Fort Lauderdale, Flórida, 23 de Maio de 2004 Ano XII  Lição Nº 21


 

A Santa Ceia de Da Vinci
 

Rogério Vieira   Brasil

Brasileiro, articulista e membro da Comunidade Cristã de Brasília.

“Olhando para Jesus, autor e consumador da nossa  fé"
(Hebreus 12.2) Uma das telas mais conhecidas e mais famosas em todo o mundo é a Santa Ceia, pintada por Leonardo da Vinci. Ela retrata o Senhor Jesus Cristo com  seus  doze  apóstolos  à  mesa.  Os estudiosos de História e Arte crêem que a  pintura  original era diferente da que conhecemos nos dias de  hoje.  Conta-se que o artista havia colocado finíssima renda nas  bordas  da toalha que cobria a mesa. Da  Vinci  convidou  um  grupo  de jovens estudantes de arte para  que  pudessem  apreciar  sua obra-prima.  Ao  admirarem  o  quadro,   ficaram    bastante impressionados com o primor  e  perfeição  dos  detalhes  em renda daquela toalha sobre a  mesa.  O  louvor  àquele  belo trabalho foi expresso em voz alta e com muito entusiasmo. Ao ver a reação dos jovens estudantes, o pintor tomou um pincel e, com golpes  longos,  cobriu  toda  a  renda,  retirando-a completamente da pintura. Após esta atitude, com  sentimento incontrolável, gritou aos jovens: "Agora, tolos, olhem  para
o rosto de Cristo!" Que  importância  temos  dado  a  Cristo  em   nossa    vida espiritual? Muitas vezes nos dizemos cristãos mas  damos mais atenção às coisas que estão ligadas ao cristianismo  do  que ao próprio Senhor e Salvador. Vamos às apresentações de cantores cristãos, não faltamos às reuniões de jovens ou retiros do grupo, marcamos presença no futebolzinho dos finais de semana e até compramos  e  usamos tudo que possa nos caracterizar como verdadeiros cristãos. E Cristo, que posição ocupa em nossa vida? Temos  sido  sal  da terra para os amigos incrédulos? Temos iluminado  o  caminho por onde passamos? Temos demonstrado  o  amor  que  Ele  nos ensinou? Ser cristão é ter Cristo no coração em todas as situações. O resto é conseqüência!

Afeto

Mbaxi Cabral  Estados Unidos

Angolano, professor e diácono na Igreja Pentecostal Betânia.

Palavra proveniente do latim “affectione” que quer dizer simpatia, amizade ou amor. O contexto bíblico, da lição em pauta, visa três aspectos fundamentais do amor familiar: (1) Amor Ágape, revelação do amor de Deus para com a humanidade, ao oferecer seu Filho Unigênito, para morrer por nossos pecados, na cruz do calvário. Por esta razão, o apóstolo Paulo recomenda aos maridos, a amarem sua própria mulher como Cristo amou a Igreja (Ef 5:25). O amor Ágape é o único que não perece, por isso todo o cônjuge deve amar a alma um do outro, zelando, e orando pelo mesmo (1 Cor 13, Ef 5:28, Tt 2:4). Portanto, o marido deve ser o sacerdote do lar, sendo responsável pela intercessão continua, e pela vida espiritual de sua família. (2) Amor Fraternal ou Phileo, fala de harmonia, amizade e concórdia entre os familiares. A bíblia enfatiza, que a mulher deve ser adjuntora de seu esposo em sua vida marital diária (Gn 2:18), uma amiga bem chegada. No caso da família, os pais devem amar a seus filhos, tornando-os seus melhores amigos,  gastando tempo com eles no âmbito de aprimorar sua educação; porque os “filhos são herança do Senhor” (Sl 127:3, Pv 22:6). (3) O amor Eros, entretanto, é a relação intima entre dois cônjuges, no intuito de frutificar (Gn 1:28). A bíblia aborda determinados exemplos, como o de Jacó que não teve nenhum relacionamento com Raquel até o dia do seu casamento, o que simboliza respeito e pureza. Trabalhando sete anos para Labão, ele conheceu a Raquel, mais tarde sua esposa, consumando o amor Eros entre eles. (Gn 29: 18, 28-30). É importante realçar que o amor é antagônico a paixão. A paixão é baseada numa atração física passageira e emocionalmente desajustada, já o amor é um sentimento maduro, que procura as virtude interiores do seu cônjuge, querendo o melhor para ele. Para que este sentimento seja mantido, deve ser alimentado constantemente esse tríplice amor, Ágape - Fileo - Eros, e mantida uma boa relação através do dialogo, submissão mútua, humildade, oração, e dependência do Senhor.

O AMOR NA FAMÍLIA

Domingos Tito Sacatato Estados Unidos

Angolano, evangelista e professor.

 

Texto Áureo da Lição

 As muitas águas não poderiam apagar esse amor nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse toda a fazenda de sua casa por este amor, certamente a desprezariam. (Eclesiastes 8.7)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: DEUS NOS GUARDE NO SEU AMOR, número 247 da Harpa Cristã.

 

1.A FAMÍLIA E OS LAÇOS DO AMOR
O laço do amor Ágape — amor divino: Jo 15.12,17; Rm 5.5.
O laço do amor Fileo — amor fraternal: Gn 2.22; Rt 4.15.
O laço do amor Eros — amor matrimonial: Gn 24.67; 34.3.
2. A FAMÍLIA E A FINALIDADE DO AMOR
Perpetuar estabilidade moral e social: Dt 11.19; Ef 6.4.
Perpetuar estabilidade emocional: Gn 24.67; Sl 128.1-6.
 Perpetuar estabilidade espiritual: Js 24.15; At 21.9.
3. A FAMÍLIA E OS SUSTENTÁCULOS DO AMOR
Mantendo o diálogo na família: 1 Sm 1.8; 2 Rs 4.8.
Cuidando com os deveres conjugais: Ex 21.10; 1 Co 7.3-4.
Zelando pela vida no altar da família: 1 Co 7.5; 1 Tm 2.1.

 

  

Texto da Lição:

Efésios 5.25,28; Tito 2.3-5



Efésios 5.25 Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,
28 Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo.
Tito 2.3 As mulheres idosas, semelhan-temente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem,
4 para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,
5 a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seu marido, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.


(ARC)