Fort Lauderdale, Florida, 18 de Junho de 2000 Ano VIII  Nº 25


O Irresistível Governo de Deus

Rev. José Bernardo

" Em tempos de democracia, direitos humanos, Anistia Internacional, liberdade de expressão, muitas pessoas estão se enganando sobre o tipo de relacionamento que podem ter com Deus. No atual contexto político o absolutismo das antigas monarquias, de reis que regeram autocráticos, parece destoar de tudo o que se aspira na modernidade de liberdades individuais. Mas o governo de Deus não reconhece outro modelo, o Senhor é onipotente, todo poderoso, e reina soberano. Em um determinado dia alguns dos príncipes de Israel vieram consultar ao Senhor através de Ezequiel. Deus respondeu a eles duramente, dizendo que não poderiam consultá-lo, porque estavam agindo erradamente, como seus pais em muitas situações anteriores. Eles eram presunçosos e achavam que por terem recebido bênçãos de Deus, Ele os aceitava como eram e como estavam. Há muito o que aprender nesta passagem, sobre o tipo de relacionamento que Deus pretende ter conosco que somos parte do Seu povo. Até o dia de hoje a história dos judeus lhes traz grande orgulho, por causa do cuidado que Deus demonstrou para com eles. De modo semelhante muitos crentes também se ensoberbecem e tornam-se arrogantes, por terem sido abençoados, por haverem sido usados por Deus, ou por fazerem parte de uma igreja vitoriosa. Esta soberba muitas vezes os leva a atitudes pecaminosas, porque pensam que a quantidade, a fartura, os livramentos, o bem estar são sinais da aprovação de Deus para suas vidas, ou de que Deus não está se importando com o que estão fazendo. Como estão enganados! Deus pediu que aquele povo tirasse o Egito de seus corações, mas eles não o fizeram. Mesmo assim o Senhor os libertou do Egito. Eles pensavam que Deus não se importava, e que a libertação era um sinal de sua aprovação, mas o Senhor explica que foi por amor ao seu próprio nome que os libertou. Foi porque o Senhor quis e não porque eles merecessem. Assim há muitos crentes com maravilhosos testemunhos de libertação, e que acham que de alguma forma são especiais e privilegiados por Deus, e podem se dar ao luxo de exceções na sua santidade, mas o Senhor lembra que não foi porque mereciam, mas porque Ele quis, que os libertou. Como Israel, assim são muitos crentes que recebem fartura de bens, bons empregos e pensam que por isto Deus está contente com eles, pensam que estas coisas são sinal da aprovação do Senhor. Mas o Senhor diz que não, que não foi porque os aprovava, mas porque quis, porque desejou, unicamente por sua soberana vontade. Ele não precisa tolerar indefinidamente a soberba e a arrogância daqueles que se desviam, mas amando-os e decidido a estabelecer seu governo sobre eles, o Senhor tem o poder e também a estratégia para colocá-los em uma posição de obediência.

Igreja

 Dorcas Copque

Traduzida do grego Ekklesia, que é formada de duas palavras raízes, ek (fora de) e kaleo (chamar), e que quer dizer:  “chamar para fora” ou “convocação”. A maior parte das ocorrências feitas no Novo Testamento, se referem a uma congregação local de cristãos e jamais a um edifício.

O termo Ekklesia, equivalente ao hebráico kahal,  também foi usado entre os judeus, na Septuaginta, para significar a congregação de Israel, que foi constituída no Sinai, e se reunia na presença do Senhor por ocasião das festividades (Dt 4:10; Mt 18:20 e At 7.38).

No sentido cristão, a igreja aparece pela primeira vez em Jerusalém, após a ascensão de Jesus. Ela é universal no sentido espiritual, porque todos os filhos de Deus de todas as nações fazem parte dela (At 2.47 - 9.31). Ela é local através de seus membros vivos e ativos, e sua administração congregacional, para que o mundo possa ver seu amor e constatar suas boas obras (I Pe 2.12; Fp 2.15,16).

Suas práticas distintivas incluíam o batismo nas águas, tendo como modo a imersão, Mc 16:16; efetuado na autoridade do nome de Jesus, At 2:38; e tendo como fórmula, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, Mt 28:19. Esta ordenança era feita com freqüência regular e instrução fornecida pelos apóstolos, além da Santa ceia e a comunhão em bases familiares (At 2.41-46). A primeira liderança da igreja se compôs dos doze apóstolos de Jesus, mas logo cedeu lugar à liderança dos anciãos, na maneira judaica regular, tendo Tiago, irmão do Senhor, como presidente (Gl 2.9; At 15.6).  

Jesus e a Igreja 

Marcello Zorzi

 

Texto Áureo da Lição: Mateus 16:18

Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

 

1. Jesus, a Cabeça da Igreja

  • Deus, o planejador:Cl 1.19,20; Mt 26.39 e 1 Pe 1.20

  • Jesus, o executor:Mt 16.18; Jo 19.30; 1 Co 3.11 e Cl 1.18

  • Espírito Santo, o mantenedor:At 1.8; Jo 16.7-11; At 2.4 e At 3.19

 

2. A Missão e Autoridade da Igreja

  • Mostrar o Caminho, a Verdade e a Vida: Jo 1.29; 14.6; Mt 5.16 e 1 Tm 3.15
  • Autoridade para disciplinar: Mt 18.15; Jo 3.21; 2 Co 2.5-7e 1 Jo 5.16
  • Autoridade para restaurar: Mt 18.16,17; Jo 3.20; 1 Co 5.1-5 e 2 Jo 1.10,11
 

3. Os Membros da Igreja

  • Todo que crê em Jesus: Mc 5.1-6; Lc 8.35-39
  • De Adão até João Batista: Mt 12.41; Dn 12.2; Lc 16.16
  • De Jesus até o fim: 1 Ts 4.16,17; Mt 25.10; Zc 12.10

 

Texto da Lição:

Mateus 16:18,19

18 Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19 E eu te darei as chaves do Reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

Mateus 18:16-20

 16 Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que, pela boca de duas ou três testemunhas, toda palavra seja confirmada. 17 E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, oconsidera-o como um gentio e publicano. 18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. 19 Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. 20 Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. (ARC)