Caio Fabio Brasil

Brasileiro, pastor presbiteriano, escritor, conferencista


Psicopatia é um termo que designa disfunções psíquicas em geral, especialmente relacionadas à neurose, psicose e paranóia, ainda que na Psicanálise o termo faça referência mais especifica às perversões do comportamento sexual e afetivo; daí tais indivíduos serem também chamados de sociopatas. Paulo diz a Timóteo na segunda carta que a ele escreveu que nos últimos dias os homens seriam sociopatas, cada vez em maior escala de sociopatia. Ora, o que Paulo chama de o homem do fim é um ser em estado de sociopatia, pois, diz ele: " Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te"! — Ou em outras palavras: possuídos de sórdida ganância, fazendo comercio da fé e da boa e simples vontade dos homens, enquanto seriam extremamente sedutores, ao ponto de fazerem cativas deles mulheres carentes, e, portanto, vivendo sob o domínio das paixões da alma em descontrole e pânico de não haver amor na vida. Ora, isto tudo Paulo diz que aconteceria dentro do grupo chamado igreja; sendo, portanto, uma advertência aos cristãos, aos discípulos; posto que Paulo tinha certeza [dada a ele pelo Espírito Santo] que nos últimos dias as coisas seriam assim entre os irmãos. A mim parece que faltam vários sinais a se cumprirem no mundo antes da volta do Senhor! Todavia, se há um sinal que já não necessita de maiores cumprimentos é esse que revela o estado sociopata dos cristãos e do que eles convencionaram continuar a chamar igreja  — quando a recomendação de Paulo é simples: “Foge também destes!” Nesse sentido o Cristianismo dá o sinal do fim mais estabelecido que vejo diante de mim; pois, o que Paulo cria que haveria ainda de acontecer entre nós, se tornou fato simples do cotidiano! A iniquidade se multiplicou tanto que o amor já se esfriou em quase todos! Então surgiu o tempo da sociopatia fraterna, ou melhor: o fratricídio. Agora, surgiu o nosso tempo. Ora, nesse tempo, a carta apostolar seria outra, a fim de agradar aos paladares dos cristãos e seus líderes atuais. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça! Ele, que nunca nos deixou sem aviso! Amém!

 

JUSTIÇA SOCIAL

Manuela Costa Barros Estados Unidos

Brasileira, Primeira Tesoureira, professora da EBD, Deã Acadêmica do STB


Justiça, segundo o estudo da teologia sistemática, é um dos atributos naturais da divindade. O que quer dizer que Deus é justiça (Jr 23.6). Este Deus se fez revelar em Abraão à uma nação, a um povo, Israel. Deus deu-lhes por Moisés a Lei, a qual reflete a natureza de Deus quanto à justiça. Deus não aceita a injustiça, portanto seu povo, quer Israel, quer a Igreja, peca contra ele se praticar qualquer forma de injustiça (Sl 45.7; Pv 31.9). Deus redarguiu aos Reis de Israel quanto à injustiça e puniu por vezes ao seu povo por praticá-la. Da mesma maneira hoje, o Espírito Santo não coaduna com a injustiça, antes frutifica no coração do crente a moral da Lei (Gl 5.22,23). O pecado é o único a ser culpado pela existência da injustiça na sociedade. Satanás tenta e estimula o pecado, o mundo vive no pecado, e até alguns crentes podem cair e praticar o pecado. Como o mundo vive no pecado, a injustiça social é parte intrínsica da sociedade humana. Numa legítima revolta contra o excesso de injustiça, muitos cidadãos lutam, por diversos meios contra ela. Afinal, a justiça é boa, e a injustiça não! Assim que é muito legítimo que os governos se esforcem no intúito de amenizar as injustiças, e, muito mais seus cidadãos, individualmente. Mas acerca da Igreja, disse Jesus: “Não são do mundo, como eu do mundo não sou... O meu Reino não é deste mundo” (Jo 17.16; 18.36). A causa, pela qual Jesus encarnou, humilhou-se até a cruz, morreu e ressucitou foi a salvação do homem, foi para dar a oportunidade aos homens, que são parte da sociedade humana, fazerem parte de uma família espiritual, nascerem de novo, não da carne e sangue, mas do Espírito. No Reino de Deus a injustiça é intolerada, é pecar contra o próprio Deus. A Igreja, como corpo de Cristo, deve zelar pelo bem estar deste corpo em todos os aspectos, segura, que para si Deus sempre proverá suas necessidades. Portanto, enquanto a justiça social é uma causa socialmente e politicamente válida para o mundo, para o crente ela é parte intrínsica de sua vida, nesse Reino. Quanto ao crente, em relação à sociedade humana que pertence, este participa através do pagemento de impostos no bem estar comum de sua sociedade terrena, bem como o respeito ao governos e leis estabelecidas. Para o crente a justiça social não é uma cláusula de sua agenda política, não faz parte de suas reinvidicações. É claro que ele deve estar de acordo com o que é melhor para todos, socialmente falando; mas ele é conhecedor de que o pecado é a causa dos males desta sociedade, e que, se ele guiar alguém para o Reino de Deus, através do novo nascimento, este entrará no Reino da Justiça. Jesus não foi rico, nem ambicionou parte das riquezas dos que possuíam em abundância, pelo contrário, demonstrou por sua vida que a riqueza do homem não está nos bens que ele possui, e que sua maior riqueza é a salvação de sua alma, a reconciliação com Deus, e por fim a vida eterna — "E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça."(Mt 8.20); "E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundáncia do que possui... Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus." (Lc 12.15,21).

 

A ATUAÇÃO SOCIAL DA IGREJA

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, Pastor Fundador do SWM, da IPB e do STB, na Flórida – EUA

 

Texto de Memorização

“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me." (Mateus 25.34-36).



  1. POBREZA, UMA HERANÇA SOCIAL
  Os que nascem pobres: Dt 15.11
  Os que se tornam pobres: Is 3.14-15
  Os que se fazem pobres: Ec 11.4
  2. AÇÃO SOCIAL NO VELHO TESTAMENTO
  A diferença social - os pobres e os ricos: Pv 22.2
  Os escravos sociais - os individados: Lc 16.5-7
  Os restaurados sociais - os recompensados: Lv 25.35
  3. AÇÃO SOCIAL EM O NOVO TESTAMENTO
  Os domésticos - os crentes indiduais: Gl 6.10
  As castas - os membros da família: 1 Tm 5.4
  Os núcleos - as organizações: At 4.34



Isaías 58.6-8,10-11
 Tiago 2.14-17 (ARC)


Isaías 58.6 - Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?
7 - Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?
8 - Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda.
10 - E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.
11 - E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.
Tiago 2.14 - Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?
15 - E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
16 - E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
17 - Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.




 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente. Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração. Vania DaSilva

Índice 2010

Imagem do Divino

Revisão. Manuela Barros

Índice 2011

 

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