O Pulpito 
 
OS TRÊS AMIGOS DE JESUS
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Flórida, 16 de Janeiro de 2011.

TEXTO BÍBLICO: João 12.1-3

INTRODUÇÃO:
“Foi, pois, Jesus seis dias antes da Páscoa à Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera e a quem ressuscitara dos mortos. Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Então, Maria, tomando uma libra de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento.“ Nem em sua casa – o templo, nem na casa de seus pais, em Nazaré, ele encontrou tanta pousada certa como na casa dos seus três amigos: Marta, Lázaro e Maria. Nesses três amigos pessoais de Jesus, descobrimos as três metáforas de como servir a Jesus, e ser seus verdadeiros amigos!

ESBOÇO:
1. Marta servia a Jesus – os cooperadores de Deus: (1 Co 3.9) – “Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão, segundo o seu trabalho. Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.”

  • A Seara é grande, mas poucos sãos os ceifeiros!

2. Lázaro falava com Jesus – os comunicadores de Deus: (Lc 18.1) – “E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca desfalecer, dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava homem algum. Havia também naquela mesma cidade uma certa viúva e ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário.”

  • Orai sem cessar, porque esta é a vontade de Pai!

3. Maria ungia os pés de Jesus – os adoradores de Deus: ( Jo 4.21-23) – “Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.”

  • E subiu alguns gregos a adorar no Dia da Festa!

CONCLUSÃO:
Na sua última semana, terminando o seu ministério de Profeta aqui na terra, ele, como de costume, foi à casa que hospedava Marta, Lázaro e Maria. O Deus encarnado, gregáriocom era, Jesus necessitava de um amigo, de uma casa. Caifás estava nesta lista de ser o seu amigo mais próximo, pois representava a religião judáica. Porém, nele encontro apenas um tenaz inimigo. A casa dos seus pais, em Nazaré, estava na segunda lista, mas os seus próprios irmão pediram que saísse dali, para outra região, pois não criam em seus milagres. Por fim, a sua casa - "a minha casa será chamada Casa de Oração", o Templo, tornou-se antro político e de comércio espúrio! Lá, na cidade serrana, perfumada pelas tâmaras, tinha uma humilde casa, aonde os seus três melhores amigos costumavam o hospedar. Fica a minha pergunta: pode ele, em  nosso horário nobre, fazer uma visita amistosa às nossas simples ou suntuosas casas para ser servido, questionado ou adorado?

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved