O Pulpito 
 
POBRES, SENDO RICOS!
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 07 de Agosto de 2011.

TEXTO BÍBLICO: Lucas 15.11-32

INTRODUÇÃO:
Em busca rotineira, a polícia de Chicago encontrou debaixo de uns dos viadutos daquela cidade, de Illinois, um homem com aparência pobre, tendo consigo um carrinho de um super-mercado, que utilizava como guarda dos seus últimos pertences. Solicitado pela polícia a sua identifcação, ele prontamente passou às suas mãos sua carteira de condução, velha e enrrugada pelo tempo. O oficial foi a sua viatura, e, buscando seu nome no banco de dados federal dos Estados Unidos, descobriu que esse homem estava sendo procurado por mais de seis meses, a fim de tomar posse de uma herança que seu pai tinha deixado para ele. Um pobre, sendo rico! Tomando posse de sua alargada herança nos lagos altos de Michigan, começou uma nova vida; de mendigo para milionário! É sempre assim, o outro filho pródigo da parábola de Jesus, descobriu que tinha tudo, mas não usufruía de nada — "todas as minhas coisas são tuas"! Uma mesa espiritual e farta estava posta diariamente diante dele, mas ele não conseguia ver! Por isso ele era um rico, pobre!

ESBOÇO:
1. Ele era pobre porque não tinha comunhão com o Pai — este teu filho: (1 Jo 1.7) - "Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado."

2. Ele era pobre porque não tinha felicidadeque era aquilo?: (Sl 100.1-2) - "Celebrai com júbilo ao SENHOR, todos os moradors da terras. Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto."

3. Ele era pobre porque não tinha paz no coração — indignou-se: (Hb 12.14-15) - "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem."

4. Ele era pobre porque não tinha amor pela alma do seu irmão — este teu irmão: (Lv 19.18) - "Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR."

CONCLUSÃO:
Os pregadores da Confissão Positiva afirmam que um indivíduo que tenha problemas com adultério, álcool, pornografia, câncer ou pobresa, os têm porque ele herdou de algum antepassado que teve problemas nessas áreas! Sendo assim, o antepassado passou aquela maldição, como que por genes espirituais para seus descendentes. Por isso, continuam eles, o descendente deve pedir ajuda ao Espírito Santo para lhe revelar em quem a maldição teve início, afim de pedir perdão pelo antepassado, voltar a depositar o dízimo no tesouro da igreja ou nas mãos de um ministério, e ter a maldição quebrada. Imagine só! Estão ou não, os portadores de colarinhos clericais evangélicos, à dispeito de uma barata mercantilização, típico da igreja ocidental, inconscientemente trazendo para o seio do Cristianismo imaculado a prática transcedente do Budismo, da Nova Era, do Hinduísmo e do Espiritismo? Esse segundo filho pródigo da Parábola de Jesus, era pobre porque não tinha consciência de sua riqueza — "Assim também ficar a alma sem conhecimento não é bom..." ( Pv 19.2).

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2011 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved