Fort Lauderdale, Florida, 16 de Julho de 2000 Ano VIII  Nº 29


 O Valor das Coisas Pequenas

Clemilda Siqueira Ângelo  - USA

Ao cantar o corinho ontem, “Maravilhoso é tocar nas tuas vestes”, parei a pensar por que o homem natural ambiciona as coisas mais altas na vida: os muitos amigos, o melhor cargo, a melhor comida, a melhor casa, a maior igreja? Porém, me lembrei também de um ditado que diz: “Os melhores perfumes vêm em frascos pequenos”. Olhando num paralelo bíblico, percebi que foi com o pouco que Deus realizou o maior de seus milagres. Apenas um homem tirou uma multidão do Egito; com apenas 300 soldados Gideão venceu uma batalha; com cinco pães e dois peixinhos de uma criança, foi saciada a fome de uma multidão de 5,000 pessoas; a pregação de um ex-pescador trouxe quase três mil almas a fazer parte da Igreja; uma pequena nuvem trouxe um grande temporal; sem falar que através da liderança de um homem, Neemias, foram edificados os grandes muros da cidade de Jerusalém. Queridos irmãos, não nos importemos com o que os “Sambalates”  falem ou venha falar de nós. Estamos em um grande trabalho, onde não podemos nem temos tempo para parar. De fato somos pequenos, mas Deus tem posto em nossos vasos de barro uma grande riqueza, uma grande visão. Somos poucos, mas isso não nos impede de ganharmos uma grande batalha, e nem que façamos uma grande obra. A contemplarmos a  amada Igreja Pentecostal Betânia, sei que podemos ser considerados pequenos, porém o nosso cheiro exala em todas as partes do mundo, onde as multidões de expressões lusofônica, francesa e espanhola têm sido ganhas, onde a graça e a misericórdia são a fartura e realidade de nossas vidas. Uma coisa façamos: prossigamos para o alvo!

Evangelho de Lucas

 Vania DaSilva

Lucas, que significa iluminado, foi um dos companheiros do Apóstolo Paulo em suas viagens missionárias. Era grego e formado em medicina (Cl 4.14). Foi o autor de dois livros da Bíblia, o terceiro Evangelho, que porta seu próprio nome; e um tratado sobre a Igreja Primitiva, os Atos dos Apóstolos, descrevendo os relatos desde a ascenção de Jesus até a prisão de Paulo em Roma. Como os demais livros do Novo Testamento, este Evangelho foi escrito em grego entre os anos 63-68 d.C. O livro de Atos é uma continuação dos relatos do de Lucas, e ambos foram destinados à Teófilo, um discípulo seu, como também aos crentes gregos em geral (Lc 1.1-4). Não é certo que tipo de morte teve o amado doutor Lucas, mas duas possibilidades são aceitas pela Tradição e Pais da Igreja como Justino, Policarpo e Papias: A primeira, que foi martirizado por mão do Imperador Nero; e a segunda, que foi enforcado por um grupo de pagãos na Grécia.

No evangelho segundo Lucas, Jesus é apresentado como Filho do Homem, ou o homem perfeito. Lucas relata a maioria dos acontecimentos descritos no Evangelho de Mateus, com o acréscimo de eventos anteriores ao nascimento de Cristo: Nascimento de João Batista, a visita do anjo a Maria, visita de Maria a Isabel, o cântico de Maria, e o censo romano. Lucas dá ênfase a vida de oração de Jesus, e como médico, descreve detalhes precisos sobre os milagres operados pelo Senhor, omitidos pelos demais autores dos Evangelhos. Como Mateus, Lucas escreve várias parábolas de Cristo, das quais 17 estão relatadas unicamente em seu livro.

Jonas, o Missionário do Antigo Testamento

Mamuela Barros

 

Texto Áureo da Lição: Mateus 12:41

 Os ninivitas ressurgirão no Juízo com esta geração e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas 

 

 

1. Sua Chamada para a Obra Missionária

  • Numa chamada específica: Jo 1.1; At 13.2; 10.20

  • Numa comissão específica: Jn 1.2a; Mt 10.5,6; At 16.9,10

  • Numa missão específica: Jn 1.26; 3.2,4; Tt 1.5; I Tm 1.3,4

 

2. As Intempéries da Obra Missionária

  • Os empecilhos pessoais: Jr 1.6; Ex 4.10; Jn 4.1-4; I Rs 18.2-4

  • Os empecilhos sociais: At 14.11-13; 9.29; I Co 1.10-12; Tt 1.12,13

  • Os empecilhos espirituais: Ef 6.12; AT 13.8; I Tm 4.12

 

3. Os Resultados Simultâneos na Obra Missionária

  • A difusão da Palavra: Jn 3,4a; At 2.47; 5.28b

  • A perseguição por causa da Palavra: At 4.1-3; 5.40; II Tm 3.12

  • A salvação pela Palavra: Jn 3.8-10; At 2.41; 9.35-37; 10.44

Texto da Lição:

Jonas 3:1-10

1 E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo: 2 Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a pregação que eu te disse. 3 E levantou-se Jonas e foi a Nínive, segundo a palavra do SENHOR; era, pois, Nínive uma grande cidade, de três dias de caminho. 4 E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida. 5 E os homens de Nínive creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até ao menor. 6 Porque esta palavra chegou ao rei de Nínive, e levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de pano de saco, e assentou-se sobre a cinza. 7 E fez uma proclamação, que se divulgou em Nínive, por mandado do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê pasto, nem bebam água. 8 Mas os homens e os animais estarão cobertos de panos de saco, e clamarão fortemente a Deus, de se converterão, cada um do seu mau caminho e da violência que há nas suas mãos. 9 Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos? 10 E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez. (ARC)