O Pulpito 
 
O LONGO CAMINHO
 

LOCAL E DATA: Curitiba, Paraná, 27 de Junho de 2004.

TEXTO BÍBLICO: Provérbios 30.8,9

INTRODUÇÃO:
O longo caminho da salvação se tornou, por si, um dos maiores, mais doloroso e de alto preço que a história do ser humano já pôde registrar: “Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens”. (1 Co 7.23). Agur – Mão Emprestada, numa linguagem profética, descreve este caminho com brilho poético: “Há três coisas que me maravilham, e a quarta não a conheço: o caminho da águia no céu, o caminho da cobra na penha, o caminho do navio no meio do mar e o caminho do homem com uma virgem”. (Pv 30.8,9).

ESBOÇO:
1. O caminho da águia nos céus – DOUTRINA DA ENCARNAÇÃO: “E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória.' (1 Tm 3.16; Jo 1.14).

2. O caminho da cobra na penha – DOUTRINA DA EXPIAÇÃO: “E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão”. (Hb 9.22; 10.18). A expiação assume dois aspectos teológicos e fundamentais: (a) a Propiciação (Rm 3.25) e (b) a Remissão (1 Co 15.3).

3. O caminho do navio no mar – DOUTRINA DA GRANDE COMISSÃO: “Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra, enquanto estendes a mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome do teu santo Filho Jesus”. (At 4.29-31; Lc 16.15).

4. O caminho do homem com uma virgem – DOUTRINA DO ARREBATAMENTO: "Ora, irmãos, rogamos-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e pela nossa reunião com ele," (2 Ts 2.1); "Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo," (Fl 3.20). O nosso arrebatamento será manifestado em quatro etapas de significado e região distintos: (a) nosso encontro com Cristo no Segundo Céu; (b) nosso comparecimento perante o Tribunal de Cristo (bema) no Terceiro Céu; (c) nossa reunião para a Cerimônia das Bodas no Terceiro Céu; (d) e nossa reunião para a Celebração das Festas das Bodas na terra, durante parte do Milênio.

CONCLUSÃO:
A porta da salvação espiritual, conhecida como porta da graça de Deus oferecida aos Gentios, estende-se desde a ocasião da rejeição do Messias pelos Judeus (Jo 1:11; Mt 21:43) até o arrebatamento da igreja, quando fechar-se-á para dar ocasião ao início da última semana das setenta de Daniel — “setenta semanas estão determinadas sobre teu povo e sobre a santa cidade.” (Dn 9:24). Não é que a graça de Deus vai acabar, mas que o período da porta de salvação espiritual aberta graciosamente para todas as gentes terminará — "mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus" ( Jo 1:12). A parábola das dez virgens é a tônica doutrinária do fechamento da porta — e fechou-se a porta! As virgens, representando as duas igrejas do tempo do fim - a de Filadélfia (a fiel) e a de Laudicéia (a comprometida); uma que subirá e outra que ficará! Primeiro, porque a porta que Deus fecha ninguém abre; segundo, os que ficarem, foi porque não tiveram azeite  em suas lamparinas (Espírito Santo em suas vidas); ou porque uma vez o tiveram e o perderam.

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved