Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 25 de Abril de 2010 Ano XVIII  Lição Nº 17


 

PENSO, LOGO EXISTO!

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, Pastor Fundador do SWM, da IPB e do STB, na Flórida – EUA



“Não comas o pão daquele que tem os olhos malignos, nem cobices os seus manjares gostosos. Porque, como imaginou na sua alma, assim é; ele te dirá: come e bebe; mas o seu coração não estará contigo.” (Pv 23.6-7). O filósofo e matemático Francês, René Descartes, na sua rebuscada teoria do existencialismo, acertou em cheio a comunidade européia, hávida por mudanças progressistas e emergentes, com o seu discurso Método Universal de Encontro da Verdade. Por sua frase eternizada no Vernáculo, deu à sua filosofia um cunho doutrinário, quando disse: Cogito Ergo SumJe Pense, Donc Je Suis Penso, Logo Existo! Com esse rico cardápio à mão, muitos anfitriões do ecumenismo têm se proposto a defender e eternizar várias doutrinas paralelas, como uma chamada Confissão Positiva - Evangelho da Saúde e da Prosperidade, Quebra de Maldições, Maldições Hereditárias, Maldição de Família e Pecado de Geração; pregadas por avivalistas em acampamentos cristãos, em congressos, em escolas bíblicas de férias, em reuniões convencionais e na televisão; e por mentores católicos carismáticos no exercício do Toque do Tom, da Cura Diferencial e do Exorcismo. Todos estes, evangélicos ou não, sem nenhuma consulta à exegese bíblica ou filtro teológico, estão sentados, cômodos, nos nichos das igrejas pós-modernas e emergentes. Entretanto, a anti-tese é acertiva e pragmática: não existimos porque pensamos; mas pensamos porque existimos! Portanto, o que Salomão queria dizer não era mais uma evasiva existencialista, e sim um comportamento da causa pelo efeito: como imaginou a minha alma, assim somos – ou nos movemos! A triconomia do homem existe desde a sua fecundação no seu santo berço materno. Porém, é na sua idade de conhecimento intelectual, que ele se move pela determinação de sua alma: “Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome;”, e “por que estás abatida, ó minha alma?”; ”a minha alma está profundamente triste até a morte”, é um atestado peremptório desta verdade antropológica! Assim, o tratado de Salomão não está em nada correlacionado com a Meditação Transcendental, com a Confissão Positiva, com o Existencialismo Racional ou com o Penso, Logo Existo de Descartes! E sim, como a causa e efeito da Fé e do Materialismo; do Realismo e do Fatalismo; da Coragem e da Covardia; do Altruísmo e do Pessimismo; da Segurança e do Medo! O que somos é produto direto da nossa pré-disposição em permitir, ou não, Deus trabalhar e operar por nós e em nós! Não existimos isolados do criador: “Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.” (At 17.28). Se somos prósperos, não é porque essencialmente pensamos positivamente, mas porque o pensamento altruísta da nossa alma permite que Deus, atravéz dele, opere eficazmente em nós e por nós! Senão, vejamos os exemplos bíblicos: 1. Os dois espias contra os dez de Moisés (Nm 14.8) - “Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos porá nesta terra e no-la dará, terra que mana leite e mel.”; 2. Um leproso contra os nove curados (Lc 17.14-16) – “…e aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz. E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.”; 3. Uma semente contra as três plantadas (Mt 13.1-5) – “E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E outra caiu em boa terra e deu fruto: um, a cem, outro, a sessenta, e outro, a trinta.”; 4. Os onze contra um discípulo sem coração (Lc 6.15-16) – “Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.”! Penso, porque existo, é a faceta única, de um ser único criado por Deus, e dotado de Intelecto, Consciência Moral e Volição!



 

C H O R O

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, Professora do SWM e Secretária Executiva da BPC


Ato ou efeito de chorar, de prantear, de verter ou derramar lágrimas. Através do choro, o ser humano é capaz de exprimir vários tipos de reações, seja de tristeza, dor, frustração, amargura, angústia, ódio, desespero, surpresa, arrependimento ou alegria. O choro pode vir acompanhado de lágrimas, queixas, gemidos, gritos ou palavras. Após a entrada do pecado no mundo, a dor e a morte se tornaram as principais razões de levar as pessoas a chorarem. Desde os tempos dos Patriarcas, era costume dos familiares além de chorar, lamentarem-se pela morte do ente querido, rasgando suas próprias vestes, lançando pó ou cinza sobre a cabeça, vestindo-se de pano de saco e batendo no peito (Gn 37.34,35; 50.10). No tempo do Novo Testamento, era costume alugar carpideiras profissionais, ou seja, mulheres que acompanhavam os funerais pranteando o morto ao som de instrumentistas, como foi com a filha de Jairo (Mt 9.23). O período normal de lamentação durava sete dias. A Bíblia Sagrada está repleta de testemunhos de pessoas que choraram e foram consoladas pelo Senhor, ao ter suas petições respondidas. Ana chorou por um filho, e Deus lhe concedeu a Samuel (1 Sm 1.8); o Rei Ezequias chorou ao saber que iria morrer, e Deus lhe acrescentou 15 anos de vida (2 Rs 20.3); Pedro chorou amargamente após negar a Jesus, e Deus o perdoou (Mt 26.75); Marta e Maria choraram por Lázaro, e Jesus o ressuscitou (Jo 11.32-33). A Bíblia também registra que muitos choraram por ver a destruição do seu povo ou cidade, como foi Eliseu e Neemias; por ver a dureza do coração do povo, como foi Jesus ao ver Jerusalém; choraram por remorso, como foi Saul; por ter suas famílias cativas, como foi Davi e seus soldados em Ziclague; choraram por agradecimento e perdão, como foi a mulher que ungiu a Jesus; por reencontrar familiares, como foi Jacó e José. A Palavra de Deus incentiva que aqueles que se arrependem o façam com choro (Jl 2.12); que sintam suas misérias e se convertam ao Senhor (Tg 4.9). Todas as pessoas, independentes de serem salvas ou não, são propensas a chorarem pelas dificuldades ou circunstâncias da vida. Entretanto, como salvos, temos uma promessa da parte de Cristo, que todas as lágrimas serão limpas de nossos olhos (Ap 21.4); que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Sl 30.5); que o Consolador foi enviado para consolar os salvos (Jo 14.16). Paulo também recomenda à Igreja de Roma: “Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; sede unânimes entre vós” (Rm 12.15,16)


 

CHORANDO AOS PÉS DO SENHOR

Paulo Renato Alves Estados Unidos

Presbítero, Diretor do Departamento de Jovens, Professor da EBD

 

Texto de Memorização

“Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza." (Tg 4.9) 



  1. DEUS ESTÁ ATENTO
  Ao gemido do necessitado: Ex 2.23-25; Sl 38.9; Sl 12.5; 2 Co 5.4
   Ao clamor do seu povo: Jr 33.3; Dt 26.7; Ex 3.7-9; 2 Sm 22.7; Hb 5.7
  Ao choro dos seus filhos: Is 38.3-5; Jl 2.12,17; 1 Sm 1.9-11,17-19; Sl 30.5
  2. O LAMENTO DOS HOMENS DE DEUS
  O lamento de Jeremias - por Judá: Jr 9.1; 13.17; Lm 1.16
  O lamento de Amós - por Israel: Am 5.1-4,6,15-17
  O lamento de Paulo - pela Igreja: At 20.18,19,31; 2 Co 2.4; Gl 4.19-20
  3. BEM AVENTURADOS OS QUE CHORAM
  Porque serão consolados: Mt 5.4; Is 40.1,2; 51.12; 2 Co 1.3,4
  Porque serão libertos: Sl 22.4,5; 102.19,20; Ap 21.4
  Porque segarão alegria: Sl 126.3-5; 30.5,11; Is 51.11



Texto da Lição

Jeremias 9.1-3, 5-9

Jr 9.1 -  Oh! se a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos numa fonte de lágrimas! Entäo choraria de dia e de noite os mortos da filha do meu povo.
2 Oh! se tivesse no deserto uma estalagem de caminhantes! Entäo deixaria o meu povo, e me apartaria dele, porque todos eles säo adúlteros, um bando de aleivosos.
3 E encurvam a língua como se fosse o seu arco, para a mentira; fortalecem-se na terra, mas näo para a verdade; porque avançam de malícia em malícia, e a mim näo me conhecem, diz o SENHOR.
5 E zombará cada um do seu próximo, e näo falam a verdade; ensinam a sua língua a falar a mentira, andam-se cansando em proceder perversamente.
6 A tua habitaçäo está no meio do engano; pelo engano recusam conhecer-me, diz o SENHOR.
7 Portanto assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis que eu os fundirei e os provarei; pois, de que outra maneira procederia com a filha do meu povo?
8 Uma flecha mortífera é a língua deles; fala engano; com a sua boca fala cada um de paz com o seu próximo mas no seu coraçäo arma-lhe ciladas.
9 Porventura por estas coisas näo os castigaria? diz o SENHOR; ou näo se vingaria a minha alma de naçäo tal como esta?
Versão Almeida Revista e Corrigida - ARC

 

 

 

Adeus à Hong-Kong

Superintendente: Rev. Eronides DaSilva

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