Fort Lauderdale, Florida, 22 de Abril de 2001 Ano IX  Nº 17


 

Vós Sois o Sal da Terra!

Manuela Lopes de Barros E.U.A

Brasileira, Professora e Diretora de Evangelismo.

"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens." Esta foi uma colocação feita pelo próprio Jesus, quando depois do seu conhecido 'Sermão da Montanha', diante de uma grande multidão, ele torna-se para os seus discípulos trazendo esta palavra de grande peso. Pensando na molécula do sal, observa-se que dois fatores seriam causa de uma insipidez ou perda de valor. Um deles é a ação do próprio tempo, causando a perda de suas propriedades. E o outro, dar-se-ia ao misturá-lo com um componente neutralizador, impedindo assim a reação proposta às moléculas que formam esta substância. Segundo a Bíblia Sagrada, se isto se lograsse, o sal já não teria mais utilidade, poderia ir para o lixo. Como não podia deixar de ser, esta é a estratégia do inimigo de nossas almas para os fiéis — a insipidez. A tentativa é de que com o passar do tempo, nos possa acomodar à religião, à Palavra de Deus, às pregações, à unção e até à presença poderosa do Espírito no meio da igreja, fazer-nos fastiados, indigestos a tudo.  E, se o tempo não o fizer, o inferno trás, depois de muito calcular, a substância 'ideal', que trabalhará, conquistando cada partícula da molécula do sal, e neutralizando pouco a pouco, toda a utilidade para a qual o Senhor a formou. Mas Deus, conhecedor de todas as coisas, soberano, por sua imensa GRAÇA, entra na vida do crente, na vida da igreja, na hora exata, para polarizar com o sal, e trazê-lo ao exercício total de suas atividades, com todas as suas propriedades. Amados irmãos da Betânia, quem sabe quão insípido estava ficando o sal? Já estava sendo desvalorizado e desprezado, mas pela misericórdia do amoroso Pai, ele nos atingiu, para com ele poralizarmos e recebermos de volta as nossas propriedades adquiridas, para agora, mais do que nunca, salgarmos este mundo com a manifestação do verdadeiro Evangelho, de poder, de verdade, e de graça, do qual temos o privilégio de desfrutar.

O Próximo

Paulo Renato Alves E.U.A.

Brasileiro, Presbítero e Diretor dos Jovens.

A palavra próximo vem do latim - "proximu", que significa estar perto, ao lado de uma pessoa. Jesus fez menção dessa palavra respondendo a uma pergunta feita por um fariseu, doutor da lei, a respeito de qual seria o grande mandamento dentre as leis dos profetas. Jesus respondendo lhe disse: “Amarás o Senhor teu Deus, e a teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22.39b). Não muito satisfeito com a resposta de Cristo, o homem tornou a perguntar: Quem é o meu próximo? E Jesus lhe responde contando uma parábola - a do Bom Samaritano. Jesus não estava de maneira nenhuma invalidando as Leis dadas pelos profetas, mas sim, enfatizando a importância da comunhão entre os homens. “Concilia-se depressa com o teu adversário enquanto está no caminho com ele (Mt 5.25a). A vida cristã não se resume apenas em nossa comunhão com Deus, mas também no relacionamento com os nossos irmãos através do companheirismo. Esse relacionamento abordado pelo Mestre tinha um grande valor. O resultado das ofertas aceitáveis por Deus, era condicional ao fator de uma Koinonia fraternal com o  próximo. “Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconcilia-te  com teu irmão, e depois vem e apresenta a tua oferta (Mt 5:24). Dentro de uma Exegese Bíblica, o homem como ser humano, possui faculdades morais,  mas que permite agregar-se a outra pessoa com os mesmos valores, porque Deus criou o homem segundo a sua imagem, proporcionando-o um relacionamento com o seu Criador e com o seu próximo. Esses princípios morais que encontramos no Antigo Testamento continuam vigentes em nossa vida cristã, e devem ser observados e obedecidos a fim de que os homens possam olhar as nossas boas obras e glorifiquem a Deus.

O Padrão do Relacionamento Pessoal

Clemilda Siqueira Angelo E.U.A.

Brasileira e Seminarista

 

Texto Áureo da Lição

“Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão”           (Mt 5.25)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: IRMÃOS AMADOS — 175 da Harpa Cristã.

 

1. Na Vida do Cristão

  • Dando testemunho de sua redenção: 2 Co 5:17; 1 Co 1:30; Cl 1:13,14.

  • Dando testemunho da palavra: 1 Co 2:4; Sl 119:11; Jo 5:39; At 5:23-25.

  • Dando testemunho da esperança: Jo 14:1-3; Pv 14:32b; Ap 3:10-12; 1Ts 4:13

2. Relacionamento do Espírito Santo com o Homem

  • Aquele que convence: At 9:4; 8:35-37; 2:38-41; Jo 16.8.

  • Aquele que consola: Jo 14:16-18; 2 Co 7:6: Sl 23:4.

  • Aquele que restaura: Lc 15.21-24; 22:54-62; Jó 14.7-9; Sl 51:10-12.

3. Jesus, a Excelência do Bom Relacionamento

  • Amando o homem: Jo 14:23; 15:13; 3:16; Mc 6:34.

  • Compreendendo o homem: Jo 8:7; 10:20-29; Mt 26:10-13; Lc 7:44-46.  

  • Perdoando o homem: Jo 8:10,11; Lc 17:19; 7:47,48; Mt 9:2.

 

Texto da Lição:

 

Mateus 5:21-26

 

 21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
22 Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de 
juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raca será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar 
de louco será réu do fogo do inferno.
23 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa 
contra ti,
24 deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e 
apresenta a tua oferta.
25 Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não 
aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.
26 Em verdade te digo que, de maneira nenhuma, sairás dali, enquanto não pagares o último ceitil.


  (ARC)