Fort Lauderdale, Flórida, 01 de Junho de 2003 Ano XI  Lição Nº 22


 

O Melhor Ainda Está Por Vir!

Robinson Monteiro Grangeiro   Brasil

Brasileiro, pastor da Igreja Presbiteriana de Itambaú, Brasil.

Vários estudos psicológicos sobre a memória revelam que, com o tempo, a memória muda para o que é positivo. Esta é a razão porque a nostalgia - "bom era quando eu tinha tantos anos" ou "na minha época" - altera a percepção que temos do que já passou. Marian Yarrow conduziu uma pesquisa com mães e professores acerca do comportamento de seus filhos quando estavam na escola primária. A conclusão foi que, ao contrário dos professores que eram mais realistas nas lembranças que tinham dos alunos, as mães 'douravam o passado'. Obviamente que o ambiente e a personalidade de cada um, influencia seriamente a memória, porém a tendência demonstrada pela pesquisa é majoritária. A pergunta é: o que isto tem a ver conosco hoje? Primeiramente, quando 'douramos o passado' temos a tendência de subestimar o presente e sermos pessimistas quanto ao futuro. O que virá nunca pode ser melhor do que o que já foi. Em segundo lugar, quando 'douramos o passado' criamos uma falsa realidade idealizada para não incluir erros e fracassos, que são justamente os elementos que mais nos fazem crescer, quando bem interpretados e absolvidos. E finalmente, quando 'douramos o passado' queremos repeti-lo e assim perdemos o grande privilégio da vida, que é o de reescreve-la dinamicamente e assim, não evoluímos, apenas nos cristalizamos. Eu creio que o apóstolo Paulo nos elicia a uma dinâmica diferente. Ele escreve: "Não que já tenha alcançado a perfeição, mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui alcançado por Cristo Jesus. Uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus". Por melhor que a vida já tenha sido para você, o melhor ainda pode estar adiante. Olhar para frente e não ter medo de ser feliz é o que talvez você precise para experimentar esta verdade.

Os Livros Poéticos

Mbaxi Cabraal Estados Unidos

Angolano, diácono,  professor e diretor dos Jovens.

O livro da velha aliança contém cinco livros poéticos, tais como: Jo, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão. O livro de Jo fala sobre a sua vida, o sofrimento, salientando uma narrativa sucinta de sua integridade e fidelidade a Deus. A autoria deste livro e anônima, mas muitos eruditos crêem que fora escrita por Moises. Em sua composição, contem 42 versículos. Os acontecimentos relatados neste livro se desenrolam em Ur dos Caldeus, que mais tarde veio a ser território de Edom, que se encontrava a norte da Arábia e a sudoeste do mar morto. Jo viveu na época de Abraão, por volta dos ano 200 a.C. Fazendo uma abordagem do livro em pauta, podemos ressaltar assuntos concernentes ao mesmo como: A prova de Deus de sua Retidão, Seu sofrimento, confrontação de seu amigos Elifaz, Buildade e Zofar, sua falha ao amaldiçoar o dia de seu nascimento, Deus falando de sua grandeza e soberania em suas perguntas, intercessão de Jo por seu amigos, final da provação do patriarca e multiplicação de sua possessão e restauração em todas as áreas de sua vida. Pelo menos duas lições aprendemos neste livro. (1) De sua confiança em deus quando ele afirma que o seu redentor vive (Jo 19:25-27) e de sua paciência e dependência em sua vontade, quando ele afirma que ainda que o Senhor o matasse, no Senhor ele esperaria (Jo 13:15). A autoria do livro de Salmos e concernente a Davi, Asafe (Sl 50; 75-83) os filhos de Core (Sl 42; 49; 84; 85; 87), Salomão (Sl 72; 127), Herma (Sl 88), Eta (Sl 89) e Moises (Sl 90) e ele relata sobre a adoração a Deus, petição, suplica, declaração de confiança e louvor a Deus. Davi escreveu este livro em momentos de oração, adoração, louvor, intensa aflição, humilhação, canto, ação de graças, exaltação, etc. A palavra Salmos vem do hebraico, tehillim, que significa louvores.Ha 186 citações dos salmos no novo testamento. Este livro e composto de 150 versos e foi redatado entre o ano 10 a cinco a.C. Existem pelo menos duas divisões neste livro que tem uma certa predominância sobre nomes da divindade. A primeira que vai dos salmos um ate ao 41 e desde os salmos 90 ate ao 150 que ressalta a pessoa de Jeová como “Senhor”, a segunda divisão que vai dos salmos 42 ate ao 89 da um enfoque de Jeová como Deus “Elohim”. Os salmos estão divididos em: (1) Cânticos de Louvor, (2) Cânticos de ação de graças, (3) Salmos de oração e suplicas, (4) salmos de Majestade divina etc. O livro de salmos e o hinário e livro devocional dos Hebreus.O livro de provérbios foi escrito por volta dos anos 970-700 a.C. Fala de Sabedoria. A palavra provérbio vem do hebraico marshal que significa: parábola, oráculo, máxima sabia. Este livro conte 31 versos. A autoria deste livro engloba: (1) Salomão que escreveu 3000 provérbios, Agur (pv 30:1-33), Rei Lemuel ( Pv 31:1-9). Eclesiastes também foi escrito por Salomão. Este livro e denominado de “Livro do Pregador”. O titulo deste livro, vem do hebraico kohelet que significa reunir-se. Presumisse que Salomão escreveu este livro já em sua velhice, provérbios em sua idade media, e cantares, e sua mocidade. Este livro este voltado à nulidade da vida à parte de Deus. Estes livros contem somente 12 versículos.O livro de catares for escrito por volta do ano 960 a.C. De cordo com I reis 4:32, Salomao escreveu 1005 canticos. Este e o livro mais curto com somente oito versos.

OS LIVROS POÉTICOS - I

Domingos Tito Sacatato Estados Unidos

Angolano, evangelista e professor do Seminário.

Texto Áureo da Lição

 Para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento, (Provérbios 2:2)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: NOIVA DE JESUS, APRONTA-TE, número 250 da Harpa Cristã.

 

1. Jó, o Livro das Grandes Revelações  
A revelação do Deus criador e soberano: Jó 1:12; 2:6; 38:41.
A revelação de Satanás, o acusador: Jó 1:7-11; 2.5; Ap 12:10.
A revelação da antevisão de Cristo: Jó 19:25; 13:15.
2. Provérbios, o livro da sabedoria
A sabedoria humana — relativa: Pv 4:5b; At 7:22; 17:28.
A sabedoria divina — absoluta: Pv 4:5a; 1Rs 3:28; Dn 5:11; Tg 3:17.
 A sabedoria diabólica — corrompida: Jó1:7; Tg 3:14-16; Jó 1:9b.
3. Eclesiastes, o Livro das Exortações
A exortação ao temor — para com Deus: Ec 12:13; Dt 10:12.
A exortação à prudência — para com o mundo: Ec 12:1; Rm 12:1-2.
A exortação à comunhão — para com os irmãos: Ec 11:1-2; 2Co 8:10-15.

Texto da Lição:

1 Reis 4:29-34; Provérbios 1:1-6

I Reis 4:29 E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar. 30 E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios. 31 E era ele ainda mais sábio do que todos os homens, e do que Etã, ezraíta, e do que Hemã, e Calcol, e Darda, filhos de Maol; e correu o seu nome por todas as nações em redor. 32 E disse três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco. 33 Também falou das árvores, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que nasce na parede; também falou dos animais, e das aves, e dos répteis, e dos peixes. 34 E vinham de todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomão e de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.
 

 Provérbios 1:1 Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel. 2 Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras da prudência; 3 para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a eqüidade; 4 para dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso; 5 para o sábio ouvir e crescer em sabedoria, e o instruído adquirir sábios conselhos; 6 para entender provérbios e sua interpretação, como também as palavras dos sábios e suas adivinhações.

(ARC)