Fort Lauderdale, Flórida, 12 de Dezembro de 2004 Ano XII  Lição Nº 50


 

O Anti-Semitismo

Rev. Eronides DaSilva   Estados Unidos

Americano, pastor, conferencista, articulista e professor.

O termo anti-semitismo denota a hostilidade a todos os povos semitas, povos de família etnográfica e lingüística originária da Ásia Ocidental, que compreende os hebreus, os assírios, os aramaicos, os árabes e os fenícios. Politicamente, entretanto, ele é usado especificamente para designar ódio ou rejeição aos judeus. Esse ódio é muito antigo; existe desde que os judeus desenvolveram a consciência de uma religião e nacionalidade únicas, resistindo a todas as tentativas de absorção e influência de civilizações estrangeiras e muito mais poderosas, quando, por ordem Divina entraram em contato com elas – “Quando entrares na terra que o SENHOR, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações”.(Dt 18.9). Essa resistência fez dos judeus estranhos e, como tal, rejeitados, logo odiados e, por fim, perseguidos na sua peregrinação pelo Deserto, na conquista de Canaã, no exílio da babilônia, e, finalmente, na sua massiva diáspora para os quatros continentes. O anti-semitismo moderno tem raízes religiosas, ideológicas e sociais. O processo de emancipação dos judeus na Europa Ocidental e Central criou um pano de fundo para um atrito entre habitantes gentios, realimentando a rejeição aos estranhos que insistiam em manter sua identidade, mesmo sob a pressão de circunstâncias sociais, religiosas, econômicas e ideológicas. Essa rejeição tornou-se muitas vezes ódio, que se expressou em perseguições e ainda mais violento que os dos períodos obscurantistas da Idade Média, agora em plena era dos Direitos Humanos. A demonização dos judeus tem servido em muitos casos para encobrir problemas internos e consolidar uma união de objetivos difícil de conseguir em outros campos. De fato, o anti-semitismo foi uma forma mitológica notável de racismo ao longo dos tempos, e como expressão pseudo-racional de caráter ideológico que ele precipitou o Holocausto de seis milhões. Sentimentos anti-semitas foram exacerbados até mesmo em países de estrutura democrática, suscitando decisões cruciais e radicais de povos motivados por incitações religiosas, econômicas e por ideologias preconceituosas e racistas. Para não fugir desses atrozes atos de barbárie moderno, os judeus, mesmo dentro da sua casa, são espoliados, mortos, dizimados, humilhados, e postos ao ridículo na comunidade internacional.  O anti-semitismo atual assumiu uma maior fúria e uma nova forma de ódio ao Estado de Israel, com novos ingredientes políticos, relacionados com o conflito Israel-Palestina aquecido por células revolucionária e terrorista. Mas Jesus predisse tudo isso, antes que acontecesse: Porém Jesus, voltando-se para elas, disse: “Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai, antes, por vós mesmas e por vossos filhos.” (Lc 23.28).

Milênio

Pedro Marques Pereira   Estados Unidos

Sul-Africano, professor e membro da Diretoria

O Milênio será um período de mil anos, onde Jesus estabelecera o seu Reino, aqui na Terra juntamente com o remanescente de Israel, a Igreja glorificada, e as nações que estiverem ao lado de Israel durante o período da Grande Tribulação. Será exatamente no momento em que a Grande Tribulação findar, que o Milênio – O Reino do Messias, terá o seu inicio (Ap 20.1-4). Os propósitos deste Reino Milenar serão de: Exaltar e engrandecer o nome de Cristo como Rei dos Reis e Senhor dos Senhores (Ap 19.6,16); Cumprir a promessa feita a Israel de verdadeiramente possuir a terra que lhe pertence por herança, desde o rio do Egito até ao rio Eufrates (Gn 15.18); Galardoar a Igreja com o privilegio de reinar com Cristo durante esse período de mil anos (Ap 20.6; II Tm 2.12). Será um tempo de paz entre as nações (Mq 4.3), de recuperação biológica e ecológica da terra (Is 35.1,2), e de prosperidade física e espiritual com a efusão do Espírito Santo (Zc 12.9,10). Entretanto o diabo estará amarrado durante esses mil anos, pelo que não pode incitar ninguém ao pecado (Ap 20.2). Será solto no final por um pouco tempo, mas novamente preso e finalmente lançado no inferno do qual nunca mais sairá do seu tormento eterno (Ap 20.7,10). Nós estaremos em vitória a caminho da Nova Jerusalém Celestial (Hb 11.10), onde passaremos a nossa eternidade com o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (I Jo 2.25; Jo 14.1-3; Ap 21.10-27).

O JULGAMENTO FINAL

Manuela Barros Estados Unidos

Brasileira, professora e membro da Diretoria da Igreja.

 

Texto Áureo da Lição

 porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos.
(Atos 17.31)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: CREIO EU NA BÍBLIA, número 259 da Harpa Cristã.

 
  1. OS TRÊS JULGAMENTOS DO FIM
  O Julgamento da Igreja: Rm 14.10; 1 Co 3.13-16; 2 Co 5.14
  O Julgamento das Nações: Mt 25.31,32; Sl 9.19
  O Julgamento dos Ímpios: Ap 20.11-15; Sl 90.7,8,17
  2. oS CRITÉRIOS DOS TRÊS JULGAMENTOS
  As obras: Ap 20.13; Jd 1.15
  A Palavra: Ap 20.15; 2 Ts 1.8,9
  A consciência: Rm 2.14-16
  3. OS RESULTADOS DOS TRÊS JULGAMENTOS
  A Igreja será coroada: 2 Tm 4.8; Ap 22.12
  Os mortos serão ressucitados: Ap 20.12;13; Hb 6.2
  Os ímpios serão condenados: Dn 12.2; Mt 22.12,13; 25.46

 

 

Texto da Lição

Apocalipse 20.11-15


11 E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles.
12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam
escritas nos livros, segundo as suas obras.
13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.


(ARC)  


HOME | E-MAIL | TOP || IGREJA | SEPOANGOL| SEMINÁRIO