Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 11 de Julho de 2010 Ano XVIII  Lição Nº 28


 

O BATEL DA OBEDIÊNCIA

Rev. Ricardo César Brasil

Brasileiro, pastor, professor, articulista



"E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR." (Jonas 1.1-3). O Senhor é Eterno, Soberano e Perfeito, enquanto o homem, caído e dependente. Os Seus decretos não podem ser frustrados, Seu caminho é claro, objetivo e seguro; contudo, muitas vezes, nosso espírito - por natureza teimoso e contestador, nos leva a alongar demasiadamente a caminhada em direção à Sua vontade manifesta em nossos corações. Por isso, o linear caminho do Senhor pode eventualmente nos parecer tortuoso e incerto. Jonas entendeu muito bem qual era a vontade do Senhor quando Este determinou que fosse à Nínive, levar um recado Seu. Tratava-se de uma sentença de destruição e morte para aquela cidade. Por sua conta e risco, afrontou o comando divino e resolveu seguir por outro caminho, sem desconfiar do preço que pagaria por sua desobediência. Diz o texto que, depois de receber a ordem diretiva, ele se aprontou para fugir do Deus Eterno, e entrou num barco que ia em sentido oposto ,Társis. No final das contas, foi parar no ventre de um grande peixe, por três noites e três dias - tempo bastante para pensar no erro e nas conseqüências para aqueles que fogem da presença e da vontade de Deus! Entre a ordem do Senhor e o nosso obedecer há sempre um porto repleto de barcos – apenas um batel é o da obediência; quantos aos outros, nada mais são do que alternativas inócuas, falsas saídas de emergência, subterfúgios para descumprir a Sua determinação. Vez por outra encontramos pessoas sem norte, sem saída, em labirintos, desprezando e desistindo da direção de Deus para as suas vidas, lamentavelmente optando pelo “cômodo” barco do “para mim não há mais jeito”! Precisamos sim, buscar ardentemente a vontade do Senhor, sempre e sob quaisquer circunstâncias. Se, por algum erro “no embarque”, fomos parar no ventre do "grande peixe da desobediência", não há tempo, nem lugar mais adequado, ainda que desconfortável, para clamar. Jonas clamou, e Deus o socorreu, reconduzindo-o ao centro da Sua soberana vontade. Por que seria diferente conosco?

 

 

PROFECIA

Sokoloko Bangu Cabral Estados Unidos

Angolana, cooperadora, professora da Escola Bíblica Dominical


Somente Deus conhece o futuro, por isso, Ele é o Único que pode o revelar. Ele o faz de várias maneiras: por sonhos, visões, revelações e profecias. O vocábulo profecia, do latin prophetia signifia “previsão”. Define-se então, como revelação Divína inspirada pelo Espírito Santo, (2 Pe 1.20,21) com o propósito de, consolar, abençoar, redimir, anunciar um juízo vindouro ou esperança para o Seu povo, principalmente em períodos de crise. No antigo testamento, as profecias eram escrita e lidas quando parecia que seu cumprimento estava presente como foi com o rei Herodes, quando inquirido pelos os magos, acerca do nascimento de Jesus (Mt 2.1-6). A profecia escrita era trazida por um profeta; um ofício conhecido entre o povo de Israel. Devia ser interpretada, analizando o tempo que foi dita, o profeta que falou, o contexo da mesma e o tipo de mensagem. A profecia oral era julgada, desde o momento que era pronunciada. No Antigo testamento, os profetas portavam a palavra de Deus e uma característica essencial, a saber: Chamados pelo Deus Único para trazer uma profecia autêntica e verdadeira. A profecia era um meio pelo qual o povo de Israel era guiado, e quando falta profecia o povo se desvia do caminho do Senhor. ”Não havendo profecia o povo se corrompe...”. A Profecia é uma mensagem que vem diretamente de Deus e que pode apontar o presente, o passado e, particurlamente, o futuro (Is 9.1-7). Esta deve ser examinada e provada sua autenticidade, principalmente seu cumprimento. Havia alguns falsos profetas no meio do povo, mas o verdadeiros eram confirmados por Deus através de suas condutas, se serviam e adoravam somente a Jeová e também pelos milagres que os seguia, como foi com Elias no Monte Carmelo; Eliseu, no rio Jordão. Moisés, foi uma profeta, ainda que, Deus o levantou prioritariamente como Libertador do povo. No antigo testamento, houveram várias profecias, cerca do Messias esperado. Anúncio do seu nascimento, ministério, morte e ressurreição. Toda profecias preditas por profetas de Deus se cumpriram. A profecia dita por Joel sobre o derramamento do Espírito Santo se cumpriu no dia de Pentecostes. Outras ainda cumprir-se-ão. Estas não sevem ser desprezadas, são recados de Deus para o homem. João Batista como último profeta da dispensação da lei profetizou acerca de Jesus dizendo: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Jesus não havia morrido ainda, mas aí estava a profecia do Cordeiro perfeito substituindo o sacrifício provisório de animais. O maior número de profecias são as messianicas, ou seja, sobre a pessoa de Jesus, o Messias que cumpriu o seu ministério profetico em três anos. Algumas destas profecias foram: Seu surgimento (predito por Moisés) (Dt 18.15,18), Seu nascimento e sofrimento (descrita por Isaías) (Is 9.1-7; 51.1-12), Sua cidade natal (anunciada por Miquéias) (Mq 5.2) e Sua segunda vinda (profetizada por Enoque) ( Jd 14). No Novo testamento, a profecia tem duas classificações: como dom dado aos batizados no e Espirito Santo e como um dos cinco ministérios dados aos homens vocacionados por Jesus. O último livro das Escrituras Sagradas é o de Apocalipse também conhecido como o livro das revelações, por conter as últimas profecias que estão para se cumprir assim que a Igreja for arrebatada. “E disse-me: não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o fim” ( Hb 1.1).

 

 

A NATUREZA DA ATIVIDADE PROFÉTICA

Manuela Costa Barros Estados Unidos

Brasileira, Primeira Tesoureira, professora da EBD, Deã Acadêmica do STB

 

Texto de Memorização

“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho." (Hb 1.1) 



  1. A COMUNICAÇÃO ENTRE DEUS E O PROFETA
  Deus fala audivelmente – sensores físicos: Ex 3.2-4; 1 Sm 3.8-10; Jr 1.4-6
   Deus fala por visões e sonhos – sensores subsensoriais: Nm 12.6; Jr 1.13-15
  Deus fala intimamente – sensores espirituais: At 20.23;  Nm 24.1-3,13
  2. A COMUNICAÇÃO ENTRE O PROFETA E O POVO
  Através da proclamação direta: Jr 7.1-3; Ex 20.19-22; Dt 4.1,2
  Através da linguagem figurada: 2 Sm 12.1-7; Is 66.12,13; Mt 7.6
  Através da apresentação dramática: Jr 27.2; Ez 4.1-4; 5.1-4; Os 1.2,3
  3. AS INTERPRETAÇÕES ERRÔNEAS DA PROFECIA
  Os profetas entravam em êxtase: Nm 24.4,16; Ez 3.22-24
  Os profetas eram movidos pela emoção: At 9.15,16; 26.19; Ez 3.26,27
  Os profetas eram homens falíveis: 2 Pe 1.21; Jr 1.7,8; Is 6.5-9

Texto da Lição



Jeremias 1.4-6, 9-14


Jr 1.4 - Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
5 Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às naçöes te dei por profeta.
6 Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino.
9 E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;
10 Olha, ponho-te neste dia sobre as naçöes, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.
11 Ainda veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira.
12 E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.
13 E veio a mim a palavra do SENHOR segunda vez, dizendo: Que é que vês? E eu disse: Vejo uma panela a ferver, cuja face está para o lado do norte.
14 E disse-me o SENHOR: Do norte se descobrirá o mal sobre todos os habitantes da terra.


Versão Almeida Revista e Corrigida - ARC

 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente: Rev. Eronides DaSilva

Índice Anual

A Polêmica do Dízimo

Editoração: Vania DaSilva

Índice 2009

Imagem do Divino

Revisão: Manuela Barros

Índice 2010

home print top


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved