Abandonai Toda Esperança

Nils Bergstén



O Texto Áureo de Lucas

Primeira Observação

Há uma existência Após a Morte?

Por que o Homem é Condenado?

O Homem Pode ser Salvo?

Última Observação

 

 

O Texto Áureo de Lucas


    19 Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
    20 Havia também um certo mendigo chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
    22 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
    23 E no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
    24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
    26 E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tão pouco os de lá passar para cá (Lucas 16.19-26).



Primeira Observação

Há uma existência após a morte. Na verdade, o homem nunca morre; quem morre é o corpo, mas a alma do homem permanece viva e lúcida, dotada de consciência, memória e razão.

Os justos “irão para a vida eterna” (Mateus 25:46), uma existência infinitamente melhor que a daqui.

Os pecadores “serão lançados no inferno, e todas as gentes que se esquecem de Deus” (Salmo 9:17). Hades é a palavra grega que significa inferno.

Há uma Existência Após a Morte?

Não existe um lugar intermediário, uma “coluna do meio'”, onde os mortos purgam seus pecados para depois entrarem no céu. Quem morre sem que seus pecados tenham sido perdoados, é julgado no Trono Branco (Apocalipse 20.11-15), sentenciado à morte eterna, tendo como prisão o inferno para sempre, e “não pode passar de lá para cá”. É doloroso demais para ser verdade! Quando Dante Alighieri escrevia sua obra imortal “Divina Comédia”, com certeza tinha lido o Evangelho de Lucas, pois na entrada do inferno imaginou uma inscrição pavorosa: “Lasciate ogne speranza, voi ch'intrate” - abandonai toda esperança, vós que entrais!

Por que o Homem é Condenado?

Por que um homem é lançado no inferno? Porque foi julgado, e achado culpado diante de Deus. “Deus há de julgar os segredos dos homens” (Romanos 2:16); “pesado foste na balança e foste achado em falta” (Daniel 5: 27); “tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao Evangelho... os quais sofrerão, como castigo, a perdição eterna” (2 Tessalonicenses 1:8,9); “aos homens esta ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o Juízo” (Hebreus 9:27). Quando um homem se apresentar perante o Tribunal de Deus, sem que seus pecados tenham sido perdoados, uma só será a sua sentença, pois “a alma que pecar, essa morrerá” (Ezequiel 18:4). Mas... se a Bíblia diz que “todos pecaram” (Romanos 3:23), e que Deus castiga “toda transgressão e desobediência” (Hebreus 2:2), quem pode então salvar-se? Ou será que Deus tem prazer em mandar pessoas para o inferno? Muito pelo contrário: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Único para que todo aquele que n'Ele crer não pereça mas tenha a vida eterna” (João 3:16). E se Deus “nem mesmo ao seu próprio Filho poupou, antes o entregou [à morte] por todos nós” (Romanos 8:32), como teria Ele prazer com nossa desgraça? " não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus; convertei-vos, pois, e vivei" (Ezequiel 18:32).

O Homem Pode ser Salvo?

Em Sua Palavra, Deus se comprometeu com nossa salvação: “Eu os remirei da violência do inferno” (Oséias 13:14). Deus é amor, mas também é justiça! Quando o homem pecou, Deus o condenou à morte: provou que é Justo. Mas aplicou este castigo no seu próprio Filho, quando este levou “em seu corpo, os nossos pecados sobre o madeiro” (1 Pedro 2:24). Deus “prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8). Por ter assumido as nossas culpas, Jesus morreu. Mas, por não ter pecado próprio Jesus ressuscitou e agora “pode salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus” (Hebreus 7:25). Ele tem “as chaves da morte e do inferno” (Apocalipse 1 :18), e irá para o inferno quem rejeitar o seu perdão!

Somente pela fé obteremos o perdão de Deus. E as boas obras? “A obra de Deus é esta que creiais n'Aquele que Ele enviou” (João 6:29). A fé verdadeira se expressa em arrependimento e conversão: “arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados” (Atos 3:19); “arrependei-vos e crede no Evangelho” (Marcos 1:15). Expressa-se também na entrega da vida a Jesus: “que Cristo habite, pela fé, nos vossos corações” (Efésios 3:17). E, “justificados pela fé, temos paz com Deus” (Romanos 5:1).

Última Observação

É urgente? Sim Jesus “tem, na terra, o poder de perdoar pecados” (Marcos 2:10), e “eis aqui, agora, o dia da salvação” (2Coríntios 6:2). Ninguém pode garantir que estará vivo amanhã. Então, por que adiar a decisão mais importante de toda a vida? “Vinde, e convertei-vos de todas as vossas transgressões, para que o pecado não vos leve à perdição” (Ezequiel 18:30).


HPage Webmaster: Rev. Eronides DaSilva   E-Mail