O Pulpito 
 
O LADRÃO VEIO ROUBAR
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Flórida, 18 de Abril de 2010.

TEXTO BÍBLICO: João 10.10

INTRODUÇÃO:
Vivemos no tempo e no espaço, e imperiosamente necessitamos de visualizar o que se passa conosco, com nossa família e nossa igreja além dos tradicionais parâmetros. No último furacão, o Catrina, um muito engraçao senhor, proprietário de um negócio, colocou uma grande inscição nas tábuas de proteção das janelas: looter I’ll shoot you – salteador, eu vou atirar em você!

ESBOÇO:
1. Necessitamos identificar o ladrão: Ef 6.12 - “porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”

2. Necessitamos de atar o ladräo: Lc 11.21,22 - “Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem. Mas, sobrevindo outro mais valente do que ele e vencendo-o, tira-lhe toda a armadura em que confiava e reparte os seus despojos.”

3. Necessitamos de usar a nossa identidade contra o ladrão: Lc 10.19; Mt 18.18 - “Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum.” – “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.”

4. Necessitamos de recobrar de volta o perdido: Ex 22.1; Jó 42.10  -“E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou a Jó outro tanto em dobro a tudo quanto dantes possuía.”

CONCLUSÃO:
“Agora será expulso o príncipe deste mundo”, aparece nas Escrituras em três formas distintas: (a) primeira, quando seria expulso este príncipe; (2) segunda, se este príncipe era um ser abstrato ou pessoal; (3) terceira, como seria expulso esse príncipe! Obviamente, a resposta é incontestável para os cristãos do presente Século, mas para os conteporâneos de Jesus, com certeza uma grande interrogação pairou entre eles. Até aquele momento esta linguagem era muito comum para Jesus: “Já não falarei muito convosco; porque já se aproxima o príncipe deste mundo; “E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado”; ”…será expulso o príncipe deste mundo”. Para alguns teólogos progressistas atuais, o príncipe é uma mera personificação abstrata do mal — do pecado, da miséria indulgente, da doença e dos desvios neuro-fisiológicos! Entretanto, comparando a teologia paulina, quando ele o designa de “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos”; “Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar”! O Diabo não é, e nunca foi uma força abstrata, porque a Bíblia nos manda o resistir; Jesus foi tentado por ele no deserto; ele foi expulso do céu; os crentes lutam contra ele. Ele é uma pessoa porque consiste de três características distintas: volição, intelecto e consciência moral; ele é uma pessoa, e não uma substância etera, porque é adjetivado de ladrão, mentiroso, velha serpente, dragão, enganador; e que Jesus veio desfazer as suas obras. Contra ele, os crentes usam a autoridade do Sangue do Cordeiro de Deus!

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved