Semeador Title 

 

Fort Lauderdale, Flórida, 15 de Novembro de 2009 Ano XVII  Lição Nº 46


 

A PURA ESSÊNCIA DO EVANGELHO

Aldair Ramos Rios Brasil

Brasileiro, Professor

O Evangelho de Jesus Cristo é essencialmente centralizado em Deus, e não no homem... o pecado foi introduzido ao mundo, e tem inteiramente corrompido todo o coração e natureza, de todos os homens. Assim, nós estamos separados de Deus por uma barreira infinita. A justiça e a santidade divina, demandam que nossos pecados sejam punidos. Em nosso estado de pecado, nós nem somos capazes de pagar pelos nosso próprios pecados, nos transformar, tampouco fazer as pazes com Deus. Nossa única esperança é que alguém maior que nós faça por nós o que não podemos fazer por nós mesmos, e nos fazer aceitáveis a Deus. Mas, quem pode pagar totalmente por todos os nossos pecados? Quem pode viver perfeitamente sem nenhum pecado e merecer o favor de Deus para nós? Quem pode nos fazer aceitáveis a Deus? A resposta bíblica é inequivocamente clara: somente Deus pode fazer tudo isto. Alguém já pensou em um abismo? ...existe um grande abismo entre Deus e os pecadores... onde estes jamais poderão caminhar em direção a Deus, a única alternativa parte de Deus, pois somente Ele pode caminhar em direção ao homem. E Ele tem feito isto de tal modo que os pecadores são salvos e a justiça ainda é mantida. O culpado segue livre, mas os padrões de justiça não são quebrados. Cristo, o Eterno Filho de Deus, veio a este mundo e se tornou um homem, viveu uma vida pura de obediência ao Pai, e morreu a morte que os pecadores mereciam morrer, satisfazendo por completo, todas as obrigações da lei. Assim nós lemos: Deus nos fez agradáveis a si no Amado (Ef 1:6). Aceitar é, sobretudo, a prerrogativa de Deus. A salvação é Seu ato, Sua iniciativa, Sua intervenção em um caso sem esperança. Do Senhor vem a salvação (Jonas 2:9). A salvação não é tanto o pecador aceitando a Deus quanto Deus aceitando o pecador, o qual, em desespero, se torna do pecado e se agarra em Cristo. Esta é a mensagem evangélica que exalta a Deus e que manifesta Ele no comando. Só podemos escolher aquilo que desejamos, e de fato a única coisa que um pecador deseja é pecar. Somente a graça de Deus poder convencer um coração endurecido de seu pecado e rebelião. A nossa resposta ao chamado do Salvador é consequência do seu agir em nós. "Por que Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade" (Fp 2:13)

 

JERUSALÉM

Vania DaSilva Estados Unidos

Brasileira, Missionária, Professora do SWM

Cidade da antiguidade, cujo nome significa “habitação de paz”, localizada ao sul da Palestina à 762m acima do nivel do mar. A cidade está cercada de um triângulo de montes, mais altos que o cume da cordilheira sobre a qual está edificada. Jerusalém é considerada uma cidade sagrada não só para os judeus, como também para os cristãos e muçulmanos. Jerusalém, a 4.000 anos antes da vinda de Cristo, era conhecida como Salém (Gn 14.17-20), cujo rei era Melquisedeque (Gn 14.18), e também como Jebus (Jz 19.10). No tempo da conquista de Canaã, o rei de Jerusalém era Adoni-Zedeque (Js 10.3). Quando Davi se tornou rei, cerca de 1.000 a.C., ele e seu exército conquistaram a cidade, expeliram os jebuseus, e estabeleceram a cidade de Jerusalém como capital do reinado (2 Sm 5.7). Por haver pouco recurso de água, as fontes da cidade eram suplementadas por cisternas e tanques, como o de Siloé e Betesda; por grandes reservatórios que recolhiam as águas das chuvas; e pelos aquedutos subterrâneos, como o construído por Ezequias (2 Rs 20.20). Em todo o percurso das muralhas de Jerusalém, haviam diferentes portas, e a Bíblia menciona o nome de 18 delas. Neemias ao regressar do cativeiro, teve a incumbência de reparar as portas e os muros da cidade (Ne 12). Davi construiu um palácio em Jerusalém, expandiu seu território e fortificou suas muralhas. Tempos mais tarde, ele traz a arca do concerto para Jerusalém, que se encontrava em Siló. Isso fez da cidade não só a capital política da época, mas também a capital espiritual do mundo até o dia de hoje, e o centro de adoração à Deus pelo seu povo. Apesar de Davi desejar construir uma casa ao Senhor, a palavra de Deus através de Natã, foi que não ele, mas seu filho Salomão, a haveria de construir. Tal cumprimento deu-se entre os anos 966-959. O Templo de Jeruslém, mais conhecido como Templo de Salomão, permaneceu sendo o lugar principal de culto dos judeus durante 370 anos, até que no ano 588 a.C. ele é destruído pelos babilônicos, para cumprir a palavra profética de Jeremias (Jr 25.11; 29.10). A cidade de Jerusalém foi por várias vezes sitiada, conquistada, destruída e reconstruída por diferentes reinos e impérios. A cidade retomou seu apogeu, ainda que debaixo do domínio romano da época, quando Herodes, o Grande, retomou-a e expandiu seu Templo. Sob este plano, foi que Cristo veio e caminhou na cidade de Jerusalém, operou muitos milagres, pregou o Evangelho e foi crucificado fora de seus muros, pela rejeição do seu povo. No ano 70 d.C., após um cerco de 5 meses, Jerusalém foi invadida e destruída pelo General Tito e um exército de 100.000 homens; cumprindo-se a profecia de Jesus que disse: “Não ficará pedra, sobre pedra que não seja derribada” (Mt 24.2). Após a caída do Império Romano, a cidade foi ocupada pelos muçulmanos, pelos turcos, pelos egípcios, pelas Cruzadas e finalmente pelo Reino Unido em 1917. Em 14 de maio de 1948, através do movimento Zionista, houve a fundação do estado de Israel, com sua capital em Tel Aviv. Ainda que politica e economicamente, Israel tenha renascido como nação, entretanto ainda lhe falta ter a liberdade religiosa e seu templo restaurado em Jerusalém, para que a profecia se cumpra e “os tempos dos gentios se completem” (Lc 21.24). Até então, o salmista exorta a todos que a amam: “Orai pela paz de Jerusalém!

 

A EXPANSÃO DO REINO DAVÍDICO

Paulo Renato Alves Estados Unidos

Presbítero, Diretor do DJ, Professor da EBD

 

Texto Áureo da Lição

E Davi se ia cada vez mais aumentando e crescendo, porque o Senhor, Deus dos Exércitos, era com ele.” (2 Samuel 5.10)

 
1. UM REINO PRÓSPERO E VITORIOSO
  Confirmado pelo Senhor: 1 Sm 16.12,13; 2 Sm 5.10-12
  Comprometido com a justiça; 2 Sm 8.15; 2.5-7; 1 Cr 18.14
  Conquistando nações vizinhas: 2 Sm 8.1-8; I Cr 18.1-13
2. UM REINO COM ESTRATÉGIAS
  A conquista de Jerusalém: 2 Sm 5.6,7; Is 2.3; Zc 8.22
  As investidas militares: 2 Sm 5.8,9,25; 8.2,6-11,14
   A confirmação do trono: 2 Sm 7.12,13,16; 23.5; Sl 89.3,4,34-36
3. O LEGADO DO REINO DAVÍDICO
  Para a nação de Israel: 2 Sm 3.9,10; 5.1-3,5; 6.2; I Cr 6.31
  Para a Igreja triunfante: Ap 21.1,2,10
  Para os crentes: 1 Sm 18.14,18; 24.4-6; 22.2,3; 2 Sm 5.19,23; 1 Cr 14.10

Texto da Lição

2 Samuel 5.6-10

5.6  E partiu o rei com os seus homens a Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam naquela terra; e falaram a Davi, dizendo: Näo entrarás aqui, pois os cegos e os coxos te repeliräo, querendo dizer: Näo entrará Davi aqui.

7  Porém Davi tomou a fortaleza de Siäo; esta é a cidade de Davi.

8  Porque Davi disse naquele dia: Qualquer que ferir aos jebuseus, suba ao canal e fira aos coxos e aos cegos, a quem a alma de Davi odeia. Por isso se diz: Nem cego nem coxo entrará nesta casa.

9  Assim habitou Davi na fortaleza, e a chamou a cidade de Davi; e Davi foi edificando em redor, desde Milo para dentro.

10  E Davi ia, cada vez mais, aumentando e crescendo, porque o SENHOR Deus dos Exércitos era com ele.

(ARC)  

©1996-2009 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved