Fort Lauderdale, Florida, 17 de Dezembro de 2000 Ano VIII  Nº 51


 

Sozinhos e Abandonados!

Miss. Takayoshi Katagiri —  Japão

 

Jesus Cristo, em um momento de sua vida, se sentiu terrível e tremendamente só, abandonado, desamparado, indefeso, impotente, à mercê de seus algozes. Uma situação que não pode ser total e detalhadamente expressa em palavras. E nesse momento, ele clamou, dizendo: “eloí, eloí, lamá sabactani?”“Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mt.27:46). Haverá um momento em nossa vida, se é que este ainda não chegou, em que sentiremos também abandonados, desamparados, frustrados, indefesos, impotentes e esmagados. Uma realidade que um dia, hoje ou amanhã, far-se-á presente na vida de todo cristão. E quando este dia chegar, qual será a nossa reação? Vivemos dias modernos! Os ministros de Deus, distanciandos do ideal bíblico, estão a pintar a Igreja como se fosse o céu terreno, um paraíso que pode ser desfrutado enquanto aqui vivemos. Os cristãos não estão sendo preparados para desenvolver raízes que penetrem na terra, e que o sustentem quando vier a seca e a tempestade. Então, quando vem o dia da tribulação, o dia da angústia, o dia do fogo ardente, muitos deles se escandalizam e abandonam a Igreja. Os motivos pelos quais temos que passar por estas situações já foram objetos de exortação e consolo do Espírito Santo à igreja primitiva. Não quero afirmar que passaremos exatamente o que os pioneiros da fé passaram, mas com certeza, sentiremos o que eles sentiram! É uma realidade incontestável que um dia em nossa vida nos sentiremos abandonados, agoniados, deprimidos, desnorteados, desamparados, órfãos, indefesos, impotentes e confusos. E pior, vamos sentir raiva, frustração, desapontamento e humilhação! Vamos ter vontade de fugir, de gritar, de chorar, de bater, de machucar, de matar! Vamos, finalmente, olhar para os céus e perguntar: “por quê, Deus... por que?” Meu amado irmão, qual seria a tua reação se tivesse um irmão que roubasse a tua herança enganando teu pai? Teus filhos fossem todos mortos, e perdesse todos os teus bens, e a tua esposa dissesse: amaldiçoa esse Deus e morra? Fosse perseguido por uma mulher que ordenasse a tua morte? Tivesse cobradores batendo em tua porta e te ameaçando todos os dias? Fosse traído por um de teus mais íntimos colaboradores? Fosse picado por uma cobra venenosa, e todos se juntassem à sua volta esperando que você entrasse em convulsão e morresse? Passasse os últimos dias de tua vida num presídio, onde fosse, finalmente decapitado? Fosse jogado aos leões para servir de divertimento à uma turba sedenta de sangue? Tivesse que cultuar ao Senhor nosso Deus num cemitério construído dentro de cavernas cheias de baratas, ratos e pernilongos? Infelizmente, com muita dor contemplamos hoje em dia centenas de cristãos abandonando suas igrejas porque não sabem como reagir e o que pensar quando se vêem em situações pouco semelhantes a estas. Em Isaías 43, Deus não prometeu que estaríamos livres do fogo ou das águas, mas que não seríamos tragados ou consumidos por eles — Ele estaria conosco!

Apostasia

Neusa Maria Rocha — EUA

 O vocábulo grego para apostasia é um termo técnico para revolta ou defecção política. Na Septuaginta, sempre se relaciona à rebelião contra Deus (Js 22:22; 2Cr 29:19), originalmente instigada por Satanás, o dragão apóstata de Jó 26:13. A apostasia aparece duas vezes no Novo Testamento como substantivo (At 21:2; 2Ts 2:3), e em Hebreus 3:12 como verbo (apartar). Podemos assim definir apostasia como: decaída, deserção, desvio rebelião, abandono, retirada ou afastar-se daquilo a que antes se estava ligado. A apostasia individual só é possível para quem já experimentou a salvação, a regeneração e a renovação pelo Espírito Santo (Lc 8:13; Hb 6:4,5). A apostasia pode envolver dois aspectos distintos: 1º Apostasia Teológica: rejeição de todos os ensinos originais de Cristo e dos Apóstolos (1Tm 4:1; 2Tm 4:3); 2º Apostasia Moral: aquele que era crente deixa de permanecer em Cristo e volta livremente a ser escravo do pecado e da imoralidade (Is 29:13; Mt 23:25-28; Rm 6:15-23; 8:6-13). Paulo quando escreve à Igreja de Tessalônica, direciona a sua palavra aqueles que foram enganados em crer que a vinda do Senhor já havia ocorrido. Ele descreve que o Arrebatamento virá precedido de tempos de apostasia que envolveria o engano doutrinário, insensatez moral, e desvio ético das verdades de Deus (2Ts 2:3). A Bíblia adverte fortemente quanto à possibilidade da apostasia, visando nos alertar para o perigo fatal de abandonar nossa união com Cristo, a fim de nos motivar a perseverar na fé e na obediência (Mt 24:4,5; Jo 15:1-6; At 11:21-23; Tg 5:19,20).

Quando o Deus Deste Século Invade a Igreja!

Miss. Vania DaSilva  — EUA

Texto Áureo da Lição: Efésios 4:27

Não deis lugar ao Diabo!


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: EM JESUS TENS A PALMA DA VITÓRIA — 75 da Harpa Cristã.

  1. Pérgamo — uma Igreja Imersa na Apostasia

  • Desviada da Doutrina Bíblica: Ap 2:14; Hb 2:1; Ef 4:14; 1Tm 4:1

  • Desviada da Moral dos Evangelhos: Ap 2:15; Rm 1:27,31,32

  • Desviada da Ética Cristã: Ap 2:13; Tt 1:15,16; 1Tm 1:5-7

  2.  Arrependimento — o Antídoto Contra a Apostasia

  • Reconhecendo o pecado: Ap 2:5,16; Pv 28:13; 1Jo 1:9

  • Abandonando o pecado: Hb 6:4-6; 12:1; Pv 28:13

  • Lutando contra o pecado: Ef 6:11; Tg 4:7; 2Jo 17

  3. Detetando a Apostasia em nossos dias

  • Na ação contrária à Divindade: 2Ts 2:2-4; Ap 13:6; Mc 3:28-30

  • Na oposição ao governo eclesiástico: 2Tm 2:24-26; Tt 2:9,10; Hb 13:17

  • Na manifestação de suas artimanhas: 2Pe 2:1-3; 2Tm 3:2-9

Texto da Lição:

 

Apocalipse  2:12-17

 12 E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios: 13 Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. 14 Mas umas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem. 15 Assim, tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu aborreço. 16 Arrepende-te, pois; quando não, em breve virei a ti e contra eles batalharei com a espada da minha boca. 17 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.  (ARC)