Fort Lauderdale, Flórida, 15 de Junho de 2003 Ano XI  Lição Nº 24


 

Deus Revelado!

Paulo Roberto Barbosa   Brasil

Brasileiro, o pastor cego da Internet!

Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele" (Efésios 1.17). H. Musgrave Read, um ateu proeminente por cerca de vinte anos, socialista, secretário do Manchester Independent Labor Party, um amigo pessoal de Bradlaugh, Blatchford, e outros ateus, enquanto viajava pelas estradas do Colorado, ficou extasiado com o belíssimo cenário diante de seus olhos, e convenceu-se inteiramente da existência de um Deus que havia criado tudo aquilo. O caráter do Deus vivo lhe foi revelado através de João 3:16 e ele pôde provar do amor de Deus aos pecadores, recebendo Seu Filho como Salvador. Deixou a incredulidade e tornou-se um pregador do Evangelho de Jesus Cristo. Muitas vezes estamos trilhando caminhos que não poderão nos trazer paz, segurança e muita menos felicidade. Estamos tão obstinados a alcançar o nosso alvo, segundo a nossa própria maneira de ver as coisas, que não percebemos a presença de Deus nos apontando para direção oposta. O Senhor, por seu imenso amor, apresenta todo tipo de possibilidades para que o nosso coração se alegre e alcancemos, com regozijo, a nossa felicidade. Ele envia pessoas para nos abrir os olhos, permite situações que nos fazem refletir e, então, achar o rumo certo, e assim mesmo não conseguimos enxergar. Quem leu o meu testemunho, sabe que Deus mudou o rumo de minha vida através de simples bilhetes. Foi uma grande bênção e guardo até hoje um deles, como louvor e gratidão ao Senhor por esses 29 anos de felicidade. Mantenha sua atenção em tudo que acontece ao seu redor. A bênção que você procura pode estar mais perto do que imagina!

Os Livros dos profetas maiores

Neuza Rocha Estados Unidos

Brasileira, seminarista e diretora do Apoio.

Profeta é aquele que é chamado para falar, para proclamar uma mensagem divina. A divisão dos profetas maiores da Bíblia Sagrada, compõem-se dos livros de: Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel. O nome de Isaías significa salvação, e ele é conhecido como o profeta messiânico. O ministério de Isaías sucedeu durante o reinado de quatro reis de Judá: Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias (Is 1.1). Seu livro tem três objetivos: 1º Confrontar a nação de Israel e as contemporâneas com a  palavra do Senhor; 2º Profetizar esperança à geração futura de exilados judaicos que seria restaurada do cativeiro; 3º Mostrar que Deus enviaria o Messias, cuja salvação abrangeria todas as nações da terra. O nome de Jeremias significa Jeová estabelece. Ele começou seu ministério aos vinte anos, no XIII ano do reinado de Josias, aproximadamente 70 anos após a morte do profeta Isaías (Jr 1.2). Jeremias trouxe uma palavra severa da parte de Deus, porém tinha o seu coração quebrantado pelo seu povo, e chorava por ver a desgraça espiritual em que seu povo se encontrava. Ele ministrou quarenta anos em Jerusalém e cinco anos no Egito, durante a dinastia dos reis Josias, Jeoiaquim e Zedequias. Lamentações de Jeremias é uma continuação do livro de Jeremias. A Septuaginta descreve as seguintes palavras: “E sucedeu, depois que Jerusalém foi levada ao cativeiro, que Jeremias se sentou a chorar e a lamentar, e lançou seu lamento sobre Jerusalém.” O nome de Ezequiel significa Deus fortalece, e foi um dos profetas do Cativeiro, juntamente com Daniel. Seu ministério profético pode dividir-se em duas etapas: 1º O profeta de condenação, que interpreta os acontecimentos vindouros para o remanescente que se encontrava exilado (1-24); 2º A tentativa de edificação dos exilados como povo de Deus (33-39). De todas as profecias de Ezequiel podemos destacar: A atalaia de Israel (3.16-27); A meretriz e as abominações de Jerusalém (16); Lamentação sobre o Rei de Tiro (28.11-19); A visão dum vale de ossos secos (37.1-14) e a torrente das águas purificadoras (47.1-12). O último livro da divisão dos Profetas Maiores é o de Daniel, cujo nome significa Deus é o meu juiz. Daniel foi levado para a Babilônia no terceiro ano de Jeoiaquim (605 a.C.). Ele recebeu do Senhor conhecimento, sabedoria e entendimento em toda visão e sonhos (Dn 2.5). Os grandes temas da profecia de Daniel são de suma importância para a Igreja atual: a apostasia do povo de Deus, a revelação do homem do pecado, a tribulação, a segunda vinda, o Milênio e o Dia do Juízo. A maior parte dessas profecias já obtiveram seu cumprimento.

OS PROFETAS MAIORES

Rev. Eronides DaSilva Estados Unidos

Brasileiro, Pastor da Igreja, professor, conferencista e articulista.

Texto Áureo da Lição

 Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada, (1 Pe 1.10)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: FALA, JESUS QUERIDO, número 151 da Harpa Cristã.

 

1. O PERFIL DA NAÇÃO A HISTÓRIA DO POVO
Sua decadência: Jr 16.9-13; 44.4-7.
Seu exílio: Lm 3.1; Jr 9.1-2.
Sua restauração: Jr 18.1-6; Is 26.20; Is 55.1.
2. O PERFIL DO MESSIAS A SALVAÇÃO DO POVO
Seu advento: Is 7.14; 9.2, 6; 53.2; 32.2.
Seu ministério: Is 40.9; 43.11; 61.1.
 Sua glória: Is 9.7; 11:1-10; 12.1; 35.8.
3. O PERFIL DA ESCATOLOGIA O FUTURO DO POVO
Acerca das nações confederadas: Ez 38.1-8, 11, 16, 21-23; Ap 6.2-8.
Acerca das nações aliadas: Ez 39.1-2, 9, 12, 14-15, 28; Ap 17.14.
Acerca das nações globalizadas: Dn 2.31-43; 7.3-8; Ez 47.11; Ap 20.8, 9.

Texto da Lição:

Jeremias 1.1-7

1
Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim.
2
A ele veio a palavra do SENHOR, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo-terceiro ano do seu reinado.
3
E lhe veio também nos dias de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, até ao fim do ano undécimo de Zedequias, filho de Josias, rei de Judá, até que Jerusalém foi levada em cativeiro no quinto mês.
4
Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
5
Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta.
6
Então, disse eu: Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança.
7
Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás.

(ARC)