Fort Lauderdale, Flórida, 22 de Agosto de 2004 Ano XII  Lição Nº 34


 

Bens Materiais

Rev. Gildásio Jesus B. dos Reis   Brasil

Brasileiro, pastor, professor e escritor

  

“É pela atitude do Cristão em relação aos bens materiais, que se julga da sua vida espiritual. O comportamento do homem para com o dinheiro é a expressão tangível de sua verdadeira fé” - João Calvino.“ O desígnio de Deus, em nutrindo o homem, não é apenas prover-lhe ás meras necessidades materiais. Visa a um fim espiritual. Através do sustento, Deus Se faz conhecer á criatura, revela-se a ela como o Criador. A Teologia Reformada, ou Calvinismo, não  é um tipo de espiritualismo, como quer entender o humanismo, que separa  a vida material da  vida espiritual.  A doutrina reformada não  advoga este tipo de alienação. A vida material e a vida do corpo estão intimamente ligadas à vida espiritual. Por isto há uma grande necessidade de estudarmos este aspecto da vida cristã  que também diz respeito ás questões financeiras (Amós 3:3). Dentro do lar, a área que envolve finanças tem sido objeto de tantos problemas ao casamento. Vem logo abaixo da comunicação e de problemas no relacionamento sexual na lista de destruidores dos lares. Muita gente pensa que a Bíblia deve ser consultada apenas para coisas espirituais, mas, segundo o conceito reformado, ela é a nossa "regra de fé e prática". Seus ensinamentos dizem respeito à  todas as áreas da vida do crente, como já vêm na área da sexualidade. Seus ensinos são ricos e profundos. Visa apenas o nosso bem. Vamos Primeiramente examinar três atitudes negativas que determinam como usamos o nosso dinheiro: medo cobiça e orgulho. (1) Medo: Podemos ter medo de perder o emprego, de sofrer uma enfermidade prolongada, de sofrer um acidente. Temos medo da inflação, dos políticos que não cumprem seus deveres, do resultado da próxima eleição e como ele afetará a nossa economia, do aumento da gasolina, do aumento da prestação da casa própria. Para Calvino, o dinheiro é  um sinal de duplo sentido: sinal de graça para aquele que, pela fé, reconhece que tudo lhe vem de Deus, e sinal de condenação para aquele que recebe os bens dos quais vive sem discernir que são dádivas de Deus. Por esta razão o dinheiro sempre põe o homem à prova. “Quando pois, temos refeições a tomar, o que beber e o que comer, aprendamos a levantar os olhos para o Alto e de tal maneira aproveitarmos e servir-nos destes meios ordinários, que saibamos que é Deus Quem nos alimenta” - João Calvino. (2) Cobiça: A segunda atitude negativa é a cobiça. Encorajados por uma sociedade materialista e consumista, queremos sempre mais e mais, precisamos sempre de mais e mais para nos considerar bem de vida, deixando de lado o conceito do bem supremo da vida. (3) Orgulho: É a terceira atitude negativa que pode determinar a maneira como vemos o dinheiro vem diretamente do poder e status que a nosso cultura confere aos bens de consumo. Tiago 2:2-4. Se a confiança em Deus não exclui o trabalho, elimina, em contraposição, o orgulho e a falsa segurança que o homem crê poder fundamentar sobre seu trabalho, tão frequentemente acompanhados de uma atividade febril desmesurada e de um zelo profissional que devora  toda a existência.” As atitudes negativas relacionadas ao dinheiro e aos bens materiais vem da  nossa criação, da cultura materialista adqurida e da má compreensão quanto ao que a Bíblia ensina.

União

Mbaxi Cabral Estados Unidos

Angolano, diácono, professor da EBD e músico.

 

Ato de juntar dois ou mais elementos ou seres. Um fato verídico de nossa união com Cristo, é que  quando aceitamos a Jesus, somos enxertados na oliveira verdadeira, tornando-se parte do corpo de Cristo, transparecendo o novo homem para o mundo através de nosso testemunho (Rm 11.17). Ou seja, quando estamos em Cristo, damos frutos. Existem alguns aspectos de suma importância, que revelam a união entre o crente com Cristo, tais como: (1) O batismo nas águas, que ocorre depois do crente ser batismo em Cristo, confessando para o mundo que Cristo vive em sua vida (Jo 3.18), (2) O amor por Cristo e por cada um de nossos irmãos (I Cor 12.25, Fp 2.2), (3) O sentimento de sofrer por Cristo (2 Co 1.6, 1 Pe 5.9), (4) A comunhão do crente com Cristo (1 Cor 1.9). A Trindade é o um exemplo muito clássico de unidade, porque Deus Pai, Filho e Espírito Santo são um, mas manifestam-se de maneira diferente. (Gn 1.26, 1 Jo 5.7, 8). O apóstolo João em sua primeira carta, enfatiza de uma forma sucinta, que a união entre os discípulos deveria seguir o modelo da união entre Cristo e Deus Pai (Jo 17.11, 23). Portanto, o primeiro livro do Pentateuco retrata que o homen deve deixar seus pais, para unir-se a uma mulher virgem no intuito de tornarem-se ambos em uma só carne (Gn 2.18-25). Fazendo uma analogia, o apostolo Paulo ao redigir a sua carta à Igreja de Éfeso, realça sobre o amor de Cristo para com sua noiva “a Igreja”. Comprando-a com o seu sangue, e deixando a promessa de seu regresso, no ambito de unir-se a ela definitivamente nos céus, nas bodas do cordeiro (Ef 5.22-27, Cl 3.4, 1 Ts 4.13-18, Ap 19.7,9).

 

 

EVIDÊNCIAS DA NOSSA UNIÃO COM CRISTO

Domingos Tito Sacatato Estados Unidos

Angolano, evangelista e professor do Seminário.

 

Texto Áureo da Lição

 Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
  (Colossenses 3.1)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: UNIÃO DO CRENTE COM SEU SENHOR, número 145 da Harpa Cristã.

 

1AS EVIDÊNCIAS DO PECADO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Origem e significado do pecado: Is 14.12-15; Tg 4.17; 1Jo 3.4
As consequências do pecado: Rm 3.23; 5.12; Tg 3.9
O antídoto contra o pecado: Gn 3.15; 1Jo 1.7; Ef 1.7
2. AS EVIDÊNCIAS DA SALVAÇÃO E SEUS BENEFICIOS
Origem e significado da salvação: Jo 3.16; At 4.12; Rm 13.11
Os beneficios da salvação: Cl 3.10; 2Co 3.18; Jo 11.25
 A experiência da salvação:. Jd 3; At 2.38; Jo 3.3
3. AS EVIDÊNCIAS DA BEM-AVENTURADA ESPERANÇA
Enquanto espera, trabalha: Jo 6.27; 1Co 15.58
Enquanto espera, vigia: Mc 13.32-37; Lc 21.34-36
Enquanto espera, combate: Ef 6.10-12; 1Co 9.24-26; Jd 3; Fp 1.27

 

 

 

   Texto da Lição:

Colossenses 3.1-11



1 Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
2 Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra;
3 porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, também vós vos manifestareis com ele em glória.
5 Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria;
6 pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
7 nas quais também, em outro tempo, andastes, quando vivíeis nelas.
8 Mas, agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
9 Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos
10 e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
11 onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos.


(ARC)