Fort Lauderdale, Flórida, 04 de Julho de 2004 Ano XII  Lição Nº 27


 

Nossa Inquestionável Posição

Rev. Eronides DaSilva   Brasil

Brasileiro, pastor da Igreja Pentecostal Betânia - Assembléia de Deus

 “Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo pata todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns” (1 Co 9.22). Como ser um homem ou uma mulher de inquestionável posição no meio de uma geração incrédula e materialista? Um obreiro cristão tem a solene tarefa de aprender ser um homem ou mulher de Deus, de excelente valor e inequívoco testemunho, no meio de uma multidão de sentidos e valores vãos, como a qual convivemos, mas não conivamos! Nunca devemos protestar a Deus, dizendo: se tão-somente estivéssemos num diferente lugar ou posição, seria tudo mais fácil! O povo de Deus, apesar da sua íntima e peculiar dificuldade, é povo ordinário, porém, que foi feito extraordinário para uma extraordinária finalidade pelo próprio Deus. A menos que tenhamos finalidades intelectualmente corretas em nossas mentes e propósitos amoráveis em nossos corações, estaremos correndo o risco iminente de nos desviarmos do propósito ser útil a Deus. Nós não servimos ao Senhor pela nossa própria escolha, mas foi ele mesmo que nos escolheu e nos elegeu: “Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto”. (Salmos 100.3); “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto”. (Romanos 8.28). Algumas pessoas escolhem deliberadamente ser trabalhadores do Evangelho, mas não possuem nos seus objetivos a graça Divina e a virtude de sua Palavra — por isso fracassam! O coração, a mente, e a alma inteiros de Paulo foram consumidos com o propósito grande e nobre do Evangelho em que Jesus veio anunciar, e nunca perdeu de vista esse objetivo: “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. (Filipenses 3.14,15). Nas adversidades da vida, nós como obreiros da Grande Seara, devemos sempre lembrar: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda.” (João 15.16). Mantenha estas palavras como uma forte lembrança  em sua teologia: não foi você que se chegou  a Deus, mas foi ele que lhe alcançou com sua divina graça! Até hoje, meu caro irmão minha cara irmã, ele não se esqueceu nem se cansou de nós, muito pelo contrário, segue, arduamente, trabalhando em nós, até que o vaso sirva de honra em sua casa, no seu Reino! Não arrisque ser um trabalhador do Evangelho, mas uma vez que Deus colocou a chamada sobre seus ombros, sofra para que nunca se desvie “de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda...” (Deuteronômio 28.14). Contemple neste mundo perverso, que foi de lá que Deus lhe tirou, e fez de você o que agora neste momento é — uma nobre pessoa numa inquestionável posição neste mundo! Deixe-o ser o Oleiro, e permita você mesmo ser o vaso!

Heresia

Vania DaSilva  Estados Unidos

Brasileira, missionária, professora e Secretária da Igreja.

 

Hairesis (grego) que significa escolha, opinião própria, a qual vai contra principios e ensinamentos já estabelecidos, levando a divisões e formação de seitas. A palavra heresia na Bíblia é usada com vários significados, mas todos mostram um declinio, alteração e separação da comunhão e doutrina cristã. No Novo Testamento, a palavra é interpretada como seita (partido). Exisitiram cinco seitas principais em Isarel: dos fariseus (Mt 5.20); dos saduceus (J.o 11.47); dos zelotes (At 1.13); dos herodianos (Mc 3.6); e dos essênios (Josefo). A palavra heresia (seita), também era usada para a fé cristã (At 28.22), por ser diferente daquilo que ensinava o judaismo. Paulo usa o termo para se referir àqueles que trazaim dissensões na Igrreja de Corinto (1Co 11.29) e também como uma obra da carne (Gl 5.20). Pedro, em sua Segunda carta, desmascara os falsos profetas, seus ensinos contra Cristo e sua forma de vida disoluta (2Pe 2.1-3). Inácio, um dos grandes líderes da Igreja no segundo século, não cessou de escrever combatendo as heresias do agnosticismo, os quais negavam a humanidade de Jesus. Nos dias atuais, a Igreja do Senhor continua combatendo contra este mesmo mal, que tenta a todo o custo, manchar as vestes da imaculada do Senhor. As seitas podem ser classificadas em quatro categorias: as pseudocristãs (que derivam do Cristianismo); as orientais (que derivam das filosofias orientais); as ocultistas (que tentam unir as seitas pseudocristãs e as orientais); e as secretas (que têm se camuflado como associações).

UMA IGREJA AMEAÇADA PELAS HERESIAS

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, pastor, professor, conferencista e articulista.

 

Texto Áureo da Lição

 E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.  (2 Pedro 2.1)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: AS SANTAS ESCRITURAS, número 322 da Harpa Cristã.

1.  O ENFRAQUECIMENTO DOUTRINÁRIO NA IGREJA
Na fase de semeadura do mal: Mt 13.15; 1 Co 1.10; 1 Tm 13-4
Na fase de germinação do mal: 1 Jo 2.18,22; Ap 2.20; 2 Ts 2.1-2
Na fase de crescimento do mal: 2 Jo1.7-10; 2 pE 2.17-19; jD 1.4
2. A HERESIA GERMINADA NA IGREJA
O gnosticismo — negando o valor de Cristo: Cl 2.8;  1 Jo 2.22
O ascetismo —  negando o valor do homem: Cl 2.16; 1 Jo 4.3
 O esoterismo — negando o valor dos anjos: Cl 2.18; 1 Co 10.20,21
3. A DEFESA CONTRA A HERESIA NA IGREJA
Filtrando as filosofias: 2 Tm 2.16; Cl 2.8; At 17.23-29
Mantendo a fé cristã: 2 Tm 2.1; Ef 6.10; Jd 1.10
Conhecendo a Doutrina Bíblica: Mt 22.29; Jo 5.39;2 Tm 4.1-4

   

Texto da Lição:

Colossenses 2.16-23



16 Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
17 que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
18 Ninguém vos domine a seu bel-prazer, com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,
19 e não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.
20 Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo,
21 tais como: não toques, não proves, não manuseies?
22 As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
23 as quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum, senão para a satisfação da carne.


(ARC)