O Casamento do Ano 2000

by Dra. Maheli Caitano

 

Propósito do Casamento

Um Casamento Pode Ser Regido Por Três Tipos de Amor

Diferença Entre Amor e Paixão

Aspectos Importantes Para Um Casamento Bem Sucedido

Deveres dos Casados

Algumas Causas de Conflitos

Consequ�ncias dos Conflitos

Pistas de Soluções para as Crises

Conclusão

O casamento é de origem divina. A pedra fundamental do casamento foi colocada por Deus, lá no jardim do Éden desde a criação do mundo. Depois de haver criado o mundo inclusive o homem, Deus olhou no coração de Adão e sentiu que ele necessitava de alguma coisa mais (Gn. 2:18). Foi assim, que decidiu criar Eva (Gn. 2:21-23). Desta forma iniciou-se o casamento. (Gn. 2:24, Mat. 19:5, Mar.10:7, Ef. 5:31). Deus deu Adão e Eva em casamento (Gn. 2:18-25). Ambos se aceitaram imediatamente sem questionamento. Ela a esposa ideal (ajudadora -v.18), ele o marido perfeito. Ambos se satisfaziam um ao outro. Na escolha de Deus dá-se a união total (espiritual, emocional e f�sica). Para que haja um perfeito entrosamento entre o casal, é necessária a presença destes três elementos. Quando o físico é o elemento predominante, com o tempo a relação pode desgastar-se visto que, desde o início, o casamento foi realizado em um nível espiritual. O amor é um sentimento espiritual. Portanto, esta deve ser a base do casamento. Um casamento sob o controle do Senhor, só pode ser bem sucedido (Ef. 5:21).

Propósito do Casamento

O Senhor disse: “não é bom que o homem esteja só...” (Gn 2.18). De acordo com a vontade de Deus, o propósito do casamento, é o de satisfazer a necessidade que o homem possue de companhia. Portanto, o primeiro propósito do casamento é o de acabar com a solidão do ser humano através da companhia. A constituição da família, através dos filhos do casal é uma conseqüência divina do matrimônio. O casamento, portanto, é um compromisso de fidelidade mútua. É um companheirismo de submissão mútua e voluntária.

Um Casamento Pode Ser Regido Por Três Tipos de Amor

O amor Eros - Amor físico, romântico, sensual.

O amor Philia - Envolve amizade, companheirismo, cooperação.

O amor Ágape - Envolve o desejo de dar alguma coisa em favor de outra pessoa, não busca os seus próprios interesses ( I Col. 3:5).

Na união de duas pessoas, o interesse deve ser comum. A realização do casamento, implica em duas, por que são duas pessoas, e ambas têm o mesmo direito a realização. Quando existe a predominância do amor Ágape na união do casal, um busca sempre a necessidade do outro , e a preenche. Paulo nos diz, “o amor jamais se acaba” (I Col. 3:8). Se tivermos a capacidade de dar amor, nunca falharemos em mostrá-lo instintivamente. Biblicamente, vemos que o casal representa a união de Cristo com a sua igreja, por isto devemos lutar para preservar esta instituição divina, que o Adversário tem lutado para destruir. (Dt. 2:6, Ef.5:26, Ap. 22:17).

Diferença Entre Amor e Paixão

Paixão - geralmente alicerçada numa atração sexual súbita e de luxúria. É repleta de emoções e ansiedade. É um sentimento temporário, regido pelo amor Eros. Após algum tempo se apaga. Em geral, acontece muito com adolescentes e pessoas carentes. A paixão é capaz de cegar, tornando o objeto da paixão, num ídolo sem defeito. (I Sm. 13:15).

Amor - É o mais poderoso laço emocional que existe, é um sentimento maduro, cresce vagarosamente, envolve amizade e companheirismo. Envolve também o sexo. Mas a satisfação não é encontrada apenas no prazer sexual. O amor sempre dá de si mesmo, desinteressadamente e isto também é uma fonte de prazer e satisfação. (I Co. 13).

Aspectos Importantes Para Um Casamento Bem Sucedido

1. Amor e Sabedoria (Ef. 5:2, Ef. 5:15)

2. Ser cheio do Espírito Santo (Ef. 5:18)

3. Ser compreensivo (Ef. 4:32)

4. Saber perdoar (Mt. 18:21-22)

5. Saber comunicar-se (Pv. 10:11)

6. Ser honesto (I Tm. 3:2)

7. Respeitar as diferenças um do outro. Cada um é um ser individual e com personalidade própria. Em um casamento dirigido por Deus, o Espírito Santo, não permite que a personalidade dos cônjuges seja sufocada. Através de um processo de amoldamento, Ele permite um perfeito entrosamento entre dois seres de personalidades distintas.

8. Valorização do Ato Conjugal - É preciso que se aprenda o que significa o relacionamento sexual dentro do casamento. O sexo no casamento, não é um mal necessário, é uma bênção, compreendida como uma entrega mútua e uma colaboração consciente com Deus, no ato de criar um novo ser. A orientação de Deus para os casais é encontrada em I Co. 7:2-5: “Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.” Deus abençoou o casamento. Cada cônjuge, doa seu corpo um ao outro. Não é a vontade de Deus que casais tenham que sofrer com um casamento pela metade. A abstinência sexual e a ausência do sexo, violam o objetivo real do relacionamento físico no casamento (I Co. 7:2-5). Encontramos neste texto, o manifesto da ética cristã sobre o sexo no casamento. Deus proveu o casamento santo, para que seus servos tivessem o relacionamento sexual adequado, a fim de que ficassem livres das tentações do mundo sem Deus. Um relacionamento sexual consistente e sadio, fecha as portas da tentação.

Deveres dos Casados

A mulher é adjuntora - (Gn. 2:18)

A mulher deve reconhecer a autoridade do marido - (Ef. 5:23)

A mulher deve manter o lar edificado - (Pv. 14:1)

Deve evitar contendas - (Pv. 18:19, Pv. 19:13)

Deve ser prudente, zelar pelo bom nome, falar no tempo certo - (Pv. 19:4)(Pv. 22:1, Ec. 7:1a, Pv. 25:11, Pv 30; 33).

O homem deve amar sua esposa como a si mesmo - (Ef. 5:25-28, Rm. 10:13) (I Col.3:1-7)

O homem deve ser honesto e carinhoso com sua esposa - (I Tm. 3:2-3)

O homem deve orientar sua casa - (I Tm. 3:4)

O homem deve dar testemunho fora do lar - (I Tm. 3:7)

A chama do altar do lar, deve ser mantida acesa através da oração, da santificação e do culto doméstico. (I Cr.16:11, II Cr.7:14, Mt.7:7-8, Mt.6:33)

Algumas Causas de Conflitos

Contendas constantes,insatisfação sexual, incompatibilidade de gênios, mutismo (pirraça), asseio corporal e doméstico, educação dos filhos divergência de fé ou credo (jugo desigual), insinuações ciumentas, diferença de idade, vocações diferentes, divergências culturais, desrespeito, monotonia, problemas financeiros, falta de diálogo, a crítica mal colocada, a luta pelo poder (Lar dirigido por duas cabeças), narcisismo (o indivíduo cheio de si, o mundo gira apenas para ele).

Conseqüências dos Conflitos

Mágoa, ira, vingança, frustração, desesperança, regressão na fé.

Distúrbios neuróticos, desunião na família, lares desfeitos, separação.

Divórcios, filhos desajustados, rebeldes, revoltados ou apáticos.

Pistas de Soluções para as Crises

Complacência, Humildade, Paciência, Abertura, Confiança, Nobreza, Perdão, Valentia, Perseverança,e Oração.

Conclusão

Embora as previsões acerca do casamento, por volta do ano 2000 não sejam satisfatórias, como por exemplo: para o ano 2000 está previsto, que cada indivíduo será auxiliado por computadores e pelo sistema da Internet, na busca do parceiro perfeito para companheiro e cônjuge. O que segundo prognósticos, permitirá a este casal gerar filhos perfeitos e saudáveis, além de propiciar uma estabilidade melhor no ambiente familiar. Acreditamos, porém, que por mais avançada que seja a tecnologia e a inteligência do homem, nada poderá mudar o plano primordial de Deus que criou o mundo, o homem e o mais forte de todos os sentimentos o AMOR. O amor que une Deus ao homem, que nos induz a amar aquele que escolhemos para ser nosso companheiro e que é capaz de gerar o verdadeiro equilíbrio e união familiar. Sem dúvida nenhuma, nada poderá mudar tudo aquilo que começou no Éden. Desde o início o princípio fundamental do casamento foi o amor. Desta forma Deus fez, e por isto mesmo assim permanecerá. Portanto baseados na certeza de que tudo o que o Pai celestial faz é perfeito, afirmamos que a escolha de um casamento só pode dar certo, se for feita pelo amor.

O amor é sofredor, é benigno, o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita, não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera,tudo suporta. O amor jamais se acaba.” ( Apóstolo Paulo - I Co. 13:4-8 ). Este é o segredo de um casamento feliz: O amor.

“Desista de seus sonhos de um casamento perfeito e lute por um bom casamento, isto só se consegue através do amor.” (Cecil Osborne ).

Que o Senhor abençoei você, ajudando-o a fazer com que o seu casamento seja bem sucedido e significativo. Ensinando você a cada dia, a melhor maneira de vivê-lo e trabalhar com ele do modo como Cristo, o Noivo da Igreja, deseja.

Webmaster: Rev. Eronides DaSilva

Envie-nos uma Mensagem

Volte ao Índice Geral

Posted: on August 2nd, 1998.

©1996-1998: Sepoangol World Ministries