O Pulpito 
 
ENCONTRO NO MAR
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 23 de Janeiro de 2011.

TEXTO BÍBLICO: Mateus 14.22-32

INTRODUÇÃO:
A multidão ainda estava eufórica pelo grande milagre da multiplicação dos pães ao norte do Mar da Galiléia, quando Jesus despediu os seus discípulos para o outro lado do mar, enquanto ele acompanhava as cenetenas que aguardavam o saldar, pelo penos um ligeiro aceno de mão. Cansado, como imaginamos, ele subiu ao Monte das Bem-Aventuranças para orar. Com certeza agradecendo ao Pai pelo extraordinário milagre à multidão concedido! Lá pelas três da manhã, se o relato de Mateus refere-se as vigílias romanas, ele desce do monte e adentra no mar ao encontro dos discípulos. Ao vê-los, medrosos, Pedro se afirma na sua histórica exclamação: "E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas."! Pedro estava a alguns metros para fazer história em todo o mundo! Quando sentiu o frio vento, as ondas enfurecidas que jogava-lhes água sobre sua vestes, ao imaginar a profundidade do mar e a fragilidade do seu batel naquela densa noite, ele começou a afundar!

ESBOÇO:
1. Não olhe para a profundidade do seu mar; olhe para as alturas onde você se encontra: (Ef 1.3) - "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçäos espirituais nos lugares celestiais em Cristo."

2. Não olhe para o vento forte da sua tempestade; olhe para paz que Deus consagrou  à sua vida: (Jo 16.33) - "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis afliçöes, mas tende bom ánimo, eu venci o mundo."

3. Não olhe para a sua fria e densa noite; olhe para aquele que pode aquecer seu coração: (Lc 24.32) - "E disseram um para o outro: Porventura näo ardia em nós o nosso coraçäo quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?"

4. Não para a fragilidade do seu barco; olhe para o poder daquele que chegou no seu batel: (Hb 12.23) - "A universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estäo inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados."

CONCLUSÃO:
Todas as vezes em que deparamos com problemas na vida, observamos o quanto somos frágeis. As alegrias se vão, só fica a verdade de que somos impotentes para lidar com as adversidades que surgem no decorrer de nossa existência. Quanto mais temporais e tempestades o carvalho enfrenta mais forte fica! Suas raízes naturalmente se aprofundam mais na terra e seu caule se torna mais robusto, sendo quase impossível uma tempestade arrancá-lo do solo! Para um carvalho, cada tempestade é mais um desafio a ser vencido e não uma ameaça. Devemos tirar proveito das situações contrárias à nossa vida e ficar mais fortes, mesmo que às vezes um pouco marcados, com a aparência abatida, mas fortes, com raízes bem firmes e profundas na terra da confiança no Senhor! Podemos com isso compreender o que Jesus quis dizer a Pedro: "Tende bom ânimo, sou eu; não temais."

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved