O Pulpito 
 
QUATRO FUNDAMENTOS DE MATEUS 16
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Flórida, 27 de Novembro de 2005.

TEXTO BÍBLICO: Mateus 16.24-28

INTRODUÇÃO:
Depois da grande confissão de Pedro acerca da divindade do Filho de Deus (Mt 16.13-23), o Senhor Jesus lançou um dos quatro Fundamentos da Fé Cristã: a Cruz, a Renúncia Pessoal, a Vinda de Cristo e a Recompensa das Obras do Crente.

ESBOÇO:
1. A Cruz - Doutrina da Remissão: (1 Co 1.22-24) - "E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão"; (Hb 9.22; 10.18) - "Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado."

2. A Renúncia Pessoal - Doutrina da Santificação: (Mt 16.24)  - "Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me"; (Jo 17.19) - "E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade."

3. O Retorno de Cristo - A Doutrina da Segunda Vinda: (At 1.11) - "os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir"; (1 Ts 4. 13-18) "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro."

4. O Pagamento - A Doutrina do Galardoamento: (1 Co 9.25)  - "E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível"; (Ap 22.12) - "E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra."

CONCLUSÃO:
Como servos de Jesus fomos remidos pelo seu precioso sangue de Jesus, e nos mantemos ombrados pela santificação ocorrida em duas fases distintas: a. absoluta e definitiva, feita por Jesus Cristo, retirando o novo crente do mundo e o introduzindo no seu corpo; b. relativa e progressiva, mantida pelo crente em sua separação do efeito pernicioso do século presente, numa demonstração do eterno poder de Deus em sua vida, e da sua fidelidade ao seu Salvador. Jo 17:19; Hb 9:14; 1 Pe 1:15; 1 Jo 2:15. A primeira e a segunda fase da Segunda Vinda de Jesus é iminente! Ele virá, na primeira fase, como um ladrão de noite, de surpresa. Na segunda fase, ele virá com a igreja triunfante, e todo olho verá quando tocar seus pés no Monte das Oliveiras! Portanto, como igreja destinada ao arrebatamento, na primeira fase, devemos estar prontos para o súbito encontro com Cristo nas nuvens! Lá, todos os crentes, após o arrebatamento da Igreja, comparecerão ante o Tribunal de Cristo, nos céus, para receberem a recompensa dos seus feitos em prol da obra de Cristã na terra. 2 Co 15:10; Mt 18:18-20; Mc 16:20; Lc 24:49; At 2:45-47 e Ap 14:13.

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved