O Pulpito 
 
LIVRES DE PREOCUPAÇÕES
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 24 de Junho de 2004

TEXTO BÍBLICO: Mateus 6.25

INTRODUÇÃO:
Um conto natalino, se inicia assim: "Um amigo meu, chamado Paulo, ganhou um automóvel de presente de seu irmão no natal. Na noite de Natal, quando Paulo saiu de seu escritório, um menino de rua estava andando em volta do reluzente carro novo, admirando-o. Paulo assentiu, e disse: meu irmão me deu de Natal. O garoto ficou boquiaberto, e respondeu: quer dizer que foi um presente de seu irmão e não lhe custou nada? Rapaz, quem me dera... hesitou ele. É claro que Paulo sabia o que ele ia desejar - Ele ia desejar ter um irmão como aquele. Mas o que o garoto disse chocou Paulo tão completamente que o desarmou: Quem dera - continuou o garoto - ser um irmão como esse." Naquela noite de Natal, Paulo aprendeu o que Jesus queria dizer, quando mencionou: "Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. (Atos 20.35)!

ESBOÇO:
1. NUNCA ASSUMAMOS RESPONSABILIDADES SOBRE ASUNTOS QUE DEUS NÃO NOS DELEGOU! (1 Ts 4.11; Gn 3.6):cada um levará a sua própria carga!

2. NUNCA RELEGUEMOS RESPONSABILIDADES PARA OUTROS, AS QUAIS DEUS COLOCOU SOBRE NÓS! (Gn 3.8-12): enfrente o seu próprio problema!

3. NUNCA CULPEMOS A NINGUÉM PELA NOSSA INADIMPLÊNCIA (Jo 21.13-17; Mt 7.1-3: cada um dará conta do seu próprio talento!

4. NUNCA QUEIRAMOS TOMAR POSSE DO INEXISTENTE. O QUE NÃO EXISTE, NUNCA PODERÁ SER ADQUIRIDO! (Mt 6.33; Fl 4.8): evite as fantasias da vida imposta por uma sociedade de consumo!

CONCLUSÃO:
As festas de amor, mencionadas por Judas, era um banquete seguido pela Ceia do Senhor, onde Paulo relata alguns excessos perigosos que foram cometidos na Igreja em Corinto. Por causa desta imprudência, por volta do século Sétimo, chegou-se até a ameaçar-se de exclusão quem realizasse festas de amor nas comunidades cristãs. O ritual de comerem uma refeição normal quando todos estavam reunidos para participar da Ceia, ainda era costume entre os cristãos. Essa ceia era chamada de Agapao — amor puro e divino. Cada um trazia de sua casa a refeição, outros a preparavam no lugar onde se reuniam. Na verdade, era compreensível aquela refeição, quando se juntavam para participar da Ceia, pois muitos saindo de suas casas ainda cedo, muitas vezes de carroças, montados em animais ou vindo a pé, chegavam cansados, sedentos e famintos. Em verdade, era até aceitável, uma vez que os crentes perdendo lugar na sociedade conteporânea, buscavam a gregária substituição entre seus próprios irmãos. A Festa de Amor tornou-se a prolongação da Santa Ceia. Ai chegou a tragédia histórica, para a qual todo o crente deve atentar: a substituição da causa pelo efeito; do espiritual pelo temporal! Por isso devemos viver uma vida livre, guardando-nos de sermos escravos das inexistentes preocupações!

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved