O Pulpito 
 
EXAMINEMOS TUDO
 

LOCAL E DATA: Rio de Janeiro, 16 de Fevereiro de 1976.

TEXTO BÍBLICO: 1 Tessalonicenses 5.21

INTRODUÇÃO:
“Porque as nossas transgressões se multiplicaram perante ti, e o nossos pecados testificam contra nós.” (Is 59.12). Muitos crimes considerados perfeitos pelos seus autores têm ocupado as manchetes dos jornais com depoimento de testemunhas, investigadores, repórteres e outros, por longo tempo. Felizmente, a grande maioria deles é descoberto e os culpados punidos. Contudo, não se pode negar que existem alguns que têm se constituído num verdadeiro desafio para as autoridades. Daí vem a necessidade da promotoria examinar os casos e os detalhes que eles envolvem. O substativo masculino exame, do Latim examen, significa provar ou interrogar alguém, inspecionar e fazer vistoria de um texto, fazer análise ou observação cientítica para alcançar um resultado, um veredito ou um laudo final.

ESBOÇO:
1. O Significado  do Exame : (1 Ts 5.21) - "Examinai tudo. Retende o bem".

  • Anakrino - investigar: (At 17.11) - "Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalónica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim."

  • Anetazo - inquirir judicialmente: (At 22.24) - "O tribuno mandou que o levassem para a fortaleza, dizendo que o examinassem com açoites, para saber por que causa assim clamavam contra ele."

  • Peirazô - Analizar, experimentando: ( 2 Co 13.5) - "Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou näo sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós?"

  • Dokimazô - testar, provar: ( 1 Co 11.28) - "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste päo e beba deste cálice."

2. A amplitude do Exame: a) Os espíritos - (1 Jo 4.1); b) Os sonhos - Jó 33.14-15; c) As visões - (Jr 23.16); d) As profecias - (Dt 13.1-3,5); e) Nossa vida - (2 Co 13.5; 1 Co 11.28; Lm 3.40; Jr 6.27; Pv 14.15); f) Nossas obras - (Gl 6.4; 1 Pe 2.20).

3. O Padrão do Exame: (Sl 139.23) - “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coraçäo; prova-me, e conhece os meus pensamentos."

  • A Palavra de Deus: (Is 8.20) - "À lei e ao testemunho! Se eles näo falarem segundo esta palavra, é porque näo há luz neles."

  • Os Frutos Pessoais: (Mt 7.16-17) - "Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus."

  • O Tipo de Confissão - (Mt 16.16) - "E Simäo Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo."

  • A Confirmação Divina - (At 16.20-21) - "E, apresentando-os aos magistrados, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbaram a nossa cidade, e nos expöem costumes que näo nos é lícito receber nem praticar, visto que somos romanos."

CONCLUSÃO:
Devemos ser muito cuidadosos para não nos envolvermos com dívidas, pois contraí-las sem saldá-las integralmente, no tempo devido, é comprometer o nosso nome, bem como a honra do Evangelho, além de causar transtornos para quem nos socorreu na hora da aflição. Devemos fazer um cuidadoso exame em nossa escala de valores, quer materiais, quer espirituais - É bem provável que muitas pessoas já embutiram em seus orçamentos coisas absolutamente dispensáveis e desnecessárias; é bem provável que alguns ingênuos irmãos, e até obreiros leigos, tenham sido vítimas de assédios, transferências de virtudes espirituais e dissimulações, por não terem tomado a necessária atenção ao exame dos fatos!

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved