O Pulpito 
 
DEUS OUVE AO POBRE
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 03 de Abril de 2011.

TEXTO BÍBLICO: Salmo 69.33

INTRODUÇÃO:
O conselho social da ONU classifica como pobre aquele que tem onde morar, tem meio de transporte, tem fogão e geladeira, pode se alimentar três vezes ao dia, tem vestuário paras as quatro estações do ano, possui um aparelho de televisão, telefone fixo ou celular e uma conexão para internet. Em toda as Escrituras não se encontra uma só menção condenatória ao pobre. Muito pelo contrário, nas 204 vezes aque a ele se refere o Penteteuco, garante que ele deva ser ouvido (Sl 69.33), protegido (Sl 72.13), e que nunca lhes falte o alimento e a água (Sl 132.15)! Entretanto, o que desejo sublinhar não é a probresa social, intelectual ou material, e sim, a espiritual. Bem-aventurado os pobres de espírito, é uma manifestação graciosa da Divindade, de ir ao encontro da necessidade do homem que empobreceu pelo pecado congênito de Adão e Eva (Rm 5.12). Quem tem essa consciência e humildade, vai ao encontro daquele que poder retirar o seu opróbrio, como foi o caso de todos crentes que reconheceram que eram pobres espirituais, e foram bem-aventurados por Deus!

ESBOÇO:
1. Nicodemos não sabia quão pobre de conhecimento ele era — mesmo sendo Mestre entre os Rabinos: (Jo 3.10) – “Jesus respondeu e disse-lhe: tú és mestre em Israel e não sabes isso?”

2. O Rico não sabia quão pobre ele era – mesmo não dono nem de sua alma: (Lc 12.20) – “Mas Deus lhe disse: louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será?”

3. Pilatos não sabia que não tinha nenhuma autoridade — mesmo sendo um magistrado romano: (Jo 19.11) – “Respondeu Jesus: nenhum poder terias contra mim, se de cima te não fosse dado”

CONCLUSÃO:
A maior degraça do homem é não saber, não ter e não poder — ser um indigente espiritual (Ap 3.17). E, não é vergonhoso o homem não saber, não ter ou não poder! Vergonhoso é, entretanto,  nada ele fazer para sair dessa prostração! Mas graças a Deus, que Jesus - o Rico se fez pobre para que, o homem reconhecendo a sua condição paupérima, pudesse ser, por Ele, enriquecido! Quem pensa e confessa que sabe, quando não sabe; que tem, quando em realidade não tem, que pode, e em todo o sentido é um pueril, torna-se o mais pobre dos seres humanos, porque limita a sua própria pessoa de se encontrar com aquele que o pode enriquecer – Jesus: “Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.” (2 Co 8.9)!

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved