Fort Lauderdale, Florida, 01 de Abril de 2001 Ano IX  Nº 14


 

Uma Carta Estendida!

Rev. Élben Lens César Brasil

Brasileiro, Pastor de Igreja em Viçosa, Minas Gerais


“Recebendo, pois,  Ezequias as cartas da mão dos mensageiros, e lendo-as; subiu à Casa do SENHOR;  e Ezequias as estendeu perante o Senhor.” (2Reis 19:14). O que fazer com o aviso prévio? O que fazer com o resultado positivo da biópsia? O que fazer com a confissão de infidelidade da esposa? O que fazer com a notícia da morte do filho que estava fora do país? Momentos como estes exigem muita sabedoria, muito acerto, muita calma. Existe um modelo que pode ser seguido com a garantia de bom êxito. Trata-se da atitude do rei Ezequias ao receber a carta de Senaqueribe, rei da Assíria. A carta tinha o propósito de amedrontar o rei de Judá e minar qualquer esperança de salvamento. Depois de ler a carta, Ezequias subiu à casa do Senhor, estendeu a carta perante o Senhor e orou a Deus. O que Ezequias fez é aquilo que Paulo ensina: “Sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições”. (Fp.4:6). Esta é a base de sustentação. Este é o início  de qualquer reação, o primeiro passo acertado, embora não o único. Foi assim que Ana também fez. Ela “estendeu a carta perante o Senhor”, isto é, expôs o seu problema, o seu drama, a sua miséria. Ela desfiou seu rosário de lamentações diante de Deus: sou estéril, quero um filho, a rival me irrita, o marido não me entende, não agüento mais, acho que vou enlouquecer (1Samuel 1:9-18). Ezequias não fechou a carta, não a rasgou, não a queimou, mas estendeu-a perante o Senhor. Ainda mais que a carta falava mal do próprio Deus, punha em dúvida o seu caráter e o comparava aos deuses fracos das outras nações já submetidas ao poder da Assíria. Na oração, Ezequias suplicava: “Inclina, ó Senhor, o teu ouvido, e ouve; abre, Senhor, os teus olhos, e vê” (2Rs.19:16). O rei de Judá reconheceu que os reis da Assíria assolaram todas as nações vizinhas porque os seus deuses não eram deuses, senão obra de homens. Além do benefício emocional do método da carta estendida, “naquela mesma noite, saiu o anjo do Senhor e feriu o arraial dos assírios a cento e ointenta e cinco mil”. Então Senaqueribe retirou-se e voltou para Nínive, sem atacar Jerusalém. Pouco depois foi morto por dois de seus próprios filhos, enquanto adorava o seu deus (2Rs.19:35-37).  

As Bem-Aventuranças

Manuela Barros E.U.A.

Brasileira, Professora e Diretora de Evangelismo.

As Bem-Aventuranças são parte inerente ao conhecido Sermão da Montanha, que está descrito no Evangelho segundo São Mateus nos capítulos 5 à 7. Trata-se de uma descrição do carácter daqueles que já entraram no Reino, descrevendo a qualidade da vida ética que agora, se espera dos tais. Este discurso de Jesus foi proferido no primeiro ano de seu ministério público, imediatamente depois da escolha dos doze. Pode-se supor por uma ordem natural que a cena do Sermão teria sido uma das colinas que rodeavam a planície do norte. Foi diretamente direcionado aos seus discípulos, àqueles que ao conhecer Jesus buscavam o seu Reino,  apesar de proferido à uma multidão de pessoas. As nove bem-aventuranças apontam a recompensa divina para aqueles que renunciam-se a si mesmos em função de obter e manter qualidades e atitudes inerentes ao cristão, tais quais as que foram por Jesus realçadas: os pobres de espírito, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores, os que sofrem perseguição por causa da justiça e os que forem injuriados ou vítimas de mentiras e maledicências. Na finalização deste pequeno discurso, o Mestre exorta aos seus ouvintes a alegrarem-se no galardão que haveriam de receber pela sua obediência, fidelidade e perseverança. Jesus, pouco a pouco em seu ministério, estava ensinando e revelando à humanidade acerca do Reino de Deus e do plano do Pai para resgate do homem da perdição eterna, e neste caso, da nova vida em que os seus seguidores haveriam de permanecer, durante o tempo de sua peregrinação neste mundo.

As Bem-Aventuranças do Reino

Vania daSilva E.U.A.

Brasileira, Missionária, Professora e Membro da Diretoria.

 

Texto Áureo da Lição

Bendito o reino do nosso Pai Daví, que vem em nome do Senhor; Hosana nas alturas (Mc 11:10)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: BEM-AVENTURANÇA DO CRENTE — 126 da Harpa Cristã.

 

1. Suprimento dos Participantes do Reino

  • Consolo na hora da tribulação: Mt 5:4; Jo 14:16.

  • Justiça na hora da provação: Mt 5:6; Sl 89:14; Hb 10:30.

  • Livramento na hora da tentação: Ap 3:10; 1Co 10:13

2. Atuação dos Súditos no Reino

  • Demonstrando misericórdia: Mt 5:7; 1Pe 3:8; Lc 6:36.

  • Buscando pureza: Mt 5:8; 1Ts 5:23; 1Tm 4:12.

  • Mantendo a paz e a unidade: Mt 5:9; Ef 4:3; Tg 3:18.

3. Recompensa dos Trabalhadores do Reino

  • Direito de ser filho: Mt 5:9; Jo 1:12; Ap21:7.

  • Galardão pela obra e sofrimento: Mt 5:10-12; Hb 10:35; Ap 22:12.  

  • Herança do Reino: Mt 5:3,5; Rm 8:17; Tg 2:5.

Texto da Lição:

 

Mateus 1:5-12

 1 Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; 2 e, abrindo a boca, os ensinava, dizendo: 3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus; 4 bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; 5 bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; 6 bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; 7 bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; 8 bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; 9 bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; 10 bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus; 11 bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. 12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.  (ARC)