GRADIENTE HUMANO

by Rev. Eronides DaSilva

Introdução ao Gradiente Humano

O ser humano vem à vida e passa pelo menos por três etapas. Se conseguir alcançar a quarta, e o fizer abundantemente na sua totalidade, será bem sucedido, e sua vida será cheia de pleno êxito social e espiritual. Perguntas tais como, porque nascide onde vimqual o significado de tudo que ocorre em minha vida, para onde irei e o que tem as outras pessoas a ver com a minha vida, são respondidas pelas Sagradas Escrituras, e endoçadas pelos sociólogos e teólogos através dos quatro gradientes da vida do homem: A vida Estética, A Vida Ética, A Vida Religiosa e a Vida de Fé (Eclesiastes 1.4).

A Vida Humana Estética

Na Vida Estética o homem só pensa nele, uma forma de egoísmo subliminar. Se ele superar esse degrau, com certeza o espera o próximo mais árduo. O Filho Pródigo da parábola tão bem colocada por Nosso Senhor Jesus Cristo, acerca de um dos seus filhos que assumiu a postura estética, disse: "Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence... e, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua e ali despediçou a sua fazenda, vivendo dissolutamente". Sua avidez por conhecer um mundo melhor e exercer domínio sobre os seus próprios desafios, esqueceu do pai, do irmão, da casa, dos amigos e de sua cultura. Pensou unicamente nele (II Coríntios 8.9)!

A Vida Humana Ética

Na Vida Ética o homem, por todas as confrontações que a vida lhe impõe, finalmente, assume o dever de viver entre outros. Ética, do Grego ethos, e no sentido lato da palavra, é a comunicação entre dois seres de consciência moral, volitiva e intelectual. Aceitar os valores de outras pessoas é um desafio que a própria vida nos impõe. O personagem da parábola acima, teve a alto preço de reconhecer essa necessidade: "E, tornando em sí, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com o meu Pai." A renúncia às nossas determinações em busca de compreender as dos outros, é o primeiro passo para viver uma vida ética (Gálatas 6.2)!

A Vida Humana Religiosa

A Vida Religiosa é um tipo de cavalo de Tróia. Ninguém nunca sabe o que realmente contém no seu bojo. Finalmente o homem na sua índole teísta, concebe que há um mundo além dos seus limites humanísticos. Novamente a Bíblia nos fascina com a vida de um jovem religioso, e que por sinal, era muito rico. Esse homenzinho que abordou a Jesus acerca da vida eterna, tinha, à guisa de uma autodeterminação, esquecido da postura estética e ética, só pensava nos seus bens. Os religiosos sempre fazem esses tipos de perguntas determinantes, porém algumas vezes coroadas de hipocrisia: "Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?" Que dura lição de voltar ao sapé do monte! O religioso isola-se, egocêntrico, dos seus, da sociedade e até de si mesmo. O fanatismo religioso é uma arma letal; mata sem deixar marcas (Colossenses 2.4,8,16,18)!

A Vida Humana de Fé

Na Vida de Fé o homem sai das raias materiais, psíquicas e metafísicas, a ter um encontro genuíno com o seu criador. Ao restabelecer o pacto que foi perdido com o seu Criador no Éden, ele deixa ser governado pelas leis fundamentais da moral dos Evangelhos. Um autêntico exemplo de uma vida bem sucedida, é o do Apóstolo dos gentios, Paulo de Tarsis! Ele que cruzou todas as fronteiras dos gradientes humanos na terra, rumo a eterna felicidade, quando finalmente declarou: "Mas em nada tenho a minha vida como preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira." Ser feliz, ser vitorioso, ter resposta para todas as perguntas presentes e vindouras "é pensar nas coisas de cima", sem esquecer dos que estão em baixo: é viver uma vida de fé em Jesus! Ele mesmo afirmou estas verdades transcendentes: "Portanto a vontade daquele que me enviou é esta: que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna." (Efésios 2.5)!

“E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste ” (João 17.3 ARC).

Last Updated on November 25th, 1997 by Eronides DaSilva

©1996-2021: Sepoangol World Ministries