Fort Lauderdale, Florida, 02 de Julho de 2000 Ano VIII  Nº 27


 A Humildade Ministerial

Rev. Eronides DaSilva

A humildade é uma das virtudes mais apreciadas no ser humano, principalmente no cristão. Ser humilde é seguir nos passos de Jesus Cristo, de viver como ele viveu, de ser o que ele foi. Em matéria de ministério, o exemplo de Cristo nos serve de plataforma de trabalho. Em Filipenses 2:5-8 o apóstolo Paulo nos ensina o segredo do nosso Senhor. Ele era muito rico e como tinha uma missão a cumprir, uma mensagem a ser comunicada à raça humana, ele se fez pobre assumindo a forma de homem e entre os humanos ele se tornou servo. Qual era o seu propósito em assim fazer? Paulo responde em outra de suas cartas: “apresentar a igreja a si mesmo como gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem cousa semelhante, porém, santa e sem defeito” (Efésios 5:27). Cristo sabia que não poderia atingir o coração da humanidade se ele não se encarnasse no seu meio, se horizontalizando, para depois subir e levar à igreja a atingir o estágio planejado pelo Pai. Semelhantemente devem ser os obreiros. Não devemos negar que nós, os obreiros da Seara do Mestre, de uma maneira geral sabemos mais do que a maioria dos crentes. Estudamos, lemos, escrevemos e nos debruçamos na teologia. Sempre estamos atualizados com o mundo eclesiástico e conhecemos de tudo o mais. Esse obreiro deve ter como alvo levar àqueles que lhe cercam no trabalho e responsabilidades diárias a conhecer o que ele conhece, levá-los a atingir o nível em que ele esta. Para que isto venha acontecer, ele deve seguir o modelo de Cristo. Inicialmente deve descer ao nível do povo. Pregar mensagens que o povo entenda; ser transparente em suas atitudes para que o povo o veja; realizar programas simples, dinâmicos e objetivos para que o povo o siga. Caminhar horizontalmente com os seus companheiros e aos poucos iniciar o estagio de elevação, o estágio do crescimento, do nível de conhecimento bíblico e conduta cristã. Assim fazendo, o obreiro cresce junto com a igreja, ganha o seu respeito, não por causa da sua autoridade formal, a posição que ocupa, mas por causa do seu amor pelos crentes em geral e o seu compromisso com Deus para com eles!

Evangelho de Mateus

 Vania DaSilva

Mateus, cujo nome significa presente de Deus, era também chamado de Levi. Era judeu vindo da Galiléia e residia em Cafarnaum, onde exercia seu trabalho de publicano ou coletor de taxas para o Império Romano. Ele foi chamado por Cristo para seguí-lo e foi uma das testemunhas oculares, pelo qual escreveu um dos quatro Evangelhos que relatam o nascimento, vida, ministério, morte, ressurreição e ascenção de Cristo. Segundo a Tradição, ele pregou na Judéia durante oito anos e depois partiu para evangelizar os gentios nas áreas de Etiópia, Pérsia e Partia, morrendo martirizado em Etiópia no ano 62 d.C.

Mateus em seu Evangelho mostra Cristo como Rei, e para isso escreve a genealogia de Cristo baseada na linhagem real, mostrando que Jesus era descendente direto de Davi, tendo acesso ao trono. A palavra rei aparece cinco vezes e a palavra reino, 50 vezes neste Evangelho. O registro escrito por Mateus cobre um período de 34 anos, e em comparação com os outros Evangelhos, ele relata alguns eventos que não são mencionados nos demais: descendência de Jesus através de José, visita dos reis magos, fuga para o Egito, matança das crianças, regresso para Nazaré, Pedro anda por cima do mar, dinheiro tirado da boca do peixe, o sonho da esposa de Pilatos, terremoto na ressurreição de Jesus, a ressurreição de santos após a de Cristo, a grande comissão e diversas parábolas.

O Evangelho 

Pb. Francisco de Sousa Cabral

 

Texto Áureo da Lição: Romanos 1:16

Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.

1. O Evangelho Anunciado

  • É as Boas Novas: At 20:24; Is 52:7

  • Foi anunciado primeiro a Abraão: Gl 3:8; Rm 3:25

  • É uma promessa de Deus: Mt 11:2-5; Lc 4:16-21; Rm 1:2

 

2. Os Evangelhos

  • O Evangelho de Deus: Rm 1:1-3; Gl 1:8,9,11,12

  • Os Evangelhos: Mateus(Rei), Marcos(Servo) e Lucas(Homem)

  • O Quarto Evangelho de João (Igreja): Jo 1:1-5; Jo 21:25

 

3. O Evangelho que Salva

  • É o poder de Deus para salvação: Rm 1:16,17; I Ts 1:5; Hb 4:2

  • É um tesouro sagrado: 2Co 4:7; Cl 1:25; 1Co 9:16; Ef 6:15,20

  • É a palavra da verdade: Ef 1:13; 2Co 4:3,4; Jo 8:32; At 20:24,27

 

Texto da Lição:

Romanos 1:1-7

1 Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus, 2 o qual antes havia prometido pelos seus profetas nas Santas Escrituras, 3 acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, 4 declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos - Jesus Cristo, nosso Senhor, 5 pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome, 6 entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo. 7 A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. (ARC)