O Pulpito 
 
TERMINANDO NOSSA CARREIRA
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 17 de Maio de 2009.

TEXTO BÍBLICO: 2 Samuel 1.19-25

INTRODUÇÃO:
“Ah, ornamento de Israel! Nos teus altos foi ferido, como caíram os poderosos! Não o noticieis em Gate, não o publiqueis nas ruas de Ascalom, para que não se alegrem as filhas dos filisteus, para que não saltem de contentamento as filhas dos incircuncisos. Vós, montes de Gilboa, nem orvalho, nem chuva caia sobre vós, nem haja campos de ofertas alçadas, pois aí desprezivelmente foi arrojado o escudo dos poderosos, o escudo de Saul, como se não fora ungido com óleo. Do sangue dos feridos, da gordura dos valentes, nunca se retirou para trás o arco de Jónatas, nem voltou vazia a espada de Saul. Saul e Jónatas, tão amados e queridos na sua vida, também na sua morte não se separaram; eram mais ligeiros do que as águias, mais fortes do que os leöes. Vós, filhas de Israel, chorai por Saul, que vos vestia de escarlata em delícias, que vos fazia trazer ornamentos de ouro sobre as vossas vestes. Como caíram os poderosos, no meio da peleja! Jónatas nos teus altos foi morto.” Saul e Jônatas terminaram a sua carrreira. Nós terminaremos a nossa carreira! Mas como?

ESBOÇO:
1. O TEMPO ESTÁ PRÓXIMO: (2 Tm 4.6-7) - "Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé."

2. NEMHUMA DISTRAÇÃO É PERMITIDA (Hb 12.2) - "Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus."

3. EMPREGUEMOS NOSSO ESFORÇO NA CARREIRA (1 Co 9.25-27) - "E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado."

4. AS COISAS NAO VÃO MELHORAR (At 20.23-24) - "Senão o que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus."

5. POR ISSO, FIQUEMOS PLANTADOS NA CASA DO SENHOR (Sl 92.13-14) - "Os que estão plantados na Casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes."

CONCLUSÃO:
Os jogos olímpicos tiveram sua origem na antiga Grécia, e era parte da adoração a um de seus deuses. Todos os países representados no Brasil, nas próximas olipíadas, escolheram seus melhores atletas na disputa de um lugar no pódio, da honra e do reconhecimento individual e nacional de cada um deles. Porém, vale ressaltar de que a beleza das competições não começará ali para cada um dos competidores. A grande maioria dos homens e mulheres que se exibirão no Rio de Janeiro começaram suas carreira em sua tenra infância, foram largos anos de dietas alimentares, treinamentos escravizantes e desgastes físicos. Relembrando o passado, o apóstolo dos gentios, Paulo, nos traz uma analogia muito adequada para as nossas consciências cristãs: “E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível.” A nossa carreira também é formada de duros treinamentos e esforços, renúncias, e muitas lutas para que nós, e muitos desta gigantesca platéia, possamos ser galardoados no sublime dia do Pódio - Bema de Cristo  (Rm 14:10)!

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved