O Pulpito 
 
ESQUECENDO O PASSADO
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 26 de Junho de 2011.

TEXTO BÍBLICO: Filipenses 3.13, 14

INTRODUÇÃO:
Todos nós temos nossas diferenças, e Deus não as retira porque fazem parte da nossa personalidade. Todos nós, aqui ou além, hoje ou ontem, fomos vítimas de um espinho no calcanhar! Vítimas, porque alguém colocou em nosso caminho o espinho; vítima, porque saímos de casa descalçados espiritualmente. Sem uma contínua vida no “altar” da oração e o exercício devocional da palavra de Deus, o colapso será inevitável, e as nossas diferenças aflorarão imperdoáveis! Como disse Michael Ignatieff (inhatife), “o passado nunca ficará seguro no passado!”, se não convivermos com o presente – uma nova vida em Cristo! O nosso célebro é um centro gigante de armazenagem de dados lógicos e emocionais. Eles jogam com a nossa alma, reclamando ou cedendo! Paulo teve este contínuo conflito, o de ele querer e não ser concedido: "Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim." Ele via, como espelho, dois fatores determinantes em sua vida ministerial: uma maratona  Grega, e a sua nostálgica vida aos pés de Gamaliel, quando gritou aos Filipenses: "Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."

ESBOÇO:
1. Coisas do passado - nossas falhas e conquistas: Fp 3.13 “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim."

2. Coisas do presente - copiando o nosso passado: Ec 9.10 – “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.”

3. Coisas do futuro - a âncora do nosso presente: 2 Co 12.3,4 – “E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.”

CONCLUSÃO:
Todos enfrentamos e precisamos de desafios, precisamos ser altruistas, devemos ser determinados. A visão de altruísmo é para todos. Joel é o segundo dos doze profetas menores. Era filho de Petuel. A Bíblia não registra uma extensa biografia sobre o profeta; entretanto em seus três capítulos, ele relata três grandes verdades, três grandes desafios sobre: a. o Derramamento do Espírito; b. Restauração de Israel; c. Juízo de Deus. Que possamos vizualizar o nosso futuro, enquanto semeamos no presente, esquecendo do passado.

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved