O Pulpito 
 
GETSÊMANI À CRUZ
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 22 de Outubro de 2007

TEXTO BÍBLICO: Mateus 26.39

INTRODUÇÃO:
A crueldade de repassar um julgamento aleivoso de um criminoso para um inocente, representado num cálice de fel, foi o gesto mais profano dos Romanos sobre Jesus, quando lavaram suas mãos - “Meu Pai, se é possível passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.”

ESBOÇO:
1. O cálice – símbolo de prosperidade: (Sl 23.5) "Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice trasborda."

2. O cálice – símbolo de juízo: (Ap 14.10) "também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro." (Jo 18.11) "Mas Jesus disse a Pedro: Mete a tua espada na bainha; não beberei eu o cálice que o Pai me deu?"

3. O passar – ato de repassar o juízo: punição Romana para desertores. Era escolhido o mais forte, que encabeçava uma longa fila dos criminosos, no Monte Arbel, na Galiléia. Era dado a este, um copo de veneno que fazia sofrer dores insuportáveis. Se todo o cálice fora ingerido, sem o desmaio previsto, os demais seriam livres. Caso contrário todos seriam lançados da montanha abaixo: (2 Cr 25.12) "também os filhos de Judá prenderam vivos dez mil, e os trouxeram ao cume da rocha, e do mais alto da rocha os lançaram abaixo, e todos arrebentaram."

4. A tua vontade - plano divino para o homem: (Jo 6.39) – sejam salvos: "E a vontade do Pai, que me enviou, é esta: que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último Dia." (Is 53.5) – sejam curados: "Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados." (Jl 2.28) – sejam batizados com o Espírito Santos e com fogo: "E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões."

CONCLUSÃO:
João foi um dos três discípulos mais íntimos de Jesus, os quais tiveram o privilégio de ver a ressurreição da filha de Jairo, a transfiguração, e estar no Getsêmani. Regressando à Éfeso, morreu no ano 100 d.C., e das suas mais profundas memórias, além do Gólgota cruel, foi a noite de silêncio sepulcral do Getsêmani! Apesar de todo o sofrimento e vergonha passado, João, como testemunha acular revela o caráter celestial de Jesus, e ressalta sua natureza divina. No capítulo dois ele prova três aspectos de sua divindade: 1º seu poder (1-11); 2º sua autoridade (13-17); e 3º seu conhecimento (19-22).

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved