Fort Lauderdale, Florida, 30 de Julho de 2000 Ano VIII  Nº 31


   

 A LBV Sem Boa Vontade

Rev. Eronides DaSilva - USA

A LBV - Legião da Boa Vontade - é  um grupo religioso sincretista que a anos vem apoiando as camadas sociais mais carentes no Brasil, enquanto as leva prisioneiras das suas redes espiritistas. O uso da Bíblia pela LBV é um dos seus mais atuais atrativos, iniciada pelo seu carismático fundador  Alziro Zarur. Os programas de televisão atuais, por exemplo, dão a entender que os legionários crêem na inspiração verbal das Escrituras Sagradas. Freqüentemente estão citando textos bíblicos e até já fizeram uma certa interpretação do livro de Apocalipse. Pessoas que não pesquisam a fundo esta religião, embora crentes em Jesus, já têm admitido até tratar-se duma entidade evangélica, e que os apresentadores dos grandes e eletrizantes programas de televisão, são pastores. Imagine só! Mas, como usam eles a Bíblia ? Crêem na inspiração plena das Escrituras e na sua inerrância, como registrado em 2 Timóteo 3:16,17 ? A resposta é absolutamente não !

    Todo sincretismo religioso usa a Bíblia como escudo para seus interesses  e caprichos religiosos: um pouco de Catolicismo, de Animismo, de Hinduísmo, de Humanismo, de Esoterismo e de Bíblia. É tudo! Afirmam: “Os erros da Bíblia são conseqüência natural do estado evolutivo dos autores". Exemplo: Paulo de Tarso, fariseu, trouxe do judaísmo para o cristianismo ensinos que se opõem aos do próprio Cristo. São erros pessoais, que nem eram erros para a maioria, na época que em que foram escritos. Essa é a parte humana e falível da Bíblia, que a LBV esmiuçou, ao tratar de alma e espírito; espíritos de luz entre o bem e o mal. Adão e Eva, o casamento de Caím e tantas outras coisas que o materialismo dialético rejeita em sua concepção de História, seus legionários os toma como defesa da fragilidade bíblica. Ora, isso explica a necessidade das revelações progressivas, cuja finalidade (traçada pelo próprio Jesus) é corrigir e atualizar a parte humana da Bíblia Sagrada. Mas Paulo tinha razão: “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrina de demônios” (1 Tm 4:1).

A Bíblia Sagrada

Dorcas Copque

A palavra Bíblia vem do vocábulo grego “Biblios”, que quer dizer conjunto de livros. A Bíblia contem 66 livros e é dividida em duas partes, o Antigo Testamento com 39 livros, e o Novo Testamento com 27 livros. Ela foi escrita por aproximadamente 40 autores em diferentes lugares e abrangendo um período de aproximadamente 1.600 anos (II Pe 1.21). Apesar de todas as circunstâncias, ela testifica de um Deus, relata a continuidade de uma história; revela uma verdade, fala de uma redenção, e contem um tema — a pessoa e obra de Jesus Cristo. Suas doutrinas são santas, seus preceitos justos, suas histórias verdadeiras, e suas decisões imutáveis. O Antigo Testamento foi escrito na sua maior parte em hebraico com algumas passagens em Aramaico, e o Novo Testamento em grego, com a excepção do Evangelho de Mateus. A divisão em capítulos e versículos foi feita no ano 1550 por Robert Stephens, um tipógrafo em Paris. O maior capítulo da Bíblia é o Salmo 119, e o menor, o 117.

A Bíblia é a revelação escrita de Deus, acerca de sua vontade para os homens. Seu tema principal é a salvação mediante Jesus Cristo. Sua mensagem, divinamente inspirada pelo Espírito Santo, é clara do princípio ao fim, sem haver nenhuma contradição. Ela se interpreta a si mesmo, e por ser esta Palavra viva, ela é indestrutível (Mt 24.35), incorruptível (I Pe 1.23-25), indispensável (Dt 8.3), infalível (Mt 5.18) e inesgotável (Sl 92.5). A Bíblia dá resposta as perguntas fundamentais da vida e é tão contemporânea hoje, como foi para os apóstolos. A Bíblia foi escrita com três propósitos: 1º Providenciar um fundamento para nossa fé (Rm 10.17); 2º Levar-nos ao conhecimento da salvação (II Tm 3.15); 3º Para ensinar, redarguir, corrigir e instruir em justiça (II Tm 3.16). Uma das grandes necessidades da Igreja presente é voltar às Escrituras Sagradas como base de autoridade. Devemos lê-la para tornar-nos sábios, crê-la para estarmos seguros, e praticá-la para sermos santos.

 

O Manual de Missões

João Luis Cabral

 

Texto Áureo da Lição: 2 Tm 3:16

 Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça.

 

1. A Bíblia, o Manual de Missões

  • Porque ela evidencia a origem de Missões: Is 6:8; Gn 3:15,21

  • Porque ela expressa a importância das Missões: 1 Tm2:3-6; Rm 1:14-17

  • Porque ela revela a recompensa das Missões: Jo 14:1-3; Ap 19:5-8; 21.1-7

2. A Trindade e o Plano de Missões

  • Deus Pai planejou: Rm 8:32; Jo 3:16

  • Deus Filho iniciou: At 1:1,2; Jo 14:12

  • Deus Espírito Santo consumará: At 1:3-5,8; Jo 16:8-11

3. Exemplos Bíblicos de Missões

  • No tempo dos Profetas: Jn 3:1-10; Mt 12:41

  • No tempo de Jesus: Jo 1:31-34; 1:6-8

  • No tempo Apostólico: At 13:1-4,6-12

Texto da Lição:

Salmos 19:7-10

7 A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices. 8 Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos.  9 O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente. 10 Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos. Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e  alumia os olhos.

1 Coríntios 15:3,4

3 Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4 E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras;

2 Timóteo 3:14-17

14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, 15 E que desde a tua meninice sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 16 Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

(ARC)