O Pulpito 
 
PRIORIDADES NUMA EMERGÊNCIA
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 23 de Maio de 2010.

TEXTO BÍBLICO: Atos 27.18-19

INTRODUÇÃO:
“E, levados estes para cima, usaram de todos os meios, cingindo o navio; e, temendo darem à costa na Sirte, (1) amainadas as velas, assim (2) foram à toa. Andando nós agitados por uma veemente tempestade, no dia seguinte, (3) aliviaram o navio. E, ao terceiro dia, nós mesmos, com as próprias mãos, lançamos ao mar (4) a armação do navio.” Nas horas das tempestades de nossa vida, temos de ser pacientes e obstinados, afim de evitar qualquer atitude suicida!

ESBOÇO:
1. Evitar lutar contra a maré: (Ec 3.1) - “tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora”.

2. Deixar Deus nos dirigir: (Jo 3.8) - “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.”

3. Evitar os excessos em nossa vida: (Ec 5.10) - “O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isso é vaidade”. (Fl 4.11); - "Näo digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundáncia; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece."

4. Conservar os valores essenciais: (Gl 5.25) - “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”. (2 Tm 4.7); - “Eu conheço as tuas obras, e a tua caridade, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.” (Ap 2.19); (1 Co 13.13) “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três; mas a maior destas é a caridade.”

CONCLUSÃO:
Em 1976, no Rio de Janeiro, costumava ter classe de Pesca Subarina. O professor, um Americano muito adestrado, aconselhava-nos o seguinte: "quando uma corrente forte lhe envolver para dentro do oceano, não lute contra ela. Tão somente, flutue e deixe-a lhe levar, pois com certeza, ela vai lhe 'vomitar' noutra praia, porque somos um corpo estranho para aquele meio ambiente. Tão somente flutue, e ela mesma tomará conta de si!" Uma lição aprendida mais tarde para o ministério! Quando qualquer crise atinja forte à igreja, devemos parar, e deixar que as águas abrandem, para então se tomar qualquer determinação precipitada - "Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena." (Pv 24.10).

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved