O Pulpito 
 
PÃO NOSSO DE CADA DIA
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 10 de Outubro de 2007.

TEXTO BÍBLICO: 2 Reis 25.27-30

INTRODUÇÃO:
O consumismo em que nós da igreja ocidental nos envolvemos, nos tirou de uma solitária e nos aprisionou num calabouço à céu aberto. Ontem não tínhamos o carro do ano, a casa dos sonhos nem o plasma tridimensional em nossas salas de estar. Ontem não tínhamos o meio de comunicação cibernética nem o meio de transporte supersônico. Mas éramos gente, respirávamos e dormíamos um sono embalador. Hoje, a nossa ganância de termos alguma coisa a mais, ou sermos algum elemento no mercado de concorrência global, nos tornamos máquinas, desprovidas de valores humanos. Nos tornamos andróides! Ontem agradecíamos a Deus pelo pão, a roupa e o aposento que ele nos concedia. O nosso salário semanal ou mensal enchia as nossas despensas e pagávamos as nossas contas. Levantávamos agradecidos pelo pão que ele nos tinha dado no nosso hoje! Porém, em nosso então hoje, o vilão do consumismo nos ensinou nas praças e nas igrejas que devíamos buscar o pão de cada ano ou de cada decênio! A história comovente de Joaquim, o nobre rei de Israel encarcerado pelos babilônicos, nos ensina uma altruísta lição: Deus, unicamente Deus, pode nos tirar da nossa prisão e conceder uma boa porção de cada dia! Não podemos comer o pão de três meses, com a fome de hoje; não podemos beber a água de seis meses, com a sede de hoje. Destarte, "Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. 2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono." (Sl 127.1-2)!

ESBOÇO:
1. Nossa prisão – somos escravos das nossas ambições: (Rm 8.15) - "Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai."

2. Nossa liberdade – os nossos sentimentos foram subjugados: (2 Co 10.5) - "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo."

3. Nossa porção – Deus tem preparado no seu depósito: (Mt 6.10-12) - "Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores," (Sl 127.1-2). - "Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam... Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono. (Hb 13.14) Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura." (Fl 3.19-21) -"O fim deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles é para confusão deles mesmos, que só pensam nas coisas terrenas. Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas."

CONCLUSÃO:
Deus providenciou uma cidade, uma família e um pomar para suprir a necessidade diária mínima de Jesus. Betânia era uma cidade da Província da Judéia, situada na encosta ao sudeste do Monte das Oliveiras, 670 metros acima do nível do mar e a três quilômetros de Jerusalém, perto da estrada de Jericó (Jo 11.1). Betânia era também chamada nos tempos antigos de Bete-Bara ou Casa das Tâmaras (Jz 7.24), por suas vastas plantações de figos, amêndoas, tâmaras e olivas. Betânia era a cidade natal de Lázaro, Marta e Maria e muito visitada por Jesus. Neste local ocorreram muitos fatos importantes no ministério de Jesus, tais quais: refeição na casa de Lázaro; ressurreição de Lázaro; jantar na casa de Simão, o ex-leproso; Jesus é ungido por Maria; Páscoa com os discípulos antes de sua crucificação e ascensão ao céu. Betânia atualmente é chamada de El-Azeriete, Vila de Lázaro. Lá, Marta estava sempre ocupada em cuidar do pão de cada dia do nosso Salvador!

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved