Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 19 de Setembro de 2010 Ano XVIII  Lição Nº 38


 

A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO

Dr. Carumuru Afonso Francisco Brasil

Brasileiro, escritor, supervisor da EBD



Para que possamos entender a pessoa e a atuação do Espírito Santo na vida da Igreja e, por conseguinte, de cada um dos crentes, é fundamental que tenhamos um conceito correto a respeito de quem é o Espírito Santo e qual o seu papel no plano da salvação e no relacionamento entre Deus e os homens. A primeira verdade bíblica a respeito do Espírito Santo é a de que Ele é Deus, ou seja, é uma das pessoas da Trindade Divina. É importante salientarmos isto, porque não são poucos os movimentos e ensinadores que, dizendo-se até mesmo evangélicos ou crentes, andam negando e distorcendo esta verdade bíblica, confundindo o Espírito Santo com uma força impessoal, com uma emanação do poder divino, uma influência ou algo similar. A Bíblia apresenta o Espírito Santo logo em seu limiar, quando nos mostra o Espírito de Deus se movendo sobre a face das águas, em meio ao caos que existia antes da criação da luz (Gn.1:2) e mencionará o Espírito Santo até o seu final, quando o revela orando juntamente com a Igreja, pedindo a volta de Jesus (Ap.22:17). Pessoa é uma palavra equívoca, ou seja, que tem diversos significados, significados que são diferentes uns dos outros. Assim, por exemplo, no senso comum, pessoa quer dizer "gente", enquanto que, no direito, pessoa significa "sujeito de direitos e obrigações". Em teologia, pessoa significa ser, ou seja, algo que tem existência própria, uma entidade que se distingue das demais. A Bíblia mostra-nos, com clareza, que o Espírito Santo é uma pessoa, pois menciona atitudes e ações do Espírito que somente uma pessoa pode ter. Mas a Bíblia não mostra apenas que o Espírito Santo é uma pessoa, mas também mostra que esta pessoa é divina. E como podemos saber que esta pessoa retratada na Bíblia é divina? Porque, em primeiro lugar, as Escrituras, expressamente, dizem que o Espírito Santo é Deus (At.5:3,4). A Bíblia também confere ao Espírito Santo atributos que são divinos, que somente Deus tem. A Bíblia, também, dá-nos conta de que o Espírito Santo é, dentre as pessoas da Trindade, aquela que atua diretamente no interior do homem e que zela pela Igreja do Senhor enquanto ela se encontra na dimensão terrena, ou seja, é a pessoa da Trindade que acompanha o cotidiano, o dia-a-dia do cristão. É, aliás, este um dos aspectos mais relevantes da atual dispensação, ou seja, do atual período de tratamento de Deus com o homem. Através da obra expiatória do Filho no Calvário, aceita pelo Pai, temos livre acesso a Deus, acesso este que é mantido e sustentado pelo Espírito Santo. Conhecer a pessoa e a obra do Espírito Santo, portanto, é, simplesmente, termos conhecimento de como Deus orienta e guia o nosso relacionamento com Ele, relacionamento este tornado possível pelo perdão dos nossos pecados mediante o sangue de Jesus.

 

DONS DO ESPÍRITO SANTO

Mauela Costa Barros Estados Unidos

Brasileira, Primeira Tesoureira, professora da EBD, Deã Acadêmica do STB


A Cláusula Nona da Profissão de Fé da Igreja Pentecostal Betânia declara: “Cremos no batismo no Espírito Santo - Ruach HaKodesh, que nos é ministrado por Jesus Cristo, com a evidência de falar em outras línguas, e na atualidade dos nove dons espirituais, ministrados pelo Espírito Santo para a edificação da Igreja. Pv 1:23; Is 35:6,7; Jl 2:28; Mt 3:11; Mc 16:16; At 1:5; 2:4; 10:44-46; 19:1-7; 1 Co 12:10; 14:2,4 e 1 Co 12:1-12.” À parte dos dons ou vocações que o homem natural possui, este, ao ser regenerado, abre à Divindade o canal da distribuição dos dons espirituais. O Pai reparte os dons de operações – Dorea (1Co 12.6) como sonhos, revelações, sinais e maravilhas; o Filho reparte os dons ministeriais – Charismata, através dos quais deu uns para apóstolos, outros para profetas, evangelistas, pastores e doutores (Ef 4.11; 1 Co 12.5); e, finalmente, o Espírito Santo reparte os seus dons – Didomi, os quais estão descritos na primeira carta de Paulo aos Coríntios, capítulo 12. Os nove dons do Espírito Santo são subdivididos pela Teologia Sistemática, para melhor compreensão bíblica, em três conjuntos: os Dons de Revelação, os Dons de Inspiração e os Dons de Poder. Os Dons de Revelação são os dons da Sabedoria, da Ciência e do Discernimento de Espírito. Os Dons de Poder são os dons da Fé, da Operação de Maravilhas e da Cura. E os Dons de Inspiração são os da Variedade de Línguas, da Interpretação de Línguas e da Profecia. A Bíblia, revela que o Espírito Santo é, dentre as pessoas da Trindade, aquela que atua diretamente no interior do homem e que zela pela Igreja do Senhor enquanto ela se encontra na dimensão terrena, ou seja, é a pessoa da Trindade que acompanha o cotidiano, o dia-a-dia do cristão. Só estão aptos para receber os dons do Espírito Santo os salvos, redimidos pelo sangue de Cristo Jesus e batizados no Espírito Santo, o qual os distribui segundo a sua vontade soberana para o que for útil (1 Co 12.11). Os principais propósitos dos dons do Espírito são de trazer revelações de Deus à Igreja, de edificar a Igreja e promover o trabalho evangelístico pela Igreja (1Co 4.1-4; At 1.8). O Espírito Santo não quer que o crente seja ignorante quanto aos dons espirituais (1 Co 12.1), mas exorta a procurá-los com zelo (1 Co 12.31), porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento (Rm 11.29).
 

 

O TRÍPLICE PROPÓSITO DA PROFECIA

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, Professora do SWM e Secretária Executiva da BPC

 

Texto de Memorização

“Mas o que profetiza fala aos homens, para edificaçäo, exortaçäo e consolaçäo." (1 Coríntios 14.3).



  1. A TRÍPLICE CLASSIFICAÇÃO DOS DONS
  Dons de PoderFé, Operação de Maravilhas, Cura: 1 Co 12.9,10; At 6.3
   Dons de RevelaçãoSabedoria, Ciência e Discernimento: 1Co 12.8, 10; At 21.13
  Dons de InspiraçãoProfecia, Variedade e Int de Línguas: 1 Co 12.10; 2Tm 4.8
  2. A TRÍPLICE PROVENIÊNCIA DA PROFECIA
  Inspiração humana: Jr 23.16; Ez 13.1-3; 1Rs 13.15-18
  Inspiração diabólica: 1 Rs 22.22; Is 8.19; At 16.17,18
  Inspiração divina: 2 Sm 23.2; At 21.11; 2 Pe 1.20,21; 1 Co 12.11
  3. O TRÍPLICE PROPÓSITO DA PROFECIA
  Para edificação: 1 Co 14.3,4,26; 2 Cr 15.7,8; Ef 4.29
  Para exortação: 1 Co 14.3; At 11.27-30; At 15.32
  Para consolação: 1 Co 14.31; 2 Cr 20.14,15; Is 38.4-6


1 Coríntios 12.4-10; 14.1-5  (ARC)

12.4 - Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
6 E há diversidade de operaçöes, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
7 Mas a manifestaçäo do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
8 Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
9 E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
10 E a outro a operaçäo de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretaçäo das línguas.

14.1 Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.
2 Porque o que fala em língua desconhecida näo fala aos homens, senäo a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
3 Mas o que profetiza fala aos homens, para edificaçäo, exortaçäo e consolaçäo.
4 O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
5 E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a näo ser que também interprete para que a igreja receba edificaçäo.


 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente: Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração: Vania DaSilva

Índice 2009

Imagem do Divino

Revisão: Manuela Barros

Índice 2010

 

home print top


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved