O Pulpito 
 
TODA ISRAEL SERÁ SALVA?
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 11 de Novembro de 2009.

TEXTO BÍBLICO: Romanos 11.26,32

INTRODUÇÃO:
Uma outra palavra gravíssima de Paulo: toda Israel sera salva, significando todo o Judeu ou Israel como uma nação? Se os Judeus rejeitaram ao Messias, como podemos entender as palavras de Paulo: todo Israel será salva! O próprio Jesus afirmou a transferência de povo para receber a salvação (Mt 21.43)! Com certeza Paulo tinha em sua mente e coração o dilema de Isarael como nação, e Israel como indivíduo: Israel verdadeira é aquela de coração, vivida pela fé de Abraão – “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” (Gl 3.28)!

ESBOÇO:
1. Escatologia de Israel e Gentios: 1948 iniciou a soberania de Israel e o declínio dos Gentios: (Lc 21.24) – “E cairão ao fio da espada, e para todas as naçöes serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem.”

2. Redenção dos Israelitas e dos Gentios: (Rm 11.1-5) – “Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo: Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma? Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal. Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça.”

  • Redenção por Cristo: Rm 1.16

  • Liberdade da condenação: Rm 5.1

  • Perdão dos pecados: Rm 5.9

  • Libertados da lei: Rm 6.1-6

  • Livres do poder da morte: Rm 8.1

  • Salvação espiritual individual-todos: Jo 3.16

  • Salvação social coletiva-Israel: Rm 11.26

3. A gloriosa Doxologia de Israel é ofuscada: (Rm 9.1-7) – “Em Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo): Que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração. Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas; Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém. Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas; Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.”

4. A salvação não é proposta pelo direito de nascimento nem capacidade humana: (Rm 9.8,16) – “Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.”

5. Salvação é proposta pela fé, da qual, tanto Judeus como Gentios podem ter acesso: (Rm 4.16) – “Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós,”

6. Os remanescente serão salvos - Israel: (Rm 11.11-15) – “Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação. E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude! Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, exalto o meu ministério; Para ver se de alguma maneira posso incitar à emulação os da minha carne e salvar alguns eles. Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos?”

7. O mistério de Deus para salvar os indivíduos de ambos os povos: (Rm 16.25-27) – “Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto, Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as naçöes para obediência da fé; Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.”

CONCLUSÃO:
Deus ordenou que Oséias tomasse uma mulher de prostituições a fim de ilustrar a infidelidade espiritual de Israel (Os 1.2). Sua esposa se chamou Gomer, filha de Diblaim (Os 1.3). Desta união, três filhos foram concebidos: Jizreel, Lo-Ruama e Lo-Amí (Os 1.4,6,9). Segundo seus nomes, esses filhos sentiriam vergonha por causa da perversão em que vivera sua mãe (Os 2.1-5). Isto representava muito claramente a situação do povo de Israel: eles haviam traído o Senhor, pervertendo-se com o culto aos ídolos, servindo-os com suas maldades. A Oséias foi revelado a queda do Reino do Norte nas mãos da Assíria, como a Jeremias foi revelado a queda do Reino do Sul nas mãos da Babilônia. Passados quinze anos da morte do rei, quatro de seus sucessores foram assassinados. Decorridos mais quinze anos, Samaria foi incendiada, e os israelitas deportados à Assíria, e posteriormente dispersos entre as nações. As mesmas seqüelas seguiram o Reino do Sul nas mãos babilônicas. Depois da reconstrução do Templo, unidos os remanescentes do Sul, e os pouquíssimos do Norte, em coro regeitaram o Messias. Deus intervém com a sua divina graça para salvar a ambos os povos - "Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. 28 Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. 29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa." (Gl 3.27-29)!

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved