O Pulpito 
 
REFLEXÃO DO CATIVEIRO
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Flórida, 11 de Abril de 2010.

TEXTO BÍBLICO: Isaías 51.1-6

INTRODUÇÃO:
“Ouvi-me, vós que conheceis a justiça, povo em cujo coração está a minha lei; não temais o opróbrio dos homens, nem vos turbeis pelas suas injúrias." - Deus fez três admoestações ao povo para levantar sua moral e ânimo espiritual final, ao deixar, breve, o cativeiro: o pior já passou, o melhor está para vir e o melhor dos melhores já está em nós!

ESBOÇO:
1. Olhem para traz – o pior já passou: (Is 51.10) – “Não és tu aquele que secou o mar, as águas do grande abismo? E que fez o caminho no fundo do mar, para que passassem os remidos?”

2. lhem para frente - o melhor está para vir: (Is 51.6) – “Levantai os olhos para os céus e olhai para a terra de baixo, porque os céus desaparecerão como a fumaça, e a terra se envelhecerá como uma veste, e os seus moradores morrerão como mosquitos; mas a minha salvação durará para sempre, e a minha justiça não será quebrantada.”

3. Olhem para dentro – o melhor dos melhores já está em nós (Is 51.9) – “Desperta, desperta, veste-te de força, ó braço do SENHOR; desperta como nos dias passados, como nas gerações antigas;”  (Rm 8.31) – “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”

CONCLUSÃO:
Os livros das Crônicas, Esdras e Neemias foram escritos para os judeus que tornaram do exílio para a Palestina, recontando os atos pré e pós-exílicos. Esdras e Neemias eram originalmente um só livro e relatam as três etapas de regresso do cativeiro babilônico; a reconstrução do templo, a reconstrução dos muros e a renovação espiritual da nação sob a liderança de Esdras. Com a ascenção do Império Persa, enquanto parte do povo regressava para a Palestina, outra parte moveu-se para a Pérsia, em cuja capital, Susã, Ester torna-se rainha do Império, sendo o instrumento de Deus para permitir o livramento de Israel contra certas conspirações. Quem já passou por um cativeiro emocional ou espiritual, sabe quão valoroso é a liberdade adquirida "ao pé da cruz, de onde rica fonte corre franca, e salutar, do Calvário o monte", em Cristo Jesus, que nos garantiu estar "salvo além do rio"!

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved