O Pulpito 
 
MORRA EU COM OS FILISTEUS
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 21 de Novembro de 2010

TEXTO BÍBLICO: Juízes 16.30

INTRODUÇÃO:
Existem muitas alternativas colocadas à nossa disposição durante o percurso de nossa vida. Qual delas elegemos, ditará a nossa felicidade ou derrota. A história de Sansão é muito comovente, no sentido de que ele foi escohido, preparado e respaldado por Deus para Dirigir a nação, e livrá-la do julgo tirano dos Flisteus. Um nascimento com vida, porém uma partida com morte: morra eu com os Filisteus! Sua excursão à Timnata, o frívolo enígma, uma perigosa “novilha”, o homicídio de 30 inocentes, a “novilha” se foi a outro regaço, a economia dos Filisteus arruinada por trezentas raposas, o “feitiço virou contra o feiticeiro” em Ramate-Lequi (Alto da Queixada), mil mortos com um queixada, o prostíbulo de Gaza, a formosa do Vale Soreque - Dalila e a sua conquista do grande homem de Deus, as noites sombrias do moinho de Gaza, as ribaltas dos Filisteus e suas vuneráveis colunas: morra eu com os Filisteus!

  • Não necessitamos morrer, pois existe à nossa disposição um caminho da vida: Jr 21.8 – “E a este povo dirás: Assim diz o SENHOR: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte.”

  • Não necessitamos morrer, porque um já morreu em nosso lugar: Jo 11.49-50 – “E Caifás, um deles que era sumo sacerdote naquele ano, lhes disse: Vós nada sabeis, Nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo, e que näo pereça toda a naçäo.”

ESBOÇO:
1. Ele morreu para que não morrêssemos com ele – se o grão de trigo: Jo 12.24 – “Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.”

2. Ele viveu para que vivêssemos com ele – nele estava avida: Jo 1.4 – “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.”

3. Nós vivemos para que os demais vivam conosco - a vida se manifeste - 2 Co 4.12 – “10 Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos; E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal. De maneira que em nós opera a morte, mas em vós a vida.”

CONCLUSÃO:
Jesus Cristo, em um momento de sua vida, se sentiu terrível e tremendamente só, abandonado, desamparado, indefeso, impotente, à mercê de seus algozes. Uma situação que não pode ser total e detalhadamente expressa em palavras. E nesse momento, ele clamou, dizendo: “eloí, eloí, lamá sabactani?” — “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mt.27:46). Haverá um momento em nossa vida, se é que este ainda não chegou, em que sentiremos também abandonados, desamparados, frustrados, indefesos, impotentes e esmagados. Uma realidade que um dia, hoje ou amanhã, far-se-á presente na vida de todo cristão. Infelizmente, com muita dor contemplamos hoje em dia centenas de cristãos abandonando suas igrejas porque não sabem como reagir e o que pensar quando se vêem em situações pouco semelhantes a estas. Nessa alternativa de nossa vida, escolhamos a vida, para que vivamos!

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved