O Pulpito 
 
ALTAR DE HOLOCAUSTO
 

LOCAL E DATA: Fort Lauderdale, Florida, 24 de Outubro de 2010.

TEXTO BÍBLICO: Êxodo 27.1-8

INTRODUÇÃO:
Desde Abel, Jó, Abraão e Daví com sacrifícios isolados a Deus, até Salomão, com um renomado sacrifício de 22 mil bois e 120 de ovelhas, foi a prova levítica da evocação ao divino, que sem derramamento de sangue não haveria remissão de pecado! Deus ordenara a Moisés que fizesse um altar, para nele sacrificar as vítimas em culto rendentivo ao Senhor Deus ( Ex 27.1-8)!

O Altar de Holocausto media 2.5 x 2.5 x 1.35m, feito de Madeira de Acácia e revestido de cobre, e com uma rampa para acesso do Sacerdote ou Levita no dia do Sacrifício. Ele ficava situado logo à entrada do Tabernáculo! Portanto, MADEIRA, COBRE, QUATRO CORNOS, PLANO QUADRILATERAL e RAMPA falam da natureza e ministério salvífico de nosso Senhor e Salavdor Jesus Cristo! Não nos esqueçamos das DUAS VARAS para o conduzir durante a jornada no deserto, até a vitorisa chegada na prometida terra de Canaã!

ESBOÇO:
1. MADEIRA de Acásia do deserto – sua natureza humana e sem parecer: Hb 7.14 – “Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo, Moisés nunca falou de sacerdócio”.

2. COBRE – metal rresistente ao fogo, fala de julgamento do pecado: (Is 53.10 – “Todavia, ao Sennhor agradou a moêlo, fazendo-o enfermar, quando a sual alma se puzer por expiação”.

3. QUATRO CORNOS – fala do poder da mensagem dos Evangelhos: (Rm 1.16) – “Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, pois é poder de Deus para salvaço de todo aquele que creê”.

4. PLANO QUADRILATERAL - fala da plenitude da mensagem dos Evangelhos: (Mc 16.15) – “E disse-lhes : Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura”.

5. RAMPA AO ALTAR – fala do acesso elevado ao cume da cruz: (Jo 3.14) – “…assim importa que o Filho do Homem seja levantado”.

6. VARA – fala do Vetero e Novo Testamento: (Gn 3.15) x (Jo 1.19) – “Da semente da mulher… eis o Cordeiro que tira o pecado do mundo”

CONCLUSÃO:
"Porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que me não custem nada." Esta foi a pronunciação de Davi, quando Arauna ofereceu os bois, os trilhos, e o aparelho dos bois para a lenha. Davi enfrentava uma situação de culpa e humilhação diante de Deus e de Israel. Na sua hora de desespero, ao ver 70.000 homens morrerem por causa do seu próprio pecado, a voz de Deus através do vidente foi: "Sobe, levanta ao Senhor um altar." Parece um paradóxo que nas horas mais cruciais de nossas vidas, quando nossos planos falham, quando nosso orgulho é atingido, quando perdemos a nossa própria confiança, quando vemos nosso trabalho retroceder, é a hora que Deus nos pede para levantar um altar. O homem estava totalmente esprovido da graça de Deus pelo seu pecado no Edem! Porém, o pedido de Deus demandou um holocausto, uma oferta, um sacrifício. O Filho de Deus se incorporou como Cordeiro, o qual seria oferecido em holocausto para tirar o pecado de todo o mundo!

PRELETOR:
Rev. Eronides DaSilva, Senior Pastor

 


©1996-2010 Bethany Pentecostal Church, Inc.  — All Rights Reserved