Fort Lauderdale, Flórida, 19 de Setembro de 2004 Ano XII  Lição Nº 38


 

Os Intocáveis da Índia

Rev. Eronides DaSilva   Brasil

Brasileiro, pastor, professor e escritor

  

Poucas pessoas no mundo têm experimentado um nível de abuso e pobreza como os 300 milhões de Dalits ou “intocáveis” da Índia. Por 3.000 anos eles têm vivido num ciclo de discriminação e desespero sem esperança de escape. Para os Dalits, dor e sofrimento são parte da vida. Eles estão presos a um sistema de castas que nega a eles adequada educação, água potável, empregos com decente pagamento e o direito a terra ou à casa própria. A cada duas horas Dalits são assaltados e duas casas de Dalits são queimadas. A cada dia, dois Dalits são assassinados. Discriminados e oprimidos, Dalits são freqüentemente vítimas de violentos crimes. Em 15 de Outubro no Estado de Haryana, cinco jovens Dalits foram linchados por uma multidão por tirarem a pele de uma vaca morta, da qual eles tinham legal direito para fazer. A Polícia, segundo consta, ficou parada sem nada fazer e permitiu que a violência continuasse. Em 1999, vinte e três trabalhadores agrícolas Dalits (incluindo mulheres e crianças) foram assassinados por seguranças particulares de um fazendeiro de alto-casta. O crime deles? Ouvir a um partido político local com considerações que ameaçavam o domínio do fazendeiro sobre Dalits locais como mão de obra barata. Embora leis contra a descriminação de castas tenham sido aprovadas, a discriminação continua e pouco é feito para processar os acusados. Em anos recentes, porém, tem havido um crescente desejo por liberdade entre os Dalits e castas baixas hindus. Líderes como Ram Raj tem vindo à frente exigindo justiça e liberdade da escravidão das castas e da perseguição. Uma detalhada “Carta dos Direitos Humanos dos Dalits” foi redigida com apelos para a Comunidade Internacional e para a ONU, na esperança que isto colocaria uma pressão positiva sobre o Governo Indiano. Mas pouco tem mudado – até recentemente. Em Outubro de 2001, líderes Dalits se encontram com 740 líderes cristãos na Índia em uma histórica reunião. Pela graça de Deus, os líderes Dalits reconheceram que a verdadeira esperança e liberdade para seu povo não serão encontradas numa revolução social, mas em uma nova crença. Eles concordaram em permitir que as pessoas sigam a Cristo, se estas pessoas decidirem por isso. Os líderes cristãos, em troca, se comprometeram ajudar esse movimento em massa, apesar dos riscos envolvidos. Originalmente, alguns anos atrás, o líder Dalit (especificamente Ram Raj e outros) tinha se encontrado com certos cristãos na Índia que tinham recusado aceitar este esmagador número de pessoas em suas igrejas. Desencorajado, os líderes Dalits, como o líder Doutor Ambedkar então se converteram ao Budismo. Pela graça de Deus, a porta está agora aberta para milhões experimentarem esperança e verdadeira liberdade através de nosso Senhor.

Amigos Fieis

Delmy Ochoa Estados Unidos

Hondurenha, professora e membro da Diretoria da Igreja.

 

Amizade é um sentimento excepcional que une a duas pessoas. Fiel é ser leal, honesto, próprio. É ser honrado, transparente, que se exprime sem artifício, que cumpre seu dever sem intenção de enganar ou disfarçar seu procedimento. Sobre tudo, amigos fiéis são aquelas pessoas sinceras, hospitaleiras, que consolam, que confortam, que exortam; são aquelas que com amor e verdade dizem que estão erradas, que não deixam cair ao abismo, mas pelo contrário, sempre estendem as mãos para ajudar a levantar - " Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro" (Ec 4.10). Amigos fiéis são aqueles que em todo tempo amam a seu amigo (Pv 17.17), que aconselham, que fazem o bem sem interesse próprio, que oram pelos outros, mesmo sendo injustiçados ou incompreendidos pelos próprios amigos (Jó 42.10). As Sagradas Escrituras revelam o exemplo de uma amizade pura, como a de Davi e Jônatas (1Sm 18.1); de uma amizade que leva a carga e sofre pelo seu próximo, como a de Paulo e Silas, e seus demais companheiros, que o apoiaram em suas prisões, em sua escassez, em suas viagens missionárias e em suas tribulações (Cl 4.9,10; Rm 16.7; Fl 23; At 15.40; 16.25). Acima de tudo, o maior exemplo recai sobre a pessoa do Senhor Jesus Cristo, o Amigo Fiel, que fortalece (Fp 4.13); que salva e cura (Is 53.4,5); que protege, guia (Ef 6.22; Cl 2.2), que consola os corações abatidos (Sl 71.21; 2Co 7.6); e ensina a sua igreja a  experimentar e ter o mesmo sentimento que O levou a suportar a cruz (Fp 2.2; Rm 15.5); a amar uns aos outros (1Jo 4.11) com esse amor que excede todo entendimento e que cresce cada dia (Ef 3.19). "O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão" (Pv 18.24); e o maior destes amigos, certamente, é a pessoa do Senhor Jesus Cristo.

EVIDÊNCIAS DA NOSSA UNIÃO COM CRISTO

Manuela Costa Barros Estados Unidos

Brasileira, professora Deã Acadêmica do STB.

 

Texto Áureo da Lição

 Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus.
  (Colossenses 4.12)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: IRMÃOS AMADOS, número 175 da Harpa Cristã.

 

1AS CARACTERÍSTICAS DE UMA AMIZADE EM CRISTO
Calcada na Sinceridade: Jo 15.15,20
Expandida pela Reciprocidade: 1Sm 18.3,4; 2Sm 9.7; 1Co 13.4
Edificada na Fidelidade: 1Co 4.17; 2Tm 4.11
2. O VALOR DE UMA AMIZADE EM CRISTO
No Momento da Tentação: 1Tm 5.23; Fp 4.14-18; Gl 2.11,12
No Momento da Abundância: Ex 24.13; 18.18-21
 No Momento da Excacês: Jó 4.4; Fl 1.10
3. AS PRIORIDADES DE UMA AMIZADE EM CRISTO
A Palavra de Deus : 2Tm 3.14-17; Ef 5.19
A Obra de Deus: Cl 4.12,13; Jo 21.17; Fp 2.30
A Vontade de Deus: Cl 4.17; Tt 1.4,5

 

 

 

   Texto da Lição:

Colossenses 4.7-14



7 Tíquico, irmão amado, e fiel ministro, e conservo no Senhor, vos fará saber o meu estado;
8 o qual vos enviei para o mesmo fim, para que saiba do vosso estado e console o vosso coração,
9 juntamente com Onésimo, amado e fiel irmão, que é dos vossos; eles vos farão saber tudo o que por aqui se passa.
10 Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o;
11 e Jesus, chamado Justo, os quais são da circuncisão; são estes unicamente os meus cooperadores no Reino de Deus e para mim têm sido consolação.
12 Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus.
13 Pois eu lhe dou testemunho de que tem grande zelo por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e pelos que estão em Hierápolis.
14 Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas.

(ARC)