O Pulpito 
 
DOIS LEPROSOS
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 15 de Agosto de 2010.

TEXTO BÍBLICO: 2 Reis 5.1-27

INTRODUÇÃO:
Naamã era um homem valoroso, mas um homem leproso. A lepra consumia a pessoa de fora para dentro, até o corpo render-se. A lepra desfigurava, fedia, contaminava, ardia,  isolava o homem forçosamente da comunidade. A lepra é o símbolo e a figura mais aplicada em relação ao pecado. Nada curava a lepra, o homem era destinado a morrer em vida! Vale assim dizer: Naamã, um homem poderoso, intellectual, valoroso, de boa ídole e de boa família, mas um pecador! O rei Josafá não pode fazer nada; as religiões não puderam fazer nada; os médicos não puderam fazer nada. O homem permanecia leproso! Deus ama com a mesma intensidade que se ira: são seus atributos morais, amor e justica. Na história de hoje haviam dois leprosos: um leproso do corpo – externo - Naamã; outro leproso da alma – interno - Geazi! Naamã estava mundo, Geazi estava na Igreja!

ESBOÇO:
1. A cura de Naamã estava no Jordão – a vergonha da cruz é poder de Deus: (1 Co 1.22-24) – “Pois, enquanto os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria, nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos, mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.“

  • O orgulho quase impediu a Naamã ser curado!
  • Naamã expôs o seu orgulho para Elizeu e para Deus!
  • Por isso, Naamã foi curado do CORPO e da ALMA


    2. A cura de Geazi estava na confissão – O homem que muitas vezes repreendido, endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura: (Rm 10.9-10) – “Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos. Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo”

  • A ambição de Geazi impediu que ele fosse curado da alma!
  • Geazi escondeu a sua ambição, sua avareza e sua vileza!
  • Por isso, Geazi não foi curado nem do CORPO, nem da ALMA!

    CONCLUSÃO:
    Ló era um cidadão reto, hospitaleiro e generoso, mas estava perdido em Sodoma (Gn 19.2,3). Era um homem justo, mas estava deslocado (2Pe 2.7,8). Era um homem moral, mas tolerava o homossexualismo ao seu redor. Sua palavra já não tinha autoridade, seu sal se tornara insosso, sua luz já não brilhava (Gn 19.14). Ele reconhecia o pecado, mas na hora de enfrentá-lo chamou os depravados sodomitas de "Meus irmãos". Querer negociar ou barganhar com o Adversário ou seus seguidores é batalha perdida. Ló pensava que podia desfrutar de Sodoma, e continuar sendo um homem espiritual.  Pensava que podia servir a dois senhores: a Deus e a Mamon. Mas a amizade com o mundo sempre será inimizade contra Deus. Afim de que Sodoma saísse do coração de Ló, ele teve que sair de Sodoma. Ló pagou um preço altíssimo. Para que serviu tanta ambição, para que valeu tanta avareza, para que valeu tanta inveja? Oh, tanta riqueza, tantos bens, tudo ficou sucumbido debaixo das terras calcinadas de Sodoma. Tudo ficou para traz, inclusive sua esposa. Hoje, o que resta de Sodoma e Gomorra é um amontoado de salinas, coberto pelas águas do extremo sul do Mar Morto. O que ocorreu com Sodoma e Gomorra, vem acontecendo nos dias de hoje, pois o coração do homem é enganoso e cruel! "O que trabalha com mão enganosa - fraudulenta - empobrece" (Pv 10.4).

    PRELETOR:
    Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

     


  • ©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved