Fort Lauderdale, Flórida, 21 de Abril de 2002 Ano X  Lição Nº 16


 

A Velha Máquina de Escrever!

Pr. Wagner Antônio de Araújo Brasil

Brasileiro, pastor, professor e articulista.

Ah, a minha velha máquina de escrever! Parece que a inspiração era mais profunda quando nela eu escrevia, parece que a responsabilidade de escrever sem errar, num equipamento sem a tecla "delete", me dava uma felicidade maior, uma decisão mais firme de fazer certo uma única vez. Ela  está aqui, no escritório, fechada na capa plástica há sete anos. Nunca mais a utilizei. Mas como prova de outros tempos e testemunho de que é possível vencer as dificuldades, cá está ela, inteira, funcionando, pronta para uma eventualidade. Ela me faz lembrar das origens do meu ministério. Voltar às origens é algo que, de quando em vez, temos de fazer. Muitas vezes nos tornamos tão amargos, tão diferentes, tão metidos à adulto, que perdemos as nossas características de espírito e temperamento! É como quando encontrarmos velhos amigos, amigos de outros tempos, que tratam o outro com desdém, pessoas que, antigamente, trepavam juntas em árvores para apanhar frutas ou chutavam bola nas peladas da periferia. Hoje se julgam muito cultas, muito adultas, muito importantes. Acho que é por isso que alguns pastores estão enjoadas de serem tão diferentes do que eram! Pensam que agora só lhes resta mudar de etiquetas. Mas no inconsciente sonham com os dias do passado, sonhos doces de um tempo que não volta mais! Acho que a minha velha máquina de escrever me diz coisas tão profundas! Ela me diz que devo ser tão dedicado ao ministério quanto o fui no início. Ela me diz que devo fazer, dizer e escrever coisas tão relevantes, como o fiz no princípio. Ela me diz que a humildade deve ser a marca da minha autenticidade, porque o valor do meu trabalho não está no equipamento que uso, mas naquilo que faço e como faço!  Ela diz que a simplicidade é a coisa mais bela e permanente.  É hora de voltarmos às máquinas de escrever. É hora de cultivar as coisas antigas e boas que abandonamos. É hora de trazermos as cores do passado de volta aos nossos olhares. É tempo de agradecer a Deus por tantas experiências já vividas!

Povos

Adriana DaCosta USA

Canadense, professora e tesoureira da Igreja.

Habitantes de um país, de uma localidade; multidão de gente. Le’ôm é o vocábulo  empregado no singular, porém, com mais frequência no plural Le’ummim. Uma raça ou agregado étnico (Gn 25.23). Na Bíblia podemos encontrar três tipos de povos distintos. Israel: A palavra ‘am, “povo”, veio ser aplicada exclusivamente a Israel, na qualidade de raça escolhida.  “Já não te chamarás Jacó, e sim, Israel”. O novo nome é confirmado em Betel (Gn 35.10). Daí por diante, “Israel” é o nome que frequentemente é usado quando os descendentes do patriarca são chamados de “filhos de Israel” (em heb., benê yisrael). A nação que traçava sua ascendência de volta até aos doze filhos de Israel (Gn 32.32), ou as doze tribos de Israel (Gn 49.16,28). A referência de Merneptá coincide praticamente com o começo da história nacional de Israel, pois foi o êxodo do Egito, que tomou lugar durante o seu reinado, que marcou o nascimento de Israel como nação. Gentios: em heb., gôyim; em grego, ethne.  Esse era, originalmente, um termo geral para significar ‘nações’; porém, adquiriu um sentido restrito devido o uso. Nome dado pelos hebreus a todos os povos fora do grémio de Israel.  No tempo de Jesus, ser um judeu estigmatizado por ‘gentio’  era um termo de desprezo igual ao opróbrio ligado ao termo “publicano” (Mt18.17). Igreja: no latim ecclesia. No sentido Cristão, a igreja apareceu pela primeira vez em Jerusalém, após a ascensão de Jesus. Compunha-se de um grupo de discípulos galileus de Jesus, juntamente com aqueles corresponderam a pregação dos apóstolos em Jerusalém. Podemos compreender que quando a Igreja em Jerusalém se descrevia como ekklesia,  isso estava de conformidade com suas reivindicações de ser o remanescente restaurado de Israel, a verdadeira “congregação do Senhor”. Igreja, um povo reunido para glorificar a Deus (Ef 3.10; 1 Pe 2.9), mais especialmente para manter a fraternidade entre os cristãos, e para dar testemunho ao mundo em nome de Cristo.

 

O POVO DE DEUS

Pr. Salmon Silva Estados Unidos

Brasileiro, pastor, professor e articulista.

Texto Áureo da Lição

Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada. (Rm 9.25)


Hino sugerido para abertura da Escola Dominical: O ÁUREO DIA, 488 da Harpa Cristã.

  Ouça a Mensagem da Semana no Púlpito

1. Uma nação eleita por Deus - Israel
Como as estrelas do céu - numerosa: Gn 15.5; Hb 11.12.
Como a areia do mar - extensa: Gn 22.17; Os 1:10.
Como o pó da terra - espalhada: Gn 13.16; Is 65.25.
2. Uma nação que desconhece a Deus - Gentios
A origem das nações na Bíblia: Gn 10.5; 11.9.
O pecado da humanidade: Dt 12.30; Sl 79.1-7.
Os segredos para a prosperidade de uma nação: Gn 12.3; 18.18; Jr 8.7,8
3. Uma nação adquirida por Deus - Igreja
Para adorar o seu Deus: Jo 4.24; 1Co 14.25.
Para edificar em seu Deus: Mt 7.24; Ef 2.22.
Para proclamar o seu Deus: At 8.4; 4.42.
 

Texto da Lição:

Oséias 1.10,11; 2.1,16-23

 Oséias 1.1 10 Todavia, o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que não pode medir-se nem contar-se; e acontecerá que, no lugar onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus vivo.
11
E os filhos de Judá e os filhos de Israel juntos se congregarão, e constituirão sobre si uma única cabeça, e subirão da terra; porque grande será o dia de Jezreel.       2.1 Dizei a vossos irmãos: Ami; e a vossas irmãs: Ruama. 16 E acontecerá naquele dia, diz o SENHOR, que me chamarás: Meu marido e não me chamarás mais: Meu Baal. 17 E da sua boca tirarei os nomes de baalins, e os seus nomes não virão mais em memória.
18 E, naquele dia, farei por eles aliança com as bestas-feras do campo, e com as aves do céu, e com os répteis da terra; e da terra tirarei o arco, e a espada, e a guerra e os farei deitar em segurança. 19 E desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias. 20 E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás o SENHOR. 21 E acontecerá, naquele dia, que eu responderei, diz o SENHOR, eu responderei aos céus, e estes responderão à terra.
22 E a terra responderá ao trigo, e ao mosto, e ao óleo; e estes responderão a Jezreel. 23 E semeá-la-ei para mim na terra e compadecer-me-ei de Lo-Ruama; e a Lo-Ami direi: Tu és meu povo! E ele dirá: Tu és o meu Deus!
(ARC)