Fort Lauderdale, Flórida, 03 de Agosto de 2003 Ano XI  Lição Nº 31


 

Vivemos Muito Ocupados!

David Wilkerson   Brasil

Americano, professor, escritor e pastor da Igreja Time Squares.

Muitos não conseguem guardar a Palavra de Deus porque estão constantemente mudando levianamente os seus caminhos! Quando Jesus falou de sua volta, por que ele não falou sobre o índice de criminalidade? Por que não se referiu à imoralidade de hoje? Ele nada disse a respeito da epidemia de drogas, de nossas prisões superlotadas, dos nossos pecados quanto aos abortos. Não! Ele disse apenas: "Assim como foi naqueles dias, as pessoas estarão comprando, vendendo, comendo, casando-se“ — preocupados com ‘coisas boas’. E elas ficarão tão ocupadas, que negligenciarão suas próprias almas! Vejo, mentalmente, o rosto de muitas pessoas que não freqüentam mais A Igreja Do Times Square, onde sou pastor. Em outubro, a nossa igreja vai comemorar o seu nono ano de vida. Durante os nossos primeiros três anos, havia um enorme entusiasmo. Muitos jovens profissionais e pessoas ligadas aos negócios vinham aos nossos cultos — adoráveis homens e mulheres de carreira, em chamas para o Senhor. Eles testificavam que haviam estado espiritualmente famintos, e que a Igreja de Times Square os havia resgatado da morte espiritual. Estas pessoas estavam sempre lá, quando as portas da igreja se abriam. Levavam para casa mensagens gravadas dos nossos cultos, ouvindo-as várias vezes até que os sermões fossem absorvidos no íntimo de suas almas. Também eram ganhadores de almas. Todas as vezes que me viam na rua, eles paravam e me abraçavam, elogiando-me quando me apresentavam aos desconhecidos: "este é o meu pastor. Você precisa vir ouvi-lo pregar!" Sempre que eu ia aos seus escritórios e me apresentava às suas secretárias, eu recebia um tratamento VIP. Imediatamente me diziam: "Pode entrar, pastor". Ao entrar em seus escritórios, eles largavam tudo, me abraçavam e diziam: "Oh pastor — Domingo foi maravilhoso! Quando cheguei em casa, mal consegui dormir. O Espírito do Senhor estava sobre mim à noite toda". Atualmente, com muita tristeza, eu já não vejo muito dos seus rostos na igreja. Pouco a pouco, os vejo se desviando, de volta para o materialismo. Hoje, estão sendo consumidos pelo trabalho, pela carreira ou pelos negócios. Muitos freqüentam igrejas que possuem reuniões de apenas uma hora, somente aos domingos, com um pequeno sermão de vinte minutos, que não tem persuasão nem constrangimento algum para se viver uma vida no altar. Quando vejo essas queridas pessoas na rua, elas fingem que não me viram. Alguns chegam mesmo a se virar e mudar de direção. A sua rejeição magoa o profundo de minha alma, que por eles sempre intercedi. Mas, quanto mais do que isso Deus é magoado pela sua indiferença e rejeição a sua pessoa. Como Deus sente-se ao ser tratado com desprezo por aqueles que uma vez andaram, conversaram e choraram com ele, suplicando sempre que de alguma maneira os usasse? No passado, estas mesmas pessoas lhe disseram: "Senhor, tu salvastes a minha vida de um inferno, e um muito mau. Nunca te deixarei!" Mas agora, eles não lhe concedem nem um instante do seu dia, do seu espaço no coração, de sua prioridade em suas vidas! Deus guarde a todos nós que ainda estamos no caminho!

IGREJA

Dorcas Copque Estados Unidos

Brasileira, professora e memebro da Diretoria.

Duas palavras no Novo Testamento, traduzidas do hebraico para o grego, trazem o significado do vocábulo igreja. São elas: synagoge, reunir-se ou reunir e Ekklesia, congregação de cristãos ou assembléia cristã (At 5.11; II Co 11.18). A palavra igreja ocorre em apenas duas passagens dos Evangelhos, ambas dos lábios de Jesus (Mt 16.18; 18.17). A primeira passagem refere-se ao aspecto universal da igreja, abrangendo todos os salvos por Cristo que se dividem em igreja militante, composta de crentes que se acham vivos, e a igreja triunfante, dos que já estão com Cristo. Na segunda passagem vemos o aspecto da igreja local, observando o caso da disciplina que não está no âmbito da igreja universal. O vocábulo traduzido por igreja significa literalmente povo convocado. A igreja é o povo convocado por Cristo, formada daqueles que tendo ouvido e atendido ao chamado do Senhor, o confessam como seu Salvador (Rm 10.9). Como organismo, a igreja é uma, cujos membros trabalham uniformemente para o desenvolvimento deste corpo cuja cabeça é Cristo Jesus. A igreja é santa porque seu fundador a santificou (Ef 5.26), constituindo-a com pessoas santificadas, separadas para Deus. A igreja é universal, pois abrange os salvos de todas as raças, tribos e nações (Ap 5.9). A igreja é também apostólica, porque é edificada sobre o fundamento dos apóstolos (Ef 2.20). Ela é simbolizada como corpo, edifício e finalmente, é simbolizada como Noiva de Cristo, a qual por ele é amada, cuidada, portanto destinada a casar-se com Cristo e com ele viver eternamente. (Ef 6:4).

 O CRISTÃO E A IGREJA LOCAL

Domingos Sacatato Estados Unidos

Angolano, evangelista e professor.

Texto Áureo da Lição

 Mas, se tardar, para que saibais como convém andar na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade. (1 Timóteo 3.15)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: VEM À ASSEMBLÉIA DE DEUS, número 144 da Harpa Cristã.

 
1. CONCEITOS BIBLICOS SOBRE A IGREJA
Etimologia da palavra Igreja: Jo 17.16-17; 17.14.
A composição da igreja local: At 15.41; 9.31; 1Co 16.19.
A composição da igreja universal: Ef 1.22; Rm 12.5.
2. ATITUDE ÉTICA DO CRISTÃO NA IGREJA
Fidelidade e obediência ao pastor e igreja: Hb 13.17; 2Ts 3.14.
Adoração e serviço a Deus: Rm 12.1; Js 24.15; Sl 100.1,2.
 Testemunho para com o mundo: Mt 5.13-16; Fp 2.15; 1Pe 2.12.
3. SIMBOLOS BIBLICOS DA IGREJA
Comparada a um corpo: Ef 4.15; 5.23; 1Co 12.12.
Comparada a um edificio: 1Co 3.9; Mt 16.18; 1Pe 2.5.
Comparada a uma noiva: Ef 5.32; Ct 8.7.

Texto da Lição:

1 Timóteo 3.15

15 Mas, se tardar, para que saibais como convém andar na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.

Efésios 5.27

27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensivel!

Salmos 122.1

1 Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.


(ARC)