O Pulpito 
 
UM HOMEM CONSUMIDO
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 12 de Setembro de 2010.

TEXTO BÍBLICO: 1 Reis 19.4

INTRODUÇÃO:
Elias era sugeito às mesmas paixões que nós, disse o Apóstolo Tiago. Acenda um palito de fósforo até que suas chamas cheguem quase ao fim; então, assopre sobre ela! Está consumida! Quem de nós não fica exausto depois de enfrentarmos as intempéries desta vida?

ESBOÇO:
1. Elias, um homem exausto: 1 Rs 19.4
- a. três anos de seca, o pecado na nação e o desafio do Carmelo; b. Fogo abrazador atomizado sobre o altar, e a irradiação em volta de todos; c. Vapor de alta temperatura em toda a área, pela água dissipada; d. 400 profetas mortos pela espada de Elias no ribeiro de Quisom; e. Uma tormentosa tempestade à vista! Elias estava exausto, erodido fisicamente e emocionalmente; f. No último fôlego foi ao palácio de Acabe. Chegando à porta da residência real, veio o intimato de Jezabel: em 24 horas sua morte certa!

2. A carreira desesperada ao Sul, longe de Jezabel: 1 Rs 19.3 - a. 400 km até Berseba; b. Um dia dentro do escaldante deserto da Judéia; 5c graus à noite, 45c graus à sombra de dia;  c. Aparece um bendito Zimbro, e lá o anjo do Senhor; d. 350 km até o Sinai, Monte Horebe, no pico do monte de Deus! Não existia mais fôlego!

3. Deus aparece à Elias: 1 Rs 19.9 - a. Um vento veemente, Deus não estava ali; b. Um terremoto destruidor, Deus não estava al; c. Um fogo ardente, Deus não estava ali; d. Uma voz tênue e meiga, o Anjo estava ali! Ele esteve em todo o seu percurso! Não foi Ele que esteve na Fornalha Ardente com os três, e na práia de Mar da Galiléia com os doze discípulos?

4. Nova tarefa para Elias, até o seu translado: 1 Rs 19.15 -  a. Unção de Hazael, rei da Síria; b. Unção de Jeú, rei sobre Israel; c. Unção de Eliseu, seu sucessor!

5. Elias é convidado ao seu descanço, porém tem de subir até Damasco, pois na provação do Senhor, sempre o caminho é de ida e volta: 2 Rs 2.1

  • Visita à Gilgal: lugar de concerto: 2 Co 5.17 – “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”

  • Visita à Betel: lugar de rendição: (Rm 12.1) – “Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

  • Visita à Jericó: lugar da última batalha: Ef 6.10,12) – “Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.”

  • Visita ao Jordão para ser elevado aos céus: (Mt 25.23) - "Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor." Elias cumpre o seu ministério!

CONCLUSÃO:
Na vida da viúva de Sarepta, perodigiosamente o Senhor multiplicara-lhe o pão e o azeite tendo em vista o sustento do ministério de Elias. Enfermara o filho da pobre viúva, vindo a morrer. Aflitíssima, a mãe reclamou do profeta: “Que tenho eu contigo, homem de Deus? Vieste tu a mim para trazeres à memória a minha iniquidade, e matares a meu filho?” (1 Rs 17.18). Clamou ao Senhor Elias e o rapaz ressuscitou. Ao contemplá-lo redivivo, em grande júbilo, a mãe exclamou: “Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a Palavra do Senhor na tua boca é verdade.” (1 Rs 17.24). Na boca de Elias a Palavra de Deus sempre foi a Verdade: "Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim." Deus operou 16 milagres através de Elias, e 32 por instrumentalidade de Eliseu!

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved