O Pulpito 
 
MORRER É GANHO
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 22 de Outubro de 2007

TEXTO BÍBLICO: Filipenses 1.21

INTRODUÇÃO:
William Shakespeare compôs a famosa peça teatral, Hamlet. Nela, ele desejava suicidar-se, entretanto, no momento crucial de seu trágico suicídio, ele exclamou a frase a qual que ficou sendo famosíssima na área literária do mundo inteiro: ser ou não ser, eis a questãoTo be or not to be, this is the question! Ser morto ou não ser foi o que lhe transtornou! Paulo tinha sobeja razão em proclamar que o morrer para ele era ganho! Em verdade, morrer para o Filho de Deus, é apenas uma tranferência de uma péssima e perene residência, para uma excelente e eterna, nos Céus!

ESBOÇO:
1. Morte Física do corpo (Hb 9.27): "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo."

2. Morte Espiritual da alma (Rm 5.12): "Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram."

3. Morte Eterna do homem total (Jo 5.24): "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."

4. Vida Eterna do homem total (Jo 3.16): "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

CONCLUSÃO:
Não existe um lugar intermediário, uma coluna do meio, onde os mortos purgam seus pecados para depois entrarem no céu; onde um micro organismo evolui para um ser perfeito e total; onde o homem após passar por várias reciclagens espiritual, e em muitos corpos, alcança o nível de perfeição para habitar com Deus. Absolutamente, não! Estes e outros, são contos eufêmicos da Velha Serpente. Quem morre sem que seus pecados tenham sido perdoados, é julgado no Trono Branco (Apocalipse 20.11-15), sentenciado à morte eterna, tendo como prisão o inferno para sempre. É doloroso demais para ser verdade! Quando Dante Alighieri escrevia sua obra imortal “Divina Comédia”, com certeza tinha lido o Evangelho de Lucas, pois na entrada do inferno imaginou uma inscrição pavorosa: “Lasciate ogne speranza, voi ch'intrate” - abandonai toda esperança, vós que entrais! Deus tem prazer em mandar pessoas para o inferno? Não! Muito pelo contrário: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Único para que todo aquele que n'Ele crer não pereça mas tenha a vida eterna” (João 3:16). E se Deus “nem mesmo ao seu próprio Filho poupou, antes o entregou à morte por todos nós” (Romanos 8:32). Esta era a esperança de Paulo, e a de todos os salvos por Cristo Jesus, Nosso Senhor - o morrer para nós é ganho perfeito!

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved